quinta-feira, 29 de junho de 2017

Justiça



Cidadão da Guiné-Conacri acusa Armando Procel de corrupção no caso “BAO Lda”

Bissau 29 Junho 17 (ANG) – O cidadão da Guiné-Conacri de nome Ibraima Djabi acusou hoje o advogado Armando da Silva Procel de corrupção e abuso de poder no processo que o envolve com a empresa de construção de estradas denominada “BAO lda”

A acusação foi feita hoje em conferência de imprensa através de Faustino Vieira, um amigo deste e durante a qual se falou da decisão do Tribunal sobre o referido processo e que terá favorecido a  Ibraima Djabi, que deverá ser indeminizado pela BAO lda. 

 “Ele devia receber cerca de 500 milhões de francos CFA e mais alguns materiais de trabalho como indeminização pelos danos causados a sua pessoa o que não aconteceu por falta de colaboração do seu advogado Armando Procel “, disse.

Faustino Vieira disse que estão a suspeitar-se do advogado porque souberam da sentença através de terceiros. Disse  que Armando Procel tentou forçar Ibraima Djabi a receber um montante que ronda os 80 milhões para desistir do processo, o que este não aceitou.

 Explicou que o caso teve inicio em 1992 em Conacri quando a empresa em causa por quem Ibraima Djabi trabalhava decidiu instalar-se na Guiné-Bissau trazendo este último como funcionário.

No entanto, segundo Faustino Vieira, a empresa viria a furtar-se de cumprimento de determinadas condições que havia prometido a Ibraima Djabi, e na tentativa de acabar de vez com a questão decidiu acusar à este de roubo “só para não cumprir com o contrato que tinham”.

“Em 2010 a justiça guineense deu razão ao cidadão da Guiné Conacri e já passaram quase sete anos, e fizemos todas as diligências inclusivê de contratar outros advogados, mas como Procel está dentro do sistema nada resultou, tendo recusado centenas de chamadas do tribunal para pronunciar sobre o caso”, explicou o porta-voz.

Faustino sustenta  que foi feito o  aproveitamento da ignorância e o facto de  Ibraima Djabi ser estrangeiro para o humilhar e posteriormente encarcerá-lo .

O porta –voz disse que enviaram uma carta ao Procurador Geral da República , mas não obtiveram ainda resposta por isso recoreram a realização de uma  conferencia de imprensa para  alertar a opinião pública sobre o sucedido.

Segundo a  Rádio Macaré- FM, o Advogado Armando Procel negou todas as acusações tendo afirmado que não recebeu nenhum dinheiro proveniente do processo. 

ANG/MSC/ÂC/JAM



Sem comentários:

Enviar um comentário