sexta-feira, 30 de junho de 2017

Segurança


Ministro do Interior exorta agentes da ordem a continuarem a trabalhar para “manutenção de paz e estabilidade”

Bissau, 30 Jun. 17 (ANG) – A Guiné-Bissau necessita, neste momento, da sua total capacidade para ultrapassar todas as divergências que opõe, uns contra outros, os seus actores políticos, pelo que os agentes da segurança tem um importante papel a desempenhar neste sentido.
 
A constatação é do Ministro de Estado e do Interior, Botche Candé num encontro hoje com os oficias Superiores da Policia de Ordem Publica, dos Serviços da Segurança do Estado, dos Bombeiros e da Guarda Nacional, tendo-os felicitado pela postura isenta adptada perante a crise política que assola o pais.

“A vossa responsabilidade neste momento é enorme”, salientou o ministro tendo solicitado aos mesmos a se empenharem mais com vista a ajudar a tranquilizar a nação, que neste momento se encontra mergulhada numa crise política sem precedentes, para acabar com “o ódio entre irmãos”, disse.

Candé disse estar orgulhoso dos seus homens e voltou a reforçar-lhes o pedido de não se preocuparem com o acessório, mas com o essencial, promovendo acções que possam unir as diferentes sensibilidades envolvidas na contenda política.

“Quero que, no futuro, o nome do ministério seja referenciado como uma das partes que conseguiram unificar os actores signatários do Acordo de Conacri”, desejou o governante lembrando que é o que as organizações como a CEDEAO, Nações Unidas, União Africana e a União Europeia esperam das forcas de Defesa e Segurança.

Em relação a desavença entre o PAIGC, o grupo dos 15 deputados dissidentes dos libertadores e dos diferentes partidos políticos, fez um apelo para  trabalharem no sentido de , unidos, todos pudessem “falar numa só voz”.

Sempre foi o meu sonho dirigir uma corporação capaz de saber defender o seu povo e não estar ao serviço deste ou daquele”, sublinhou  Botche Candé .

Como prova do papel neutro das forcas de defesa e segurança, Botche Candé fez referência a uma carta de agradecimento do PAIGC dirigida ao seu ministério pelo papel jogado pela policia durante a sua recente convenção, o que contribui para evitar distúrbios .

A concluir exortou a todos a prosseguirem com acções tendentes a apaziguar os ânimos entre os guineenses desavindos, e acredita que   “a história um dia vai reservar uma página pelos  vossos feitos de hoje”.
ANG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário