segunda-feira, 19 de junho de 2017

Incêndio/Portugal


Guterres “chocado” com tragédia oferece ajuda das Nações Unidas

Bissau, 19 Jun 17 (ANG) -  O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, manifestou domingo pesar pelas vítimas dos incêndios em Portugal, dizendo-se “chocado” com a tragédia e disponibilizou o apoio daquela entidade, “no que for possível”.

Numa declaração emitida a partir da sede da ONU sobre o sinistro, que provocou 61 mortos e mais de 50 feridos, António Guterres disse estar “chocado e horrorizado” com o número de vidas perdidas em três concelhos do distrito de Leiria.

Guterres disse que telefonou  de manhã ao Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, assim como ao primeiro-ministro, António Costa, para exprimir “profunda tristeza e condolências ao povo português”, e fazendo votos da rápida recuperação dos feridos.

“As minhas orações e pensamentos estão agora com as famílias das vítimas”, acrescentou o secretário-geral da ONU.

António Guterres disponibilizou o apoio daquela organização “para assistir Portugal no que for preciso”, e elogiou “o trabalho incansável” do Governo, dos bombeiros, dos profissionais de emergência e das organizações da sociedade civil “que estão a fazer de tudo para conter o incêndio e ajudar as pessoas que precisam”.

O fogo deflagrou ao início da tarde de sábado numa área florestal de Escalos Fundeiros, no concelho de Pedrógão Grande, e alastrou aos municípios vizinhos de Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos, obrigando a evacuar povoações ou deixando-as isoladas.
O Governo português decretou três dias de luto nacional. 

ANG/Lusa/Inforpress


Sem comentários:

Enviar um comentário