quarta-feira, 14 de junho de 2017

Reforço de capacidades



Ministério de Defesa Nacional organiza seminário sobre política ambiental

Bissau, 14 Jun 17 (ANG) – O Ministério da Defesa promoveu hoje o segundo encontro sobre a política nacional do ambiente e desenvolvimento sustentável.
Foto Arquivo

Intervindo no  encontro, o Presidente do Instituto da Defesa Nacional (PIDN) Augusto Mário Có, disse que a Guiné-Bissau é um pais costeiro e exposta aos fenómenos naturais e antrópicos destrutivos e de efeito catastrófico.

segundo aquele responsável, este flagelo coloca em evidência a necessidade do Estado  assegurar as funções vitais assim como a segurança e o bem-estar das  populações.
Augusto Mário Có assegurou  que a  adequada eficiência na gestão dos recursos naturais do pais permite manter o equilíbrio ambiental de que depende a maioria da população para a sua sobrevivência.

“Por isso, quero aqui sublinhar que a política nacional do Ambiente para o Desenvolvimento Sustentável, deve ser assumida pelo governo através da definição da política de Defesa Nacional, como sendo  documentos condicionantes de mais alto nível do planeamento das acções destinadas a Defesa Nacional, coordenadas pelo Ministério da Defesa”, disse.

De acordo com Mário Có, o Instituto de Defesa Nacional,  a União Internacional da Conservação de Natureza e o Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas elaboraram um projecto de repovoamento florestal denominado “Projecto de 10 milhões de árvores”, que tem como  objectivo  dar um significado suplementar a presença dos militares e paramilitares no terreno, através da sua implicação na restauração do património florestal e ambiental.  

Por seu turno, o Consultor Nacional do Ministério de Ambiente, Mamadu Bandje, reiterou que as gerações vindouras deste pais também precisam de usufruir de tudo o que a natureza  oferece, razão pela qual apela a todo os cidadãos guineenses a salvaguardarem a natureza ambiental para  amanhã servir os mais novos.

Mamadu Bandje realçou, por outro lado, que o potencial natural de que o pais se depõe, deve ser convertido de uma forma equilibrada em beneficio de  todos os guineenses.
 ANG/LLA/SG  
     

   

  

Sem comentários:

Enviar um comentário