quarta-feira, 14 de junho de 2017

ONU



                               Pedida mais ajuda para Estados africanos

Bissau, 14 Jun 17 (ANG) - O subsecretário-geral da ONU para as Operações de Manutenção da Paz, Jean-Pierre Lacroix, elogiou terça-feira em Kinshasa o papel “fundamental” dos países africanos na resolução de conflitos, numa entrevista à ONU News na qual esclareceu que apesar de os países do Continente serem “os maiores contribuintes de tropas” precisam de apoio financeiro e técnico.

Lacroix está em território congolês para constatar o funcionamento da Missão das  Nações Unidas na República Democrática do Congo (Monusco) e explicou que  os países africanos têm um papel importantíssimo nos nossos esforços nas áreas política e económica: “Nós temos as operações mais importantes em tamanho no continente africano. Precisamos de ajuda e da cooperação com os países do continente para fazer avançar os processos de paz e também para contribuir neles. Mas para isso, os países africanos precisam de mais ajuda financeira e também de ajuda técnica.” 

Sobre as prioridades das operações de manutenção de paz da ONU, Jean-Pierre Lacroix informou que incluem esforços para fazer avançar processos políticos, para o foco das missões para as necessidades no terreno e para a sua modernização para que sejam “mais eficazes e reactivas”. 

O responsável da Organização das Nações Unidas disse ser importante cooperar com parceiros como a União Africana (UA) e  progredir na colaboração ente as partes. E pediu que os intervenientes na estabilização na República Democrática do Congo trabalhem “em colaboração e de boa-fé” para permitir que as tarefas da transição sejam implementadas “de forma rápida e total”. 

A agenda de trabalho de Jean-Pierre Lacroix na RDC prevê visitas às cidades de Kinshasa, Kananga, Goma e Beni e manter encontros com autoridades congolesas, forças políticas e sociedade civil.

África representa cerca de 58 por cento das forças de manutenção de paz globais e acolhe nove das 16 missões da organização. Com mais de 18,3 mil homens, a Monusco é a maior operação de paz do mundo.

Responsáveis da Agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Programa Mundial de Alimentação (PAM) estão a realizar viagens ao continente destinadas a complementar o reforço de assistência a países africanos no combate à fome.

Em declarações à ONU News, o director-geral da FAO, Graziano da Silva, disse que as viagens ao Sudão do Sul e ao Quénia com o chefe do PAM, David Beasley, beneficiam ambas as agências: “Nós sabemos que não basta dar o peixe, tem de se ensinar a pescar. A FAO e o PAM estão a dar o peixe e a ensinar a pescar. O PAM aparece com a ajuda alimentar, às vezes em espécie, às vezes com dinheiro que tem sido vital para acudir as populações nas regiões mais difíceis. Mas nós vamos  com o PAM para restabelecer as condições de vida da população.” 

Uma das grandes preocupações do Fundo da ONU para Agricultura e Alimentação e do Programa Alimentar Mundial prende-se com as áreas isoladas ou que estão sob controlo de grupos rebeldes, disse Graziano da Silva, para acrescentar que as agências humanitárias das Nações Unidas continuam a precisar de recursos urgentes  e que com o início da estação de chuvas, a situação pode piorar no próximo ano. 
ANG/JA

Sem comentários:

Enviar um comentário