terça-feira, 27 de junho de 2017

Fim do ramadão


Fiéis muçulmanos apelam a paz

Bissau,27 Jun 17(ANG) – Milhares de fiéis muçulmanos da capital Bissau, rezaram segunda-feira a frente da Câmara Municipal de Bissau por ocasião do final do ramadão, tendo pedido a  paz e o entendimento entre os actores políticos do país.

Em declarações à imprensa momentos após a reza, o primeiro-ministro Úmaro Sissoco Embaló afirmou que os fiéis muçulmanos findaram o período do mês sagrado, tendo desejado aos guineenses uma maior solidariedade e tolerância mútua.

“Os guineenses devem entender uns aos outros e não é alguém que vem do céu é que nos vai fazer essa missão”, avisou.

Úmaro Sissoco Embaló desejou igualmente um bom ramadão aos jornalistas presentes no acto, tendo lhes pedido para pautarem como bons profissionais e serem menos sensacionistas.

Por sua vez, o ministro de Estado e do Interior Botche Candé sublinhou que não existe ninguém de fora capaz de unir os guineenses.

“Na minha qualidade do Comissário de Peregrinação devo dizer a todos  que, no presente ano, se Deus quiser, e com base nas orientações do primeiro-ministro e do Presidente da República, a deslocação para a Meca será diferente dos anos anteriores”, disse.

Botche Candé exortou aos fiéis muçulmanos para unirem e saberem perdoar uns aos outros porque o país pertence à todos.

“Hoje em dia a vingança não tem lugar na Guiné-Bissau, e nós como autoridades temos a missão de fazer as pessoas entender uns aos outros e neste momento, em nome de Deus, estamos orgulhosos ao vermos milhares de fiéis muçulmanos aglomerados a volta do primeiro-ministro para a reza em prol da paz para o país”, vincou.

Para o ex-primeiro-ministro, Baciro Djá a reza do ramadão deve servir de reflexão e para que as pessoas saibam que a melhor forma de servir a Deus é amar o próximo.

“Pedimos a paz e o entendimento entre os guineenses. Devemos saber que a vida é uma passagem e cada qual deve deixar obras. Devemos ir para a política para servir o povo e não para enriquecer”, aconselhou.

O jejum do Ramadão é um dos cinco pilares da fé islâmica e é obrigatório para todos os seus seguidores. Trata-se de um tempo especial em que os muçulmanos se reúnem em oração e é considerado uma oportunidade especial para reviver, renovar e revigorar sua prática de fé. 

ANG/ÂC/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário