quarta-feira, 14 de junho de 2017

Ensino público



Sindicatos dos professores negam que tenham levantado a greve sem conhecimento da Comissão Negocial

Bissau, 14 Jun 17 (ANG) – Os dois sindicatos do sector educativo reagiram hoje contra as acusações segundo as quais levantaram a greve sem o conhecimento da sua Comissão Negocial .

Foto Arquivo
A greve dos professores que durou cerca de três semanas foi levantada na semana passada após um acordo entre os professores e o governo.

Em conferência de imprensa conjunta , o Presidente do Sindicato Democrático dos Professores(SINDEPROF), afirmou que as declarações feitas recentemente pelo responsável da Administração e Finanças do SINDEPROF, Nicolau Vaz não correspondem minimamente a verdade. 

Laureano Pereira da Costa disse que, quase todas  as reclamações que constam no Caderno Reivindicativos dos professores  foram atendidas pelo governo, acrescentando que somente falta a aplicação do processo da Carreira Docente  e pagamento de retroactivos. 

Realçou que a Carreira Docente já está a ser discutida no encontro com os parceiros sociais no âmbito do Conselho Permanente de Concertação Social.   
  
Pereira da Costa adiantou que relativamente as dívidas do governo de 2012, a maioria dos professores já  recebeu as suas remunerações de dois meses e que resta apenas um mês para concluir os pagamentos.

Disse que 28 daqueles docentes não receberam ainda os seus vencimentos, razão pela qual enviaram  reclamações  ao Ministério das Finanças.    

Aquele responsável de SINDEPROF disse que a reclassificação dos professores e harmonização da mudança de letras e efectivações já estão resolvidas pelo governo.

Disse que o ponto mais chave do Caderno Reivindicativo  é a aplicação de Carreira Docente, salientando que, “felizmente desta vez, o  governo tomou o compromisso de resolver esse problema”.

Por sua vez, O Presidente do Sindicato Nacional dos Professores, Malam Li  disse que  Nicolau Vaz, o responsável de Administração e  Finanças de SINDEPROF não participou em várias reuniões e nem na assinatura do último Memorando de Entendimento  entre o governo e os dois sindicatos dos docentes.

Li declarou que  tudo o que  Nicolau Vaz tem dito  a volta do assunto não corresponde a verdade.

Por isso,  apela aos membros dos dois sindicatos dos professores ( SINAPROF) e (SINDEPROF)  para evitarem de lançar desinformações e calúnias no seio dos associados.

 ANG/ PFC/ÂC/SG
       

Sem comentários:

Enviar um comentário