terça-feira, 6 de junho de 2017

Identiticação Civil



Governo determinado a combater “facilidade” da obtenção de documentos nacionais

Bissau, 06 Jun 17 (ANG) – O Ministro do Interior, criticou hoje a forma, alegadamente fácil, como os estrangeiros se apropriam do Bilhete de Identidade e Passaporte guineenses, sem cumprirem o estabelecido pela legislação sobre a matéria.

“Alguém não pode chegar hoje e, logo, gozar destes direitos, pois há todo um caminho a seguir”, disse o governante que indicou que, antes disso, a pessoa deve permanecer no território nacional durante o período estabelecido por lei e cumprir os outros dispositivos previstos na lei para depois ter direito a nacionalidade.

Referindo-se as queixas que nos últimos tempos se fazem sentir em relação a documentos falsificados, nomeadamente passaportes adulterados e detidos na posse de cidadãos estrangeiros, Botche Cande, que esteve de visita a Imprensa Nacional (INACEP) e ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), manifestou a determinação das autoridades de combate esse fenómeno.

“As nossas missões diplomáticas que também concedem passaportes devem evitar de fazé-lo em relação à estrangeiros”, aconselhou o Ministro do Estado que reivindica a necessidade de serem agentes ligados ao seu ministério   nomeados cônsules em diferentes missões diplomáticas no mundo “tal como acontecia anteriormente”. 

Botche Candé elogiou a Direcção da INACEP e do SEF pelas medidas de segurança adoptadas na concepção de passaportes e disse ter recebido garantias de melhorias dos respectivos serviços a partir da próxima semana, nomeadamente o equipamento da sala de espera com aparelhos de ar condicionado entre outros aspectos.

O Ministro, na companhia do seu homólogo da Comunicação Social, Victor Pereira, percorreu demoradamente as instalações do INACEP, tendo recebido explicações do Director-geral, Victor Cassama e dos técnicos sobre as actividades que desenvolvem.

“Fiquei agradavelmente surpreendido quando o meu colega me sugeriu esta visita”, explicou o ministro da Comunicação Social que acrescentou que tal visita demonstra a preocupação do executivo em reforçar, cada vez mais, a segurança nos critérios para atribuição de passaportes.

De acordo com este responsável, a INACEP tem trabalhado no sentido de combater a contrafacção destes documentos.

“O passaporte que confecciona possui 51 elementos de segurança, o que o torna num dos mais seguros a nível mundial”, afirmou.  

ANG/JAM/SG


1 comentário:

  1. Muito bem, este que faltava na Guine Bissau, porque o sistema que se pratica no Pís demonstra uma autentica corrupção, se vejamos nos differentes conservatiros, tem codicadores em todas partes, em todas regiãos onde se concessionam os registo de nascimento, na identificações para a facilidade de Bilhetes, na Migração e Fronteiras para alcançarem os passaportes. estas praticas não dignificam os estado, se vejamos tambem no Ministerio de Comercio, os alvaras sao conseguidos facilemente, ao ver na Direccao da Capitanias dos Portos de Bissau actual instituto Maritimo Portuario, as cedulas Maritimos bastas bater pés respondem dá ca Toma Là.

    Esta vossa revelação deve ser uma decisão a tomar rigorosamente, iniciando assim no controlo dos que jà obterem todos os documentos nacionais sem ter um mês no País. Onde que estão os seus documentos que confirmam a estadia no País, por exemplo cartão de estrangeiros, inscrção na sua embaixada, o certidao de residencia que sempre é concedido pela Camara municipal de Bissau. Ao se verificarem numeros maiores, merecriam este voltarem para tras cumprindo as normas legais que passam pelo cumprimento das leis da acquisiçao da nacionalidade Guineense, não é possivel, mesmo os animais na mata, tem e cumpram as suas normas, o porquê que nao podemos tomar medidas rigorosas para dignificar o nosso País ou seja o nosso Estado.

    Obrigado Ministro de Estado e do Interior, Que Deus vos abençoa nos exercicios das vossas funções para o bem da Guine-Bissau

    ResponderEliminar