terça-feira, 6 de junho de 2017

Diplomacia



Seis países árabes cortam relações com o Qatar 

Bissau, 06 Jun 17 (ANG) - Seis países árabes, Arábia Saudita, Bahrein, Líbia, Iémen, Egipto e Emirados Árabes Unidos anunciaram ontem o corte das relações diplomáticas com o Governo do Qatar por considerarem que Doha “desestabiliza a região e patrocina grupos terroristas.”

A Arábia Saudita, o Bahrein, a Líbia, o Iémen, o Egipto e os Emirados Árabes Unidos anunciaram o encerramento de fronteiras terrestres e aéreas e deram 48 horas para que os diplomatas do país deixem as seis nações. Os turistas provenientes do Qatar têm até duas semanas para deixar os territórios.

A Arábia Saudita acusa as tropas do Qatar de actuarem no conflito do Iémen e de “apoiar e proteger numerosos grupos terroristas que minam a estabilidade da região, como a Irmandade Muçulmana, o Estado Islâmico e a Al-Qaeda” e o Bahrein acusa o Governo de Doha de “apoiar as actividades terroristas armadas e com financiamentos ligados a grupos iranianos”.

A Arábia Saudita impede a partir de hoje que os aviões do Qatar atravessem o seu espaço aéreo e aterrem no reino, informou a Autoridade Geral de Aviação Civil da monarquia saudita após o anúncio da ruptura das relações entre os dois países.

A comissão que decidiu esta medida proibiu todas as companhias aéreas comerciais e privadas registadas na Arábia Saudita de realizarem viagens directas ou com escalas para o Qatar.

Entre os primeiros afectados desse “isolamento” estão os voos da companhia aérea Qatar Airways, que já teve dezenas deles afectados.

A companhia aérea Qatar Airways suspendeu todos os voos para a Arábia Saudita até às 23h59 GMT de hoje (24h59 de Luanda), informou uma fonte da companhia à Agência Efe, que, no entanto, confirmou que as descolagens marcadas para amanhã continuam ­programadas. Contudo, a companhia afirmou que envia nas próximas horas um comunicado para actualizar essa informação. 

Outras companhias aéreas, como a Gulf Air (Bahrein) e a Etihad Airways (EAU), já cancelaram todos os seus voos para o Qatar desde a manhã de ontem.

O Qatar só tem fronteira terrestre com a Arábia Saudita e este país decidiu fechá-la, enquanto as demais nações que aderiram à decisão do reino sunita determinaram a retirada das suas missões diplomáticas em Doha.

 Num comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do Qatar informou que “lamenta” a decisão “injustificada” por parte de alguns países árabes de interromper as relações diplomáticas e sublinha que a medida “não tem base de facto”.

 O Qatar alega estar a ser vítima de uma campanha que visa enfraquecê-lo, negando que esteja a interferir em assuntos de outros países. “A campanha de incitação baseia-se em mentiras que chegaram ao nível da maquinação total”, reforça o documento.

 ANG/JA

Sem comentários:

Enviar um comentário