sexta-feira, 9 de junho de 2017

Comunicação Social



                     Governo e SINJOTECS assinam Memorando de Entendimento

Bissau, 09 Jun 17 (ANG) – O Governo e o Sindicato Nacional dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS) em representação do Fórum de Concertação dos Sindicatos de Base dos Órgãos da Comunicação Social Públicos assinaram quarta-feira,  o Memorando de Entendimento que evitou a greve no sector.

Foto Ilustrativo
De acordo com o documento, o executivo compromete-se, nomeadamente a fornecer materiais “indispensáveis” ao normal funcionamento da Agência de Notícias, Televisão, Rádio e do Jornal do Estado, até ao fim de 2017.

O acordo ainda  prevê um plano de formação ao pessoal, a correcção de salários dos funcionários que recebem a baixo das suas categorias, a dotação de um fundo anual para funcionamento dos órgãos públicos de informação.

Por sua vez, os profissionais da Comunicação Social Público assumem, entre outros, garantir a paz social durante a implementação  desse Memorando de Entendimento.

Momentos depois da assinatura do documento, o Ministro da Comunicação, Victor Pereira, realçou “espírito franco” que norteou as negociações e disse acreditar na materialização dos compromissos assumidos pelo Governo ainda no presente ano. 

Para o Presidente do Fórum dos Sindicatos de Base dos Órgãos de informação do Estado, o referido acordo foi o “possível” neste momento.

Francisco Indeque adverte que, em caso do incumprimento do Memorando por parte do executivo, os sindicatos  de base vão usar meios legais para fazer valer os seus direitos.
Na sequência das exigências destes sindicatos, o governo pagou o complemento salarial em atraso aos profissionais de comunicação social de Estado.

Assinou o documento da parte do governo, o ministro da Comunicação Social, Victor Gomes Pereira, e da parte do SINJOTEC, o secretario-geral, José Augusto Mendonça. 

ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário