sexta-feira, 9 de junho de 2017

Ambiente/Oceanos



Presidente da rede de parlamentares sugere campanhas de sensibilização para conservação dos oceanos

Bissau, 09 Jun 17 (ANG) – O Presidente da Rede de Parlamentares para o Ambiente sugeriu  quinta-feira a realização de  uma campanha de sensibilização e educação ambiental para a conservação dos oceanos, sustentando que a vida dos homens depende dele.
 
Mário Dias Sami que falava na cerimónia de comemoração do Dia Mundial dos Oceanos disse que a ideia de celebrar a efeméride foi lançada na cimeira “ Dom da Terra” em 1992, no Canadá, mas que só veio a concretizar em 2008, na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Disse que a  conservação dos oceanos garante a  sobrevivência humana, porque se  desaparecerem não será possível a sobrevivência dos seres humanos.

Lembrou que o lema deste ano é “Nossos Oceanos, Nosso Futuro” porque nele se encontra a maioria das riquezas, nomeadamente petróleo, diamante e recursos haliêuticos.
   
Questionado se o país se defronta com problemas de poluição, Dias Sami respondeu que, de facto, existe, exemplificando que as pessoas lançam lixos na valeta atrás da sede das Nações Unidas e os resíduos acabam por desabar no mar, o que  representa um grande perigo para os peixes.

Por sua vez, em representação do Instituto Nacional da Meteorologia, o climatologista Cherno Luís Mendes disse que os oceanos são causadores das mudanças climáticas, nomeadamente dos ciclones e furacões devido as suas extensões, acrescentado que os impactos dessas mudanças reduzem a cobertura vegetal e a modificação da flora a nível das zonas costeiras e marítimas. 

“As espécies menos resistentes desaparecem devido ao aumento da temperatura das águas do mar,” afirmou.
ANG/JD/AC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário