sexta-feira, 9 de junho de 2017

Ensino público

Líder da CONAIGB pede apoio de pais para alunos voltarem às aulas

Bissau, 09 Jun 17 (ANG) – O Presidente da Confederação Nacional Estudantil da Guiné-Bissau (CONAIGB), Fidélis Biombo Cá pediu  quarta-feira aos pais e encarregados de educação para  assumirem as suas responsabilidades impedindo que os filhos ou educando abandonassem as aulas para irem ao fanado(circuncisão).

  O Líder de CONAIGB, disse que neste momento quer em Bissau assim como no interior do país muitos  meninos, que estavam a estudar, foram fazer a circuncisão nas matas da Guiné, em cerimónias vulgarmente conhecidos por fanado.

Citado pela Rádio Pindjiguiti, Fidelis Biombo Cá disse que não está contra a circuncisão, mas que pede aos  Chefes religiosos, régulos tradicionais e responsáveis das tabancas para que, cada vez que tensionam  realizar este ritual , que concertassem com o  Ministério da Educação Nacional para definir o melhor periodo para sua realização, de modo a não prejudicar os que estão a estudar.

Tem sido frequente o abandono às aulas por parte de alunos para as cerimónias de fanado, cada vez que essa tradição for realizada, em diferentes pontos do país, em periodo de aulas. Este ano, esse abandono as aulas foi agravada com a paralização das aulas durante cerca de três semanas, devido a greve dos professores, entretanto já suspensa.

Em relação a suspensâo da greve dos professores, Fidelis Biombo Cá  disse que apesar dessa suspensão as aulas continuaram  paralisadas devido, em parte, a ausência de alunos que foram ajudar aos pais na colheita da castanha de caju.

Fidélis Biombo Cá pede aos  pais e encarregados de educação para fazerem os seus educando voltarem às aulas.
ANG/ PFC/SG                

Sem comentários:

Enviar um comentário