segunda-feira, 5 de junho de 2017

Dia mundial do Ambiente


Ministro realça esforço do Governo para a melhoria da governação ambiental

Bissau, 05 Mai 17 (ANG) – O Ministro do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, António Serifo Embaló realçou, hoje, os esforços do governo para melhorar a governação ambiental, através de inúmeras iniciativas, designadamente, as de caracter legislativo e técnico.

A afirmação consta da sua mensagem por ocasião de 05 de Junho, dia mundial do ambiente que este ano se celebra sob o lema “Ligando Povos à Natureza”, a que a Agência de Notícias da Guiné (ANG) teve acesso.

António Serifo Embaló fez uma menção a recente aprovação pelo executivo dos diplomas de criação de cinco áreas protegidas no complexo Dulombi, Boé e Tchétché,Leste, o que permitiu a extensão dessas unidades de conservação para 26 porcento, cumprindo as metas de Aichi, Japão, onde foi aprovado o Plano Estratégico de Biodiversidade para o período de 2011 à 2020.

O ministro disse que de igual modo, seis regulamentos ambientais, nomeadamente, da inspeção, do fundo, do procedimento de avaliação, da auditoria, da participação pública e do licenciamento foram aprovados, dando mais consistência ao cumprimento da lei de avaliação do sector.

Destacou a importância da comemoração da data, sustentando  que se trata duma problemática de elevada e transcendente importância em torno da qual se gravitam todas as acções intimamente ligadas entre outras ao estabelecimento de grandes prioridades de desenvolvimento à escala nacional e mundial.

António Serifo Embalo afirmou que o desenvolvimento sustentável persegue um objectivo cimeiro que é o bem-estar do homem, ou sejam, a melhoria da sua qualidade de vida, o acesso à educação e aos cuidados primários de saúde, a criação de emprego, bem como a satisfação de outras necessidades básicas.

“Para a prossecução destes propósitos, a natureza e os seus recursos são chamados a desempenhar um papel extremamente preponderante, senão de catalisador no exercício de todas as atividades económicas, sejam elas de simples renda familiar ou mesmo aquelas que suportam a vida das nações, entre outras, a agricultura,  pecuária,  pesca e indústria”, disse.


António Serifo Embaló convidou à todos para a uma reflexão crítica sobre que importância atribuir à natureza na vida de cada indivíduo, que cuidados a ter ou tomar respeitante ao seu uso racional e eficiente, que ilações a tirar de uma gestão racional dos recursos naturais, designadamente, o processo de criação e consolidação das áreas protegidas e que medidas a implementar para reduzir as desigualdades sociais entre os diversos detentores dos recursos naturais nas zonas urbanas e rurais. 

ANG/FGS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário