quinta-feira, 2 de setembro de 2021

                  Costa do Marfim/ OMS descarta presença do vírus Ébola

 Bissau, 02 Set 21(ANG) - A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que "não há provas" da presença do vírus Ébola na Côte d’Ivoire, após novas análises do Instituto Pasteur, em Lyon (França).

As novas análises incidiram em amostras colhidas de uma jovem da Guiné-Conakry apresentadas pelas autoridades da Côte d'Ivoire  como estando infectada, desde meados de Agosto, adianta a agência noticiosa AFP.

"Com os novos resultados obtidos pelo laboratório de Lyon, a OMS estima que a paciente não tinha a doença do vírus Ébola e novas análises sobre a causa da doença estão em andamento", refere um comunicado da OMS divulgado na noite de terça-feira.

Desde que a Côte d’Ivoire anunciou a detecção do caso, em 14 de Agosto, numa guineense de 18 anos que chegou a Abidjan por estrada a partir do seu país, após uma viagem de 1.500 quilómetros, mais de 140 contactos pessoais foram investigados nos dois países, não tendo nenhuma outra pessoa apresentado sintomas da doença, nem revelado teste positivo para Ébola, diz a OMS.

Assim, a OMS "está agora a reduzir as suas intervenções na Côte d’Ivoire, do nível de resposta ao de estado de alerta".

O ministro da Saúde da Costa do Marfim, Pierre Dimba, declarou hoje (quarta-feira), em comunicado, que as análises foram realizadas pelo "laboratório Bio-Mérieux em Lyon", ligado ao Instituto Pasteur desde 2010 para pesquisas.

"Os resultados deram negativos, pelo que o governo decidiu classificar a paciente guineense como não sendo um caso de doença do vírus Ébola, o que retira, deste modo, a Côte d’Ivoire da lista de países com vírus Ébola.

"Esta situação permitiu ao nosso país testar o seu sistema nacional de preparação e resposta a uma epidemia", acrescentou Dimba.

Dez dias após o anúncio do caso apresentado como sendo o vírus Ébola, na sequência de análises do Instituto Pasteur de Abidjan, o Ministério da Saúde da Costa do Marfim anunciou que a jovem estava "curada".

Esta descoberta foi apresentada como o primeiro caso confirmado de Ébola na Côte d’Ivoire desde 1994, neste país vizinho da Guiné, que foi duramente atingido de 2013 a 2016 e onde o vírus reapareceu em 2021.

As autoridades de saúde da Côte d’Ivoire receberam 5.000 doses de vacinas contra o Ébola e iniciaram uma campanha de vacinação em 17 de Agosto para os grupos-alvo, tendo a equipa de enfermagem estado em contacto directo com o paciente e as forças de segurança destacadas na fronteira com a Guiné.

Esta descoberta foi apresentada como o primeiro caso confirmado de Ébola na Côte d’Ivoire desde 1994, neste país vizinho da Guiné, que foi duramente atingido de 2013 a 2016 e onde o vírus reapareceu em 2021.

As autoridades de saúde da Costa do Marfim receberam 5.000 doses de vacinas contra o Ébola e iniciaram uma campanha de vacinação em 17 de Agosto para os grupos-alvo, a equipe de enfermagem que estava em contacto imediato com o paciente e as forças de segurança destacadas na fronteira com a Guiné-Conakry.

Os parentes e vizinhos da jovem do distrito de Abidjan, onde a guineense residiu por um breve período de tempo após sua chegada, também foram vacinados, assim como aqueles que tiveram contacto directo com ela durante a sua viagem.

A Guiné-Conakry rapidamente questionou o diagnóstico feito pela Côte d'Ivoire e exigiu novas análises.

Em resposta, o Ministério da Saúde da Côte d’Ivoire disse inicialmente não ter "dúvidas" sobre o diagnóstico.ANG/Angop

 

 

 

Qualificação Mundial 2022/ Guiné-Bissau empata (1-1) no jogo inaugural com a Guiné-Conacri 

Bissau,02 Set.21(ANG) - A seleção principal de futebol da Guiné-Bissau iniciou a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo da modalidade no Qatar 2022, com o empate a uma bola frente a congénere da Guiné-Conacri, numa partida realizada na Mauritânia, devido à interdição do Estádio Nacional 24 de Setembro, de Bissau, pela FIFA.

Josep Mendy rematando para o golo

A seleção da Guiné-Bissau não entrou bem na partida e logo, aos 7 minutos, a seleção adversária abriu o marcador por intermédio de François Kamano, após assistência de Naby Keita.

Após abrir o marcador, Sily Nacional, como é conhecida a seleção adversária, dominou a partida ao longo dos 45 minutos da primeira parte.

No estádio Olímpico de Nouakchott, a seleção nacional realizou uma partida muito fraca durante os 45 minutos iniciais. É visível a falta de ritmo de vários jogadores, por causa da falta de jogos nas suas respetivas equipas.

Os Djurtus não conseguiram criar grandes oportunidades para fazer o golo, porque não tem havido a transição da bola do meio campo para o ataque, terminando a primeira parte em desvantagem de 1-0.

Já na segunda parte, a seleção nacional empatou a partida logo aos 46 minutos, por intermédio de Joseph Mendy.

Após o golo, os rapazes de Baciro Candé melhoraram bastante, e comandaram o primeiro quarto de hora da segunda parte, equilibrando a partida, mas sem grandes ocasiões para fazer o segundo golo que pudesse colocar a Guiné-Bissau em vantagem e conseguir os primeiros três pontos que seriam importante para o país.

A equipa técnica de Sily Nacional, após algumas alterações,  voltou a assumir o jogo, criando várias ocasiões de golos, nomeadamente, aos minutos 74 e 78, que só não se concretizaram porque  o guarda-redes Jonas Mendes esteve muito bem e evitou aquilo que seria a pior notícia para os Djurtus.

Perante o domínio do  adversário, Baciro candé reagiu com alterações que permitiram à Guiné-Bissau conseguir o empate .

Antes do apito final, a seleção nacional teve oportunidade de fazer 2-1, por intermédio de Jorginho, mas desperdiçou a oportunidade. Com este resultado, as duas seleções somam um ponto cada.

Para o mesmo grupo, a seleção do Marrocos recebe hoje o Sudão. O jogo será realizado em Rabat, capital marroquina.

A Guiné-Bissau segue agora para o Sudão, onde vai defrontar no dia 7 do mês em curso, a seleção local. Enquanto que a Guiné-Conacri recebe no seu reduto a seleção Marroquina.

Em declarações à imprensa, após o jogo, o selecionador nacional, Baciro Candé, realçou as potencialidades da equipa adversária, mas disse que gostou da resposta dos seus jogadores na segunda parte.

Candé lamentou a oportunidade desperdiçada por Jorginho no tempo extra da partida,  que poderia dar a vitória à seleção nacional.

Eis o onze da Guiné-Bissau: Jonas Mendes, Nanu, Opa Sangate, Rudi, Fali Candé, Bura, Alfa Semedo, Piquete, Moreto, Mama Baldé e Joseph Mendy.

A Guiné-Conacri alinhou de início com: Aly Camará, Ali Camará, Florentin Pogba, Issiaga Sylla, Abdoulaye Cissé, Amadou Diwara, Mamadu Kane, Mady Camará, Naby Keita, François Kamano e Mohamed Bayo.

A Guiné-Bissau joga pela primeira vez a fase de qualificação para o mundial. Integra o grupo I, juntamente com a Guiné-Conacri, o Sudão e o Marrocos.ANG/odemocratagb

 

          Cabo Verde/Certificado digital covid-19 entrou quarta-feira em vigor

Bissau, 02 Set 21(ANG) - A partir de quarta-feira(01) é obrigatória a apresentação do certificado digital de covid-19, Nha Card, para aceder a bares, restaurantes, hotéis, ginásios, recintos culturais e desportivos em Cabo Verde.

Também para realização de casamentos e batizados com presença de convidados é obrigatória a apresentação de certificado covid válido que comprova que a pessoa já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19 ou tenha um teste PCR ou antigénio válido com resultado negativo ou ainda que a menos de seis meses recuperou da doença.

O ministro cabo-verdiano da administração interna Paulo Rocha, disse que o certificado de covid, Nha Card, é para apresentação e verificação de autenticidade à entrada dos espaços e não pode ser retido.

O certificado é apenas para ser mostrado, não deve ser retido/conservado ou o registo dos dados pessoais não deve ser feito pelos estabelecimentos, salvo em situações de fraude ou de indícios fortes de falsificação” , disse o ministro da administração interna para afirmar que “os proprietários, gerentes ou responsáveis dos espaços, bem como os organizadores e promotores de eventos devem informar os utentes de forma clara e visível das obrigatoriedades legais e devem verificar a autenticidade do certificado de Covid”.

Aos menores de 18 anos não é exigido o certificado Nha Card, uma vez que ainda não estão incluídos na lista dos elegíveis para vacinação em Cabo Verde.

Os maiores de idade, que não tiverem o certificado covid, não podem entrar em nenhum espaço de diversão. A fiscalização da aplicação da medida é feita pela Inspeção Geral das Atividades Económicas, Proteção Civil e Polícia Nacional.ANG/RFI

 

 

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

 Prevenção contra coronavirus

No plano individual deve-se  manter o distanciamento físico, usar  uma máscara,  lavar as mãos  regularmente e tossir fora do alcance  dos outros. Façam  tudo isso!

A nossa mensagem às populações e aos governos é clara. Façam tudo isso!"

                                        ( Tedros Adhanom Ghebreyesus - DG da OMS)

Saúde/Director da Maternidade do HNSM exalta a atenção do FNUAP à saúde materno-infantil

Bissau 01 Set 21 (ANG) – O Director da Maternidade do Hospital Nacional Simão Mendes(HNSM), disse hoje que é  triste ver organismos não governamentais a preocuparem-se mais que o Estado com a saúde da população.

Elisio Júnior Baldé Ferreira falava no acto da entrega de sete aparelhos de ar-condicionado doados pelo Fundo das Nações Unidas para População (FNUAP),aos serviços do Bloco Operatório e de Neonatologia da Maternidade do HNSM.

Baldé Ferreira disse que as condições de trabalho naquela instituição são péssímas e que os materiais recebidos irão contribuir para o reactivação do bloco operatório da maternidade  que não funciona há dois anos.

 “Tiramos as pacientes nas carinhas de rodas para levar  ao bloco opertório principal num percurso de cerca de sete minutos . Nessa época da chuva torna mais complicado, as vezes a paciente a ser operada e o pessoal técnico ficam todos molhados”, disse.

Elísio Ferreira reconheceu que a  oferta não é uma solução definitiva ,mas diz que vai reactivar o bloco operatório da maternidade, acrescentou que, ainda faltam outros materiais indispensáveis para o seu funcionamento.

O Médico criticou  que os dois anos em que o bloco operatório da maternidade ficou sem funcionar, contribuiram  para a  morte de muitas mulheres e não só, sublinhando que a questão de urgência deve ser tratada ao seu tempo e que cada segundo perdido conta muito, sobretudo, para salvar vidas.

Afirmou que, se as condições forem melhoradas estarão na altura de  poupar  tempo e evitar a situação de tirar mulheres grávidas em carinhos de mão, debaixo da chuva,  para    uma cirurgia que podia ser feita no próprio  local.ANG/MSC/ÂC//SG

 
Saúde
/FNUAP doa materiais à Maternidade do Hospital Nacional Simão Mendes

Bissau 01 Set. 21 (ANG) - O Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP),doou  terça-feira sete aparelhos de ar-condicionado para os serviços do Bloco Operatório e de Neonatologia da Maternidade do Hospital Nacional Simão Mendes(HNSM).

Ao usar da palavra no acto de entrega dos respectivos aparelhos, o Secretário-geral do Ministério de Saúde Cletche Na Isna frisou que o Sistema Nacional de saúde guineense está carente em todas as latitudes ou seja precisa de tudo, desde recursos humanos, infra-estruturas e de materiais de trabalho, pelo que  cada oferta recebida deve ser tratada com muita sensibilidade e usada de uma forma corecta com a finalidade de servir a população.

O governante  agradeceu  ao FNUAP  e aconselhou a Direcção do HNSM a fazer um bom uso dos materiais doados.

Por seu turno, o representante do Fundo das Nações Unidas para a População Cheikh Fall , disse que o HNSM merece mais apoios do género, por ser o principal  e de referência nacional, e que presta serviços  para as regiões sanitárias do Sector Autónomo de Bissau, Biombo e de Bolama Bijágos devido a ausencia de hospitais regionias nessas localidades.

Por isso, segundo ele, investir no HNSM é uma aposta na qualidade dos serviços obstétrico e neonatal de urgência, com consequente na redução da mortalidade evitável na Guiné-Bissau.

“Hoje entregamos estes sete aparelos de ar-condicionado e de seguida a sua montagem ,manutenção, e vamos reforçar capacidade do pessoal da maternidade com vista a melhoria das condições de trabalho e prestações de cuidados”, disse.

Acrescentou que  o evento tem grande importância para a Politica Nacional da Saúde Reprodutiva, Materna –neonaltal , Infantil e de Adolescentes (SRMNIA) 2019-2024.

Fall vincou que o escritório da organização no país tem apoiado a Guiné-Bissau no seu desafio de desenvolvimento sanitário, na elaboração dos principais documentos de políticas nacionais, na aquisição e destribuição dos insumos e produtos de saúde reprodutiva ,planeamento familiar ,nas campanhas das fistulas obstétrica ,assim como em equipamentos de saúde.

“Hoje como no passado ,e para o futuro a aposta foi, é e será sempre uma gravidez desejada ,um parto seguro como prioridade da nossa cooperação e assistência ao Governo da Guiné-Bissau”, afirmou Cheikh Fall.ANG/MSC/ÂC//SG

 

 

                         
            África do Sul
/Detectada nova variante do coronavírus

Bissau, 01 Set 21 (ANG) - Uma nova variante do coronavírus acaba de ser detectada na África do Sul, um dos países mais gravemente atingido pela pandemia da Covid-19 no continente africano, noticiou a BBC.

Trata-se do C.1.2, que os pesquisadores se encontram neste momento a estudar, tendo já determinado que a nova variante tem múltiplas mutações, mas ainda não foi considerado como uma estirpe de grande preocupação.

De acordo com a fonte, casos da referida variante foram registados em todas as províncias da África do Sul e em sete países da África, Ásia, Europa e região da Ásia-Pacífico.

Os cientistas estão a analisar como a variante responde aos anticorpos contra o coronavírus.

Estão também a estudar as suas várias mutações e a transmissão.

Maria van Kerkhove, técnica sénior para o Covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS), disse que a circulação da variante não parece estar a aumentar.

 Acrescentou que a variante Delta ainda é dominante e que a OMS informará as pessoas se o quadro mudar.

A África do Sul foi gravemente atingida pela pandemia, com registos de casos das variantes Delta e Beta que são altamente transmissíveis.

 Até ao momento, o país registou mais de dois milhões 770 mil casos de coronavírus e perto de 90 mil mortes.ANG/Angop

 


Justiça
/Conselho Superior da Magistratura Judicial marca eleição de novo presidente do STJ para 04 de Novembro  

Bissau, 01 Set 21 (ANG) - O Conselho Superior da Magistratura Judicial escolheu 04 de Novembro como a data para realização da  eleição do novo Presidente do Supremo Tribunal da Justicça  (STJ) da Guiné-Bissau.

A informação consta na deliberação nº10/2021 do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) à que a ANG teve acesso hoje e que foi produzido após uma sessão plenária extraordinária realizada dia 31 de Agosto.

O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Mamadú Saido Baldé, eleito no escrutíno realizado no passado dia 20 de Maio de 2021, faleceu recentemente,  em Dakar(Senegal) vítima de doença .

No mesmo documento, o CSMJ  criou uma comissão eleitoral que será presidida pelo advogado Humiliano Cardoso, e que terá como  Secretária, Kátia A.Lopes, Primeiro escurtinador, Amadú Tidjane Djaló e Segundo escutinador Hélder Henrique Barros. ANG/AALS/ÂC//SG

 

Reino Unido/Autoridades negoceiam com talibãs saída de nacionais e aliados do Afeganistão


Bissau, 01 Set 21(ANG) – O Reino Unido iniciou conversações com os talibãs para assegurar a “livre passagem” dos seus nacionais e aliados para fora do Afeganistão depois de o movimento extremista islâmico ter assumido o controlo do país.

A Agência de notícias France-Presse (FP) obteve hoje a confirmação do Governo britânico de que Simon Gass, representante especial britânico para a transição no Afeganistão, viajará para Doha para se encontrar com os líderes talibãs.

Gass “vai encontrar-se com altos representantes talibãs para salientar a importância da livre passagem para fora do Afeganistão para os cidadãos britânicos e afegãos que trabalharam para nós”, disse o porta-voz do Governo em comunicado.

Esta é a primeira confirmação pública dos movimentos diplomáticos entre Londres e os talibãs.

Londres juntou-se aos Estados Unidos numa operação gigantesca para retirar mais de 100.000 pessoas do Afeganistão, depois de o exército afegão se ter rendido aos talibãs.

O primeiro-ministro britânico tem sido fortemente criticado depois de milhares de afegãos que ajudaram a NATO terem ficado para trás no seu país.

Até agora, mais de 8.000 afegãos que ajudaram as forças da NATO conseguiram deixar o Afeganistão, e Londres deu garantias de que podem permanecer no Reino Unido. ANG/Inforpress/Lusa

 


terça-feira, 31 de agosto de 2021

 Prevenção contra coronavirus

No plano individual deve-se  manter o distanciamento físico, usar  uma máscara,  lavar as mãos  regularmente e tossir fora do alcance  dos outros. Façam  tudo isso!

A nossa mensagem às populações e aos governos é clara. Façam tudo isso!"

                                        ( Tedros Adhanom Ghebreyesus - DG da OMS)

Transportes terrestres/ Sindicato  de Condutores e Proprietários de Transportes Rodoviários se manifesta contra medidas de “estado de calamidade”

Bissau, 31 Ago 21 (ANG)- O Sindicato do Colectivo de Condutores e Proprietários de Transportes Rodoviários(CCPTR) pede a  intervenção do  Presidente da República  para que sejam retomadas as actividades económicas normais nomeadamente o comércio, serviços de transportes urbanos e inter-urbanos com uso obrigatório de máscaras, e apresentação de cartão de vacina,  nos lugares públicos.

A intervenção de Umaro Sissoco Embaló foi pedido através de uma carta dirigida à Presidência dsa República cuja cópia foi entregue esta terça-feira à redação da ANG.

Biro Seide, presidente do CCPTR sustenta na carta  que, se não for permitida aos transportes operarem sem limitações “os proprietários das viaturas  vão perder muito porque têm funcionários para pagar, pagaram  as autorizações para operar, não obstante não terem estradas em condições para trabalhar”.

“É melhor permitir a continuação das actividades económicas, prestação de serviços públicos e privados, a circulaçao de pessoas e bens no território nacional para permitir a população exercer as suas actvidades já que mais de metade da população, o seu pão de cada dia vem do trabalho informal”, sustenta Seide.

Diz na carta, também enviada à Alta Comissária contra a Covid-19, Magda Robalo, que se não houver essa permissão solicitada “a população vai morrer de fome em vez de morrer por Covid-19”.

Está em vigor desde o dia 27  e por força de um Decreto presidencial, o “estado de calamidade”, adoptado por 15 dias, no quadro do combate a pandemia da Covid-19, que já infectou cerca de 6000 pessoas provocando  117 vítimas mortais no pais, desde que fustiga a Guiné-Bissau  em Março de 2020.

Nesse quadro é observado um recolher obrigatório para circulação de pessoas e viaturas entre as 20H00 e 05H00, e a circulação entre as regiões do país está interdita .
ANG//SG

 

 

 


Cooperação
/Governo assina acordo com BADEA para   construção de 27 Km de estradas  

Bissau, 31 Ago 21 (ANG) – O Governo da Guiné-Bissau e o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico da África (Badea )assinaram  segunda-feira, em Khartoum,(Sudão) um acordo de empréstimo para construção de 27 quilómetros de estradas na capital Bissau.

De acordo com o comunicado do Gabinete da assessoria de imprensa do Ministério das Finanças enviado à ANG , o executivo  o projecto é estimado em 48,6 milhões de dólares, sendo 5,6 milhões de dólares suportada pelo Governo guineense.

As obras vão abranger as zonas de Guimetal a Alfândega, passando por Cuntum Madina e da rotunda da  Residência dos Antigos Combatentes à sector de Nhacra, com desvio até localidade de Cumeré.

O documento refere que o início do projecto está previsto para  Outubro do ano em curso e as obras de construção arrancam em Maio de 2022, com dois anos de duração, e prevê-se a construção e modernização de estradas da segunda cintura de Bissau, designada circular de Bissau e será a segunda saída da capital  .

“O empréstimo em causa será disponibilizado  em parcelas, sendo a primeira num valor de 20 milhões de dólares, com uma taxa de 1 por cento anual reembolsável em 30 anos com um periodo de graça de 10 anos”, lê-se no comunicado enviado à ANG.

A segunda parcela num valor de 23 milhões de dólares com uma taxa de juros de 2,45 por cento cada ano, reembolsável em 15 anos, com um período de graça de 5 anos, respeitando os critérios de concessionalidade exigidos pelo Fundo Monitário Internacional (FMI.

O  acordo foi assinado pelo ministro das Finanças João Aladje Mamadu Fadiá pela parte guineense e por parte do Badea, assinou o seu Director-geral ,Sidi Ould Tah.ANG/MSC/ÂC//SG

 

Saúde-farmácia/Grupo Rama cria empresa de importação e distribuição de medicamentos denominada Aliance Pharma Sarl

 Bissau,31 Ago 21(ANG) – O Grupo Farmacêutico Rama, em parceria com outros operadores do sector, criou uma empresa de importação e distribuição de medicamentos denominada Aliance Pharma Sarl, volvidos 30 anos de operação  na Guiné-Bissau.

Em declarações à ANG, o seu administrador e proprietário Mohan A. Dodani salientou  que  o Grupo Rama decidiu agora apostar na importação e distribuição em grosso de medicamentos, para dotar o país, as farmácias retalhistas e outras instituições sanitárias de medicamentos genéricos de qualidade produzidas em França, Portugal, Holanda entre outros países, de que tanto carenciava.

 Dodani disse que a Rama Farmácia foi o primeiro operador privado do sector farmacêutico na Guiné-Bissau, com início das operações em 1992.

 Perguntado sobre que avaliações faz dos 30 anos de actividades do Grupo Rama na Guiné-Bissau aquele médico farmacêutico disse que o Grupo conta actualmente com quatro farmácias em Bissau, nomeadamente Rama-1(Estrada de Bôr), Rama-2(Baiana), Rina(Meteorologia) e Rama-5(junto ao Hospital Simão Mendes).

 “O Grupo tem sido sempre activo na oferta de serviços sociais e profissionais para a comunidade”, disse Mohan A. Dodani.

 Adiantou que a Rama tem assegurado  que as farmácias e clientes tenham  medicamentos e materiais de protecção contra a Covid-19, em quantidade suficiente.

 Afirmou que, em 2016, ao completar 25 anos, da sua actividade no país, o Rama organizou um campo de diagnóstico e controlo de Hipertensão e Diabetes em Rama/HNSM e no interior, concretamente em Quinhalmel.ANG/ÂC//SG

 

 

Cooperação/”Brasil vai disponibilizar 12,7 milhões de euros para formar oficiais militares guineenses”, diz Suzi Barbosa

Bissau,31 Ago 21(ANG) - O Brasil vai disponibilizar 15 milhões de dólares para a criação de uma academia onde serão formados oficiais militares guineenses, anunciou segunda-feira a ministra dos Negócios Estrangeiros , Suzi Barbosa.

A futura academia irá funcionar no atual centro de formação militar de Cumere, situado a 40 quilómetros da capital guineense.

A ministra dos Negócios Estrangeiros guineense fez o anúncio ao proceder segunda-feira, em Bissau, ao balanço da visita de Estado de quatro dias do Presidente  Umaro Sissoco Embaló ao Brasil, na semana passada.

Suzi Barbosa também anunciou que o Brasil vai financiar a formação local de elementos de segurança guineenses, num pacote de três milhões de dólares.

Já nos próximos dias, precisou Barbosa, a Guiné-Bissau e o Brasil vão rubricar um acordo entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Instituto Rio Branco para formação de diplomatas guineenses.

A nível da agricultura, o Brasil vai ajudar a Guiné-Bissau a transformar o seu caju, principal produto agrícola e de exportação do país.

"Já está em curso, aqui em Bissau, nas instalações da FUNDEI, a transformação do espaço financiado no âmbito da cooperação com o Brasil para que possamos processar o nosso caju localmente e também aproveitar a polpa", assegurou Suzi Barbosa.

Além do caju, o centro também servirá para o processamento industrial da manga e outras frutas, precisou a chefe da diplomacia guineense.

O Brasil ainda vai ajudar a Guiné-Bissau na especialização de magistrados bem como na capacitação do pessoal da saúde, disse Barbosa.

"O Presidente da República solicitou ao seu homólogo a criação de um centro de hemodiálise no país", afirmou a chefe da diplomacia guineense, acrescentando que o Brasil comprometeu-se a enviar técnicos para formar médicos e ainda instalar o primeiro centro de hemodiálise na Guiné-Bissau.ANG/Lusa

 

Macau/Países lusófonos exportaram menos 3,5%  nos primeiros sete meses

Bissau, 31 Ago 21(ANG) – As exportações de mercadorias dos países lusófonos para Macau desceram 3,5% nos primeiros sete meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020, indicaram dados oficiais hoje divulgados.

O valor exportado pelos países de língua portuguesa para o território fixou-se em 388 milhões de patacas (40,9 milhões de euros), no período em análise, de acordo com Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC) de Macau.

Já o montante importado pelo bloco lusófono de mercadorias de Macau, naquele período, caiu 60,6%, ficando-se pelos quatro milhões de patacas (422 mil euros).

As exportações de mercadorias por Macau, entre Janeiro e Julho, foram de 7,83 mil milhões de patacas (822 milhões de euros), mais 29,5%, comparativamente a igual período de 2020, enquanto o valor importado de mercadorias foi de 89,2 mil milhões de patacas (9,4 mil milhões de euros), ou seja, mais 143,6%, em termos anuais, indicou a DSEC.

O défice da balança comercial de Macau nos primeiros sete meses deste ano fixou-se em 81,3 mil milhões de patacas (8,5 mil milhões de euros), mais 50,8 mil milhões de patacas (5,3 mil milhões de euros), em comparação com o período homólogo do ano passado.

Entre Janeiro e Julho, o valor total do comércio externo de mercadorias foi de 97 mil milhões de patacas (10,2 mil milhões de euros) e subiu 127,4%, em relação aos 42,6 mil milhões de patacas (4,4 mil milhões de euros) registados no período homólogo do ano passado. ANG/Inforpress/Lusa

 

 

 

 

Covid-19/ China doa à Guiné-Bissau 100 mil doses de vacinas Sinopharm

Bissau,31 Ago 21(ANG) - A República Popular da China ofereceu segunda-feira à Guiné-Bissau 100 mil doses de vacina Sinopharm, que serão administradas a 50 mil guineenses, disse a alta-comissária contra a covid-19, Magda Robalo, que espera receber do mesmo país outras 200 mil doses.

"Assistimos hoje a mais um passo da longa cooperação entre a Guiné-Bissau e a República Popular da China. Este é o primeiro de mais donativos de vacinas que serão feitos à Guiné-Bissau", anunciou Magda Robalo.

A médica guineense disse ainda que nos próximos dois meses a China irá oferecer à Guiné-Bissau mais 200 mil doses da vacina Sinopharm.

"Queremos reiterar aqui, em nome do Governo e do Estado da Guiné-Bissau, a nossa profunda gratidão por este gesto de solidariedade para com o povo guineense no momento em que o país atravessa a sua pior crise de covid-19, desde março de 2020", afirmou Magda Robalo.

Em representação do Governo guineense, a secretária de Estado da Cooperação Internacional, Ude Fati, elogiou "mais um gesto da China" em relação à Guiné-Bissau.

"Acreditamos que a ajuda chinesa trará um resultado importante para travar a preocupante progressão desta terrível pandemia na Guiné-Bissau", notou a governante guineense.

O embaixador da China na Guiné-Bissau, Guo Ce, explicou que a doação de vacinas à Guiné-Bissau acontece no âmbito da cooperação bilateral entre os dois países e reflete "o apreço" do seu país para com o povo guineense.

"Este é apenas o primeiro de vários lotes de doações. Nos próximos meses, haverá mais doações chinesas de vacinas à Guiné-Bissau", afirmou Guo Ce.

O embaixador chinês aproveitou para lembrar que o seu país foi a primeira nação a prometer as vacinas "como um produto público global a outros países", particularmente aos países em desenvolvimento, disse.

"Atualmente, a China cumpriu a sua promessa e forneceu cerca 800 milhões de doses de vacina para mais de 100 países e organizações internacionais", assegurou o embaixador.

Guo Ce destacou ainda que no passado dia 05 de agosto o Presidente chinês, Xi Jinping, anunciou que até ao final deste ano China irá fornecer dois mil milhões de doses de vacina para o mundo e 100 milhões de dólares (84,7 milhões de euros) no âmbito da Covax, iniciativa da OMS para aquisição e distribuição de gratuita de vacinas em países menos desenvolvidos.

A Guiné-Bissau regista 117 mortos devido à covid-19 e 6.608 infetados desde o início da pandemia.

 

A covid-19 provocou pelo menos 4.500.620 mortes em todo o mundo, entre mais de 216,34milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.ANG/Lusa

 

   Portugal/Investigação portuguesa descobre remédios para combater a Covid-19

Bissau, 31 Ago 21 (ANG) - Uma equipa de cientistas do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA) descobriu três fármacos que inibem a multiplicação do SARS-CoV-2 em 60% a 70%.

 Uma descoberta que pode ter impacto mundial.

A procura por uma terapia alternativa à vacina que atenue e trate a infecção por SARS-CoV-2 surgiu de uma ideia da cientista Margarida Saramago, que teve o apoio imediato de Cecília Arraiano, líder do Laboratório do Controlo da Expressão Génica, e de Rute Matos, especialista em ribonucleases.

Ao projecto, que começou há mais de um ano, juntaram-se os colegas do ITQB NOVA Susana Domingues, Cátia Bárria, Sandra Viegas e Vanessa Costa; os virologistas Miguel Fevereiro e Margarida Henriques Mourão, do Laboratório Nacional de Referência de Saúde Animal do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), e uma equipa do Laboratório Modelação de Proteínas formada pelos cientistas Diana Lousa, Caio Souza e Cláudio Soares, líder do grupo.

Depois dos testes laboratoriais em células animais, agora é necessário concluir a fase de registo de patentes e publicar os respectivos artigos científicos. Posteriormente, cabe à industria farmacêutica avançar.

Graças à tenacidade e sentido de missão dos investigadores envolvidos, e apesar do trabalho realizado não ter recebido qualquer financiamento da Fundação de Ciência Tecnologia (FCT) no âmbito dos concursos para o combate à COVID-19, a ciência feita em Portugal voltou a mostrar resultados que podem ter repercussão a nível planetário.

E quando perguntamos se consideram que a investigação está concluída, a resposta é "não". "Nós ainda não estamos satisfeitos", "queremos criar um composto de raiz. Se nós conseguirmos desenvolver um composto muito forte, acho que podemos ter um potencial medicamento no futuro", afirma Rute Matos. E acrescenta, "o trabalho de um cientista não pára!" .ANG/AFP

 

 

           
Covid-19
/ Guiné-Bissau já vacinou mais de 43 mil pessoas desde abril

Bissau,31 Ago 21(ANG) -  A Guiné-Bissau já vacinou desde abril mais de 43 mil pessoas e a maioria foi totalmente imunizada com a vacina de dose única da Johnson & Johnson, afirmou segunda-feira a alta comissária contra a covid-19, Magda Robalo.

Em conferência de imprensa de balanço semanal da evolução da pandemia na Guiné-Bissau, Robalo indicou que a Guiné-Bissau conta atualmente com 5.766 casos de infeção acumulados, 117 óbitos e 44 pessoas internadas.

A vacina da Johnson & Johnson é a mais administrada no país, disse a Alta Comissária contra a covid-19.

"Das 43.225 pessoas vacinadas, 15.389 receberam a vacina Janssen [Johnson & Johnson], três mil a vacina da Sinopharm e 20.710 pessoas tomaram a primeira dose da AstraZeneca e até ao momento 4.126 receberam a segunda dose da mesma vacina”, precisou Magda Robalo.

A médica assinalou que até ao momento, 16.584 não se apresentaram para receber a segunda dose da AstraZeneca e apelou para que compareçam nos centros de vacinação espalhados um pouco por todo o país.

De acordo com o boletim epidemiológico segunda-feira apresentado por Robalo foram registadas durante a semana de 23 a 29 de agosto 248 novos casos, 14 óbitos e 189 dadas como recuperadas de infeção da covid-19.ANG/Lusa