terça-feira, 31 de agosto de 2021


Cooperação
/Governo assina acordo com BADEA para   construção de 27 Km de estradas  

Bissau, 31 Ago 21 (ANG) – O Governo da Guiné-Bissau e o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico da África (Badea )assinaram  segunda-feira, em Khartoum,(Sudão) um acordo de empréstimo para construção de 27 quilómetros de estradas na capital Bissau.

De acordo com o comunicado do Gabinete da assessoria de imprensa do Ministério das Finanças enviado à ANG , o executivo  o projecto é estimado em 48,6 milhões de dólares, sendo 5,6 milhões de dólares suportada pelo Governo guineense.

As obras vão abranger as zonas de Guimetal a Alfândega, passando por Cuntum Madina e da rotunda da  Residência dos Antigos Combatentes à sector de Nhacra, com desvio até localidade de Cumeré.

O documento refere que o início do projecto está previsto para  Outubro do ano em curso e as obras de construção arrancam em Maio de 2022, com dois anos de duração, e prevê-se a construção e modernização de estradas da segunda cintura de Bissau, designada circular de Bissau e será a segunda saída da capital  .

“O empréstimo em causa será disponibilizado  em parcelas, sendo a primeira num valor de 20 milhões de dólares, com uma taxa de 1 por cento anual reembolsável em 30 anos com um periodo de graça de 10 anos”, lê-se no comunicado enviado à ANG.

A segunda parcela num valor de 23 milhões de dólares com uma taxa de juros de 2,45 por cento cada ano, reembolsável em 15 anos, com um período de graça de 5 anos, respeitando os critérios de concessionalidade exigidos pelo Fundo Monitário Internacional (FMI.

O  acordo foi assinado pelo ministro das Finanças João Aladje Mamadu Fadiá pela parte guineense e por parte do Badea, assinou o seu Director-geral ,Sidi Ould Tah.ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário