quinta-feira, 19 de agosto de 2021

 Comunicação Social /Projeto “Ianda Guiné Djuntu” vai disponibilizar 10 milhões de fcfa ao Sinjotecs para  reforço das capacidades dos órgãos

Bissau, 19 Ago 21 (ANG) – O Sindicato Nacional de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social(Sinjotecs) vai beneficiar de um financiamento no valor de 10 milhões de francos cfa para o reforço de capacidades dos órgãos de comunicação social.

O financiador é o  Projecto Ianda Guiné Djunto e um acordo de parceria para o efeito foi esta quinta-feira assinado, em Bissau, entre as duas partes, para um período de dois anos.

Na ocasião, a Presidente da SINJOTECS, Indira Baldé disse ser um prazer assinar o acordo de parceria com o prejecto Ianda Guiné Djuntu, no valor de dez milhões de francos CFA, que permite ao sindicato desenvolver várias ações, sobretudo a formação dos quadros do sector.

Porque, segundo Indira Baldé é o melhor investimento que se pode fazer para atingir  os objectivos, que passam pela disponibilização ao  pessoal da comunicação social de ferramentas que lhes permitam exercer, de acordo com regras deontológicas e a ética profissional.

Nesse quadro, Correia Baldé adiantou que vão ser promovidas ações
de formação no domónio de gestão dos órgãos de comunicação social e  de divulgação das normas que regulam o funcionamento do sector da comunicação social guineense, nomeadamente Código Deontológico, publicação da lei da Carteira Profissional, entre outras actividades, a serem realizadas até 2023 .

A presidente do Sinjotecs acrescentou que o acordo vai possibilitar a  elabopração do quatro jurídico das Rádios Comunitárias.

“Sabemos que a Guiné-Bissau é pioneira quanto a criação de rádios comunitárias nos países de língua portuguesa, mas até hoje não dispõe de um quadro jurídico que baliza o funcionamento dessas rádios. Com este financiamento vamos poder adoptar os referidos órgãos duma ferramenta que garante o seu funcionamento”, disse Indira Baldé.

O Coordenador da Acção Ianda Guiné Djuntu, Vitor Puerta  disse estar contente com a assinatura dessa parceria, por ser um trabalho que vinha a ser feito desde algum tempo com representantes de diferentes órgãos de comunicação social, através de reuniões nas quais se definiu  nove actividades a serem realizadas, e que o Sinjotecs foi designado Ponto Focal  para execução dessas actividades.

Segundo Vitor Puerta, mais estruturas da classe  estão envolvidas, tais como a Ordem de Jornalistas, Sindicatos de bases dos órgãos públicos e a rede de Rádios Comunitárias.

Puerta destacou que a União Europeia apoia há muito tempo o reforço das capacidades dos profissionais da comunicação social  na construção de uma opinião publica informada e consolidação do Estado de Direito no país. ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário