terça-feira, 24 de agosto de 2021

 Promoção de emprego/Ministério do Comércio e Indústria capacita responsáveis das empresas em matéria de diagnóstico estratégico

Bissau,24 Ago 21(ANG) – O Ministério do Comércio e Indústria leva a cabo a partir desta terça-feira, uma acção de capacitação dos consultores, gabinetes de estudos e responsáveis das empresas, em matéria de técnicas de pré-diagnóstico e diagnóstico estratégico.

 “Pretendemos com a iniciativa capacitar os responsáveis das empresas de forma a poderem funcionar com muita qualidade e permitirem-lhes serem mais concorrenciais no espaço sub-regional africano por causa das zonas livres das trocas comerciais”, explicou Aureliano Marcelino Gomes, que falou em nome da equipa técnica promotora do evento.

Acrescentou que as empresas precisam de estar ao nível das suas congéneres dos países da sub região, assegurando uma performance que, em colaboração com o Governo, possa possibilitar a criação de postos de empregos e  valorização dos produtos agrícolas do país, visando a  redução da pobreza.

Segundo Aureliano Marcelino Gomes, os gestores das empresas serão capacitados em matéria de diagnósticos tendo em conta que, para intervirem, antes de mais, precisam de ter uma ideia clara sobre o ponto de situação e isso se consegue com um diagnóstico sério.

Ao presidir a cerimónia de abertura do evento, o chefe do gabinete  do ministro do Comércio e Industria frisou que o seminário se enquadra nas actividades de relançamento  do Programa Nacional de Restruturação e de Elevação do Nível das Empresas na Guiné-Bissau.

Mamadú Djaló afirmou que visa igualmente a melhoria da competitividade da economia do país, dotando-a de políticas adequadas e planos que concorrem para a valorização da produção local.

“De alguns anos para cá, o sector industrial tem enfrentado enormes dificuldades e por isso, o relançamento dessas actividades irá marcar, sem dúvidas, uma nova etapa no desenvolvimento do sector na Guiné-Bissau”, disse.

Sustentou  que existem razões  para estarem reunidos e, em conjunto, avaliarem a importância do programa para a estratégia industrial que o país deve adoptar no desafio do contexto de globalização económica.

Durante os quatro dias do seminário, os participantes irão debater entre outros, os temas ligados ao mecanismo de restruturação e elevação de nível das empresas, técnicas de pré-diágnósticos e diagnósticos estratégicos das empresas.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário