terça-feira, 17 de agosto de 2021


Cultura
/Ex-director-geral da Cultura exalta a importância de adopção de  Política Nacional  da Cultura

Bissau, 17 Ago 21 (ANG) – O ex-director-geral da Cultura, João Cornélio Gomes Correia , actual chefe de gabinete do Secretário de Estado da Cultura manifestou hoje o seu rigozijo com  o facto de a Guiné-Bissau estar agora a elaborar, de facto,uma Política Nacional de Cultura, volvidos 46 anos de independência.

Cornélio Correia falava à ANG sobre as linhas mestras da Política Nacional da Cultura, documento cuja cerimónia de lançamento público foi recentemente realizado, em Bissau.

ʺSou um dos técnicos que passou há 35 anos a trabalhar na cultura, é um sonho de longa data ter uma Carta da Política Cultural. Várias tentativas foram feitas há 46 anos da independência nesse sentido, e a Guiné-Bissau nunca possui um documento que define onde começar e onde  se pretende chegar no sector da cultural, por falta de atenção merecida”, disse.

Para  Correia, a Carta de Política Cultural é uma prioridade porque é o que define as estratégias, as metas e planos de acções do sector.

Disse  que a Guiné-Bissau é o único país da CEDEAO, da UEMOA e da CPLP que não tinha esse documento.

ʺJá fazemos o lançamento da Carta da Política da Cultura e pedimos as contribuições de todos os autores culturais, abrimos espaço  para ter maior contribuição, e neste momento esse documento está na fase de finalização, em termos de planos de ação e orçamento”, disse.

Segundo Cornélio Correia, depois de todo o trabalho o documento vai  ser  avaliado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO) antes de ser submetido ao Conselho dos Ministros e mais tarde à Assembleia Nacional Popular para aprovação final.

 A Carta de Política da Cultura, segundo Correia,  será muito útil para o sector e o país em geral, e a sua elaboração contou com a participação de  15 técnicos nacionais de diferentes áreas,  e de um consultor  internacional da CEDEAO. ANG/MI/ÂC//SG      

 

    

Sem comentários:

Enviar um comentário