sexta-feira, 13 de agosto de 2021


Obituário
/PGR considera de “grande perda” a morte  do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça

Bissau, 13 Ago. 21 (ANG) – O Procurador Geral da República(PGR) considera de “grande perda” o desaparecimento físico do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça Mamadú Saído Baldé, ocorrido no dia 11 do corrente mês, em Dacar, no Senegal, vitima de doença.

Fernando Gomes falava esta sexta-feira no Aéroporto Internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, aquando da chegada dos restos mortais de Saido Baldé.

ʺA justiça guineense está de luto, é uma grande perda porque Mamadú Saído Baldé era um homem íntegro, um grande técnico na área jurídica, foi Procurador Geral da República, trabalhou vários anos, e é uma pessoa dotado de capacidade e inteligência  incrível. Essa perda é irreparável”, realçou.

Gomes disse estar profundamente triste, porque o malogrado já tinham começado a projectar acções para resgatar a justiça guineense da situação em que se encontra, e que lamenta muito a perda de um amigo e grande figura do poder judicial.

Questionado sobre a decisão do Tribunal de Relação que deu por nula a decisão de impedimento de viagem por ele tomada contra o cidadão Domingos Simões Pereira, Fernando Gomes disse que este é um processo normal mesmo não estando de acordo deve curvar-se perante a decisão do Tribunal.

Garante que a batalha jurídica vai continuar e os processos contra cidadão Domingos Simões Pereira vão continuar os seus trâmites normais, frisando que  o Tribunal decidiu anular o embargo e está decidido pelo que têm de respeitar o veredicto.

O Procurador Geral da República disse que não vai falar dos processos que pendem sobre Domingos Simões Pereira porque constitui segredo de justiça, mas diz que  há vários processos contra o líder do PAIGC, sobretudo no que tem a ver  com os de  natureza de delito económica e financeira que já estavam no Ministério Público antes da sua nomeação.

Após anulação da decissão de Fernando Gomes pelo Tribunal de Relação de Bissau, Domingos Simões Pereira viajou esta sexta-feira para Lisboa.ANG/MI/ÂC//SG

        

   

1 comentário:

  1. So Fernando Gomes os teus 700 milhões que roubaste não vais aprovar inocência para depois ficares limpa. Pergunte para não ficar afingir Povo i ka Lixo

    ResponderEliminar