terça-feira, 17 de agosto de 2021


Covid-19
/Alta Comissaria diz  que semana passada bateu recorde em termos de registo do número de mortos e de novas infecções no país

Bissau,17 ago 21 (ANG) – Alta Comissaria para a Covid-19, Magda Robalo afirmou que a semana passada bateu o recorde em termos de registo do número de mortos associados a pandemia e bem como de novas  infecções, com 11 óbitos e 335 casos positivos.

Em declarações à imprensa, no balanço semanal sobre a evolução epidemiólogica na Guiné-Bissau, Magda Robalo disse que essa situação nunca tinha sido visto desde que os primeiros casos de covid-19 foram diagnosticados no país, em março de 2020.

Segundo a Alta Comissaria, esse número  não inclue os dados do laboratorio nacional da saúde publica, que está com problemas técnicos e não estão disponiveis.

Magda Robalo disse espera que a população cumpra  as medidas de prevenção para que a semana em curso não fosse  pior do que a semana passada.

“Os vírus continuam a circular e continuamos a transmitir as infecções uns aos outros. Continuamos a ter pessoas internadas, já em estado grave, com poucas possibilidade de se recuperar”, informou.

Afirmou que a terceira vaga está a ser pior de que a primeira e segunda, porque o país atinge 15 por cento da taxa media semanal, e que  isto segnifica que 15 em cada 100 guineenses têm o virus de covid-19 activo no corpo.

“Há cerca de dois meses que começamos a ter a duplicidade das taxas de positividade. Na semana 23, a taxa era de 1,7 por cento e antes tinhamos 1,1 por cento e na semana de 25 passamos para 2 por cento e na de 27 subiu para  3, 9 por cento e para hoje estarmos em 15 por cento da taxa de positividade ou seja 15 pessoas entre os 100 testados têm o vírus da covid-19”, revelou a Alta Comissaria Magda Robalo.

Na semana de 09 à 11 de agosto, segundo Magda Robalo, 2,208 amostras foram analisadas entre os quais 335 deles acusaram positivos e houve 11 mortos, sem contar com os dados  do Laboratorio Nacional de Saúde Pública, se não o número seria maior.

Dos 11 mortos registados no país, de acordo com a Alta Comissaria para a covid-19, nove são do Sector Autònimo de Bissau, uma na região de Oio e uma da região de Bafatá.

Relativamente ao número acumulado de óbitos por covid-19, informou que o Sector Autonomo de Bissau está na linha de frente com 54 mortos, seguida pela região de Biombo com 17 vitimas, Bafatá na terceira posição com 13 óbitos registados e dois casos para região de Quinara e Cacheu.

“A faixa etária de 25 à 44 anos constituem o grosso número dos infectados, mas as pessoas acima dos 64 morrem mais e os individuos de 55 à 64 também estão a ser atingidos de uma forma muito significativa”, revelou Magda Robalo quando respondia à perguntas dos jornalistas.

Magda Robalo anuncia a abertura de mais postos de vacinação, contando com apoio de algumas entidades, nomeadamente  a Diocese de Bissau e o Ministério da Educação que colocaram à disposição do Alto Comissariado espaços para instalação de postos de vacinação.

Os postos de vacinação em Bissau passam a funcionar nomeadamente no Liceu João XXIII, Kwame N´krumah e um outro posto junto da Igreja Católica, no bairro de Antula, e perspectiva-se a abertura de um posto próximo do Ministério da Justiça.ANG/LPG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário