terça-feira, 24 de agosto de 2021

 Caso António Indjai/Presidente da Republica rejeita  possibilidades de extraditação  de António Indjai para EUA

Bissau, 24 Ago 21 (ANG) –O Presidente da Republica  Umaro Sissoco Embaló, garantiu  segunda-feira que o ex-chefe de Estado-maior General das  Forças Amrada, António Indjai não será nunca extraditado para os Estados Unidos de America.

Foto Arquivo
 “ As acusações de crime contra António Indjai têm validade apenas nos Estados Unidos da América, não na Guiné-Bissau. Nenhum cidadão guineense será capturado no país para ser julgado noutra parte do mundo. Se um cidadão guineense cometer um crime, o que deveriam fazer é notíficar as autoridades da Guiné-Bissau”, disse Embaló antes de viajar para o Brasil, em visita oficial de seis dias.

O departamento de Estados norte-americanas acusou, na semana passada, António Indjai de envolvimento no “narco-terrorismo, conspiração para importar cocaína, conspiração para fornecer apoio material a uma organização terrorista estrangeira e conspiração para adquirir e transferir misseis antiaéreos para os  rebeldes das FARC da Colômbia”. Os EUA colocaram à disposição de quem fornecer informações que levem à captura de Indjai, uma soma de cinco milhões de dólares americanos.

Os Estados Unidos não têm o direito de colocar à prémio a cabeça de Antônio Indjai por cinco milhões de dólares, porque o general Indjai não é  terrorista”, observou Sissoco Embaló, salientando  que, a existir qualquer acusação, as autoridades judiciais guinenses deveriam ser contactadas.

Umaro Sissoco Embaló admitiu a possibilidade de o  general na reserva ser julgado no país para se provar as acusações proferidas pela justiça
americana, uma vez que também está em causa a imagem da Guiné-Bissau.

Segunda a Constituição da República, artigo 43 , em caso algum é admissível a extradição ou expulsão do pais do cidadão nacional.

ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário