terça-feira, 17 de agosto de 2021


Obituário/Governo considera Carlos Correia de um “gigante da história contemporânea” da Guiné-Bissau

Bissau, 17 Ago 21 (ANG) – O governo lamentou a morte de Carlos Gomes Correia tendo-o considerado de “um gigante da História Contemporânea” da Guiné-Bissau.

O elogio do Governo consta num comunicado à que a ANG teve acesso esta terça-feira, no qual o executivo afirma que, com a morte de Carlos Correia o país  perdeu aquele que fica registado na memória coletiva do Povo como o patriota maior que desde a primeira hora aderiu à causa da libertação nacional e teve o privilégio de pertencer a elíte política do partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde  (PAIGC).

Acrescenta  que Carlos Correia aderiu ao complexo processo de Luta Armada de Libertação Nacional, a partir da República Irmã da Guiné-Conakry, sob a liderança de Amilcar Cabarl, fundador nacionalidade guineense.

“Foi com muita dor, tristeza e profunda consternação que o governo tomou  conhecimento do falecimento do Eng. Carlos Gomes Correia, no dia 14 de agosto, em Bissau, vítima de doença prolongada”, refere o comunicado.

De acordo com o mesmo documento, o Governo considerou o malogrado de um homem simples e íntegro, um agrónomo perfeito, um combatente exemplar, um governante que por diversas vezes, chefiou o governo arredando-se do vil fenómeno de corrupção e dando provas de rigor e boa gestão da coisa pública.

“O Governo encarra o desaparecimento físico de Carlos Correia como uma pesada perda para a Guiné-Bissau, pois, toda a apologia que se possa fazer da sua personalidade conduzir-nos-á à um homem exemplar, que liderou o governo por diversas vezes, que deu provas de rigor e gestão da coisa pública, assim como de um velho que se tornou uma referência incontornável e reserva moral da sociedade guineense”, lê-se na nota.

Pelo seu percurso, segundo o mesmo documento, durante o processo libertador, da construção nacional e no da era da democracia, o Governo deliberou que o funeral de Carlos Correia, distinto Combatente da Liberdade da Pátria e ex-Primeiro-ministro será realizado com honras fúnebres de Estado.

O mesmo comunicado diz que neste momento de profunda tristeza que consterna o país, o governo curva-se perante a memória de Carlos Correia.ANG/DMG/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário