sexta-feira, 13 de agosto de 2021


Política
/Líder do PAIGC viajou hoje para Lisboa ao abrigo da decisão   do Tribunal de Relação

Bissau, 13 Ago 21 (ANG) -  O Presidente do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde PAIGC deixou hoje a capital Bissau com destino a Lisboa, Portugal, depois de o Tribunal de Relação ter publicado no dia 11 do corrente mês, um despacho em que deu por nula a deliberação do Ministério Público que tinha embargado a  viagem.

O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, denunciou no passado dia 23 de Julho de que foi proibido de viajar para Portugal no voo da Euro Atlântic por "ordens superiores", qualificando o acto de restrição das liberdades fundamentais dos cidadãos.

Em declarações hoje a imprensa momentos antes de deixar o país, Domingos Simões Pereira defende que todo o cidadão guineense deve sentir a vergonha  de ter uma pessoa que não honre daquilo que deve ser a sua responsabilidade.

Disse que ninguém pode subtrair os direitos e  liberdades de um cidadão baseado no seu belo prazer.

ʺO que o juiz veio a fazer é o que o Procurador Geral da República devia conhecer, porque a vocação do Procurador Geral é proteger os direitos fundamentais e não ser chamado a ordem por um juiz”, disse.

O líder do PAIGC considera-se um cidadão livre como sempre foi, salientando que se houver, mais uma vez, algum impedimento da sua viagem não seria nenhuma questão de vida ou morte. ANG/MI/ÂC//SG

 

1 comentário: