terça-feira, 24 de agosto de 2021

Covid-19/  Alto Comissariado anuncia  para 25 de Agosto início  da campanha de vacinação  nas regiões do país  

Bissau, 24 ago 21 (ANG) – A Alta Comissária para a Covid-19 anunciou hoje que a campanha de vacinação contra o vírus Sars Cov2 inicia no dia 25 nos Bijagós e progressivamente vai ser realizada em  todas as outras regiões do país cuja população ainda não tomou a vacina.

Magda Robalo  falava durante a habitual conferência de imprensa sobre a evolução epidemiológica da Covid-19 na Guiné-Bissau, e disse que uma equipa vai deslocar-se terça-feira  para dar início ao processo de vacinação nos Bijagós, no dia 25.

Até aqui só eram vacinados populações de Bissau, Biombo e Bafatá.

A Alta Comissária disse que na semana passada foram importadas cerca 400 botijas de oxigênio para servir, não só ao Hospital Nacional Simão Mendes, Bafatá e Biombo, assim como outras instituições sanitárias .

Acrescentou que decorrem  os trabalhos para instalação de uma fábrica de produção de oxigênio no país e disse esperar que na próxima semana seja possível a aquisição do  oxigênio
localmente produzido por uma entidade privada.

Magda Robalo declarou que ainda não há indicações de que  a pandemia  vai abrandar, apesar da redução da taxa de positividade de 15,2 por cento para 11,5.

Considera de muito importante, a taxa de positividade por ser um indicador essencial para medir  a evolução da pandemia, acrescentando que normalmente para estar numa situação controlada é preciso ter o registo de cinco por cento dessa taxa durante duas semanas.

Estamos a evidenciar esforços para aumentar a testagem e a analisar se as pessoas positivas por Covid-19 devem estar isoladas para evitar contactos e  reduzir a possibilidade de transmitir o vírus à  outras pessoas”, salientou.

Informou que, o grupo da faixa etária mais atingido pela Covid-19 ,em termos de infecções, continua a ser o de 25 à 44 anos, mas que a mortalidade mais se verifica entre pessoas  com mais de 64 anos.

Disse que testar é de facto a chave para interromper a transmissão, e que para além dos centros de saúde e das instalações da UDIB, neste momento, faz-se  teste na Clínica Céu e Terra, no bairro militar, e que  todas   são gratuitos.

”Os testes pagos são dos viajantes, mas os testes de controlo e de rastreio são gratuitos”, explicou Robalo.  ANG/LPG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário