segunda-feira, 23 de agosto de 2021

 
Turismo/Asopts-GB apela  associados para pagarem  taxas através de vias legais

Bissau,23 Ago 21(ANG) – A Associação dos Operadores Turísticos e Similares da Guiné-Bissau(Asopts-GB), apelou aos seus associados para pagarem as taxas concernentes ao Fundo do Turísmo e Alvarás de licença de operação, através de vias legais.

Em conferencia de imprensa realizada no último fim de semana, o Presidente da Asopts-GB, disse que o Ministério do Turismo e Artesanato emitiu um despacho datado de 15 de Junho, do ano em curso, em que exige aos operadores turísticos o pagamento das suas dívidas para com o Fundo de Turismo e a actualização de alvarás, num prazo de 60 dias.

Aquele responsável disse no entanto constatar que muitos operadores turísticos estão a ser submetidos ao pagamento das referidas taxas fora de mecanismos legais.

“Peço aos operadores turísticos a colaborarem com todas as acções de cobranças legais, porque de acordo com o Despacho todos os pagamentos devem ser efectuados via banco e mediante a entrega de recibos de pagamento e a Asopst-GB vai fiscalizar o acto de forma a denunciar todos os pagamentos ilegais”, disse.

Jorge Paulo Cabral disse que a Asopts-GB, endereçou uma carta ao Ministério do Turismo e Artesanato, em Outubro de 2020, através da qual pediu  apoios aos seus associados de forma a colmatar algumas dificuldades relacionadas aos atrasados salariais aos trabalhadores, pagamento da energia electrica e internet, e disse ainda que pediu  a  isenção de impostos durante a vigência do período de coronavirus.

A referida carta da Asopts-GB, segundo Jorge Cabral, não obteve  resposta da parte doi Ministério do Turismo e Artesanato, até que foram surprendidos com acções de cobranças que diz ser coercivas, por parte da Inspecção Geral do Turismo.

“Não estamos contra as cobranças e nem tão pouco a proteger os associados em situação de ilegalidade porque reconhecemos que existem muitos estabelecimentos que estão a funcionar sem alvarás e ainda outros com  dívidas de longos anos”, referiu.

Jorge Paulo Cabral sublinhou que pediram ao Ministério do Turismo e Artesanato para ponderarem as suas cobranças relativamente as empresas com situações legais,  nos períodos entre Dezembro de 2019 à Janeiro de 2021, no âmbito do acordo existente entre Asopts-GB e o Governo.ANG/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário