terça-feira, 31 de agosto de 2021

Afeganistão/ Talibã assumem controlo do aeroporto de Cabul após retirada dos EUA

Bissau, 31 Ago 21 (ANG) - Os Estados Unidos da América declararam oficialmente a sua saída militar do Afeganistão, horas antes do previsto.

Segundo o Pentágono, o último avião C17 norte-am
ericano descolou do Aeroporto Internacional Hami Karzai um minuto antes da meia-noite desta segunda-feira, 30 de Agosto (horário de Cabul).

O último avião norte-americano transportou o embaixador dos Estados Unidos da América no Afeganistão, Ross Wilson, e o general Chris Donahue.

Cerca de 20 anos depois, este momento marca o fim da guerra mais longa dos Estados Unidos da América. O confronto começou logo após os ataques terroristas às torres gémeas a 11 de Setembro de 2001.

"Estou aqui para anunciar a conclusão da nossa retirada do Afeganistão e o fim da missão militar para retirar os cidadãos americanos", referiu o general Kenneth McKenzie, em conferência de imprensa.

Apesar disso, McKenzie revelou que o país gostaria de ter retirado mais pessoas: "Não retirámos todos os que queríamos". No total, foram transportados mais de 123 mil civis.

Por sua vez, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, considera que se abriu um novo capítulo de relação entre estes dois países: "Começou um novo capítulo do envolvimento da América com o Afeganistão. Vamos liderar com a nossa diplomacia. A missão militar terminou”.

O Afeganistão fica assim entregue às forças talibã, após duas décadas de presença de tropas estrangeiras no país.

Em Cabul, os talibã celebraram esta vitória com tiros e aplausos e mostraram o seu contentamento através de uma publicação feita no Twitter.

Os últimos soldados americanos saíram do aeroporto de Cabul e nosso país conseguiu a independência total”, disse Zabihullah Mujahid, porta-voz do grupo, nas redes sociais.

O porta-voz dos talibã defendeu ainda que esta é uma lição para o mundo: "O mundo deve ter aprendido a sua lição e este é o momento de apreciar a vitória".

Numa outra entrevista à televisão estatal afegã, o líder dos talibã não descarta a hipótese de pedir ajuda ao Catar ou à Turquia para gerir as operações no aeroporto.

"A nossa equipa técnica irá verificar as necessidades técnicas e logísticas do aeroporto. Se formos capazes de resolver tudo por nós próprios, então não precisaremos de qualquer ajuda. Se houver necessidade de ajuda técnica ou logística para reparar a destruição, então poderemos pedir ajuda ao Catar ou à Turquia", salientou o porta-voz dos Talibã.

O aeroporto de Cabul foi palco de um ataque terrorista na passada quinta-feira, 26 de agosto, reivindicado pelo Estado Islâmico Khorasan, que matou pelo menos 169 pessoas e feriu mais de duas centenas.ANG/RFI

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário