segunda-feira, 30 de agosto de 2021


Comunicação Social
/ Presidente do SINPOPUCS diz que situações dos funcionários em regime de contrato e estagiários vão constituir sua prioridade

Bissau, 30 Ago 21 (ANG) – O Presidente do Sindicato Nacional dos Profissionais dos Órgãos Publicos da Comunicação Social (SINPOPUCS) disse que a situação dos funcionários em regime de contrato ou estagiários e o estatuto remuneratório serão as  prioridades  do seu mandato.

Tiago Gomes falava no acto da tomada de posse dos corpos sociais do (SINPOPUCS), na presença dos Directores gerais dos órgãos publicos, Salvador Gomes, Mamadu Saliu Sané, do Bastonario de Ordem de Jornalistas António Nhaga, da Confederação das Organizações da Imprensa Mamadu Candé e do representante do Conselho Nacional de Comunicação Social entre outros.

Disse que a situação dos trabalhadores dos quatro órgãos públicos de informação e o  estatuto remuneratório deve ser também a prioridade do governo.

Tiago Gomes acusou os sucessivos governos de nunca fazerem algo para garantir um salário condigno, um tratamento médico e medicamentosa, para não dizer uma reforma condigna para os profissionais da comunicação social.

O presidente do SINPOPUCS pediu o envolvimento de todos para, em conjunto ,dizer “basta salário e reforma miseràveis”.

Por outro lado salientou que o SINPOPUCS será um parceiro e interlocutor do governo com o objetivo de encontrar soluções para vários problemas que os órgãos enfrentam.

“A Guiné-Bissau é o único país no mundo em que os órgãos públicos não têm o seu próprio orçamento, daí que o  funcionamento normal dos mesmos é apenas uma mera imaginação”, disse.

Disse que a falta de assistência médica e medicamentosa  levou a perda de vida de muitos profissionais.

O Presidente do SINPOPUCS agradeceu ao Chefe de Estado Guineense Umaro Sissoco Embalo pelo seu empemho para a regularização dos funcionários em regime de contrato ou de estagiário, mas também alerta ao Chefe de Estado de que, já lá vão  quase um ano, em que não se deu nenhum passo para o efeito.

“Um profissional da comunicação deve ser uma pessoa com valores que a sociedade almeja ter. Um homen íntegro, digno com carater e não uma pessoa exposta à manifestações da pobreza a transpor o padrão”, lamentou, prometendo luta sindical para a melhoria das condições para o bom desempenho dos órgãos e da vida dos profissionais, mas acima de tudo um sindicalismo de diálogo comprometido com as seus actos.

Em nome dos Directores gerais dos órgãos públicos da Comunicação Social, o Director-geral da ANG, Salvador Gomes disse que o referido Sindicato deveria ter existido há muito tempo, mas que, as vezes, as vicitudes do país não permitem a conjugação de esforços para o bem comum.

Informou que, o sindicato é um parceiro, porque um director é o primeiro interessado para o bom funcionamento dos órgão, mas ele só não consegue fazer tudo.

“A conjuntura politica e económica mexeu muito com a nossa profissão, fazendo com que os jornalistas destacassem assuntos que não têm o valor de uma Agenda Mínima.”,  lamentou  exortando a direcção do SINPOPUCS para, além de se preocupar com as condições de trabalho e  financeiras,  também que se preocupasse com o que é  publicado  nos órgãos.

Salvador Gomes lamentou ainda o atraso no processo de efectivação dos trabalhadores dos quatro órgãos de comunicação Social público em regime de contrato ou estagiário, e pede que a situação seja tratada com caracter de urgência, uma vez que que há órgãos onde a maioria dos quadros está nessa situação. ANG/LPG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário