terça-feira, 24 de agosto de 2021

Covid-19/ PNUD diz que pandemia aumenta denúncias de abusos e violação dos direitos humanos na Guiné-Bissau

Bissau, 24 Ago 21(ANG) - O Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) revela  que a situação da pandemia aumentou as denuncias de abusos e de violação dos direitos humanos na Guiné-Bissau.

Citado pela Rádio Difusão Nacional, Umar Djaló em representação do PNUD, falava hoje na abertura de uma sessão de  formação dos pontos focais da  recém criada Rede dos Defensores dos Direitos Humanos no país.

“Como sabem as crescentes violações dos direitos humanos resultantes duma abordagem centrada de segurança durante a pandemia e subsequente de estados de emergência levaram a denúncia,  de casos de abusos de autoridades e violações das normas básicas dos direitos humanos por parte das forças de segurança, durante o exercício das suas funções”, revelou.

Por isso, acredita  que esta formação constitui uma oportunidade única para reforçar as capacidades dos pontos focais em matéria de proteção dos direitos humanos, para  responder aos desafios globais que o momento exige.

O Presidente da Rede, Fodé Mané  manifestou a sua preocupação em relação ao recrutamento de agentes da Ordem  para a corporação sem comprimento das regras.

Mané disse ainda que a falta de preparação destes agentes, denominados de auxiliares, tem se evidenciado com recurso frequente  à violência contra a população.

“Hoje,  o grande número dos agentes de defesa e segurança, os que são designados de auxiliares, não têm vinculo formal com o Estado. Significa que  não passaram pelos processos, pelos mecanismos normais de formação para se ingressarem, então não têm domínios da ética deontologia profissional para poderem lidar com a população. O único método que eles  têm é de usar a violência”, disse.

Durante quatro dias, ou seja de hoje até quinta-feira, cerca de 25 activistas dos direitos humanos nas regiões recebem formação sobre a defesa da integridade dos  cidadãos e as formas de fazer as denúncias sobre casos de ilegalidades. ANG/LPG/ÂC//SG
   

Sem comentários:

Enviar um comentário