quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Covid-19/ “SINJOTECS não recebeu 50 milhões de franco CFA do Alto Comissariado”, diz  Indira Correia Baldé

Bissau, 19 Ago 21 (ANG) – A Presidente do Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Socia l(Sinjotecs) Indira Coreia  Baldé negou hoje que o Sindicato tenha recebido 50 milhões de francos cfa do  Alto Comissariado para Covid-19, para realização da campanha de sensibilização contra a pandemia.

A reação de Indira Correia Baldé  à imprensa  ocorreu à  margem da cerimónia de assinatura do acordo de parceria com o Projecto Ianda Guiné Djuntu, realizado esta quinta-feira, em Bissau.

Indira Baldé afirmou que em nenhum momento o Sindicato recebeu um tostão do Alto Comissariado para essa actividade, e diz que são falsas informações segundo as quais o Sindicato recebeu esse montante do AC para a Covid-19.

Disse  que  aquando do inicio da  descoberta das contaminações pelo coronavirus e tendo em conta o impacto que teve nos órgãos, o Sindicato submeteu ao Governo um projecto de 30 milhões francos CFA para campanha de sensibilização.

Esse valor, conforme a Indira Baldé foi utilizado numa gestão conjunta  com o Conselho Nacional de Comunicação Social.

Acrescentou que o montante foi distribuido à todos os órgãos de comunicação social, na qual alguns receberam cerca de um milhão e outros um milhão e meio, acrescentando que, até há aqueles que receberam quatro milhões de francos CFA.

“Porque na altura constatou-se que a economia de alguns órgãos estavam muito fraco. E como contrapartida fora intensificada a  campanha de sensibilização em todos os órgãos de comunicação social sobre as medidas de prevenção”, disse. 

Na segunda inicitiva, o Sindicato, segundo a Indira Baldé,  elaborou e  submeteu ao Alto Comissariado um projecto de 50 milhões, com conhecimento da então Secretaria de Estado da Comunicação Social para realização da campanha de sensibilização contra coronavirus, mas os fundos não foram disponibilizados.

“ Nas vésperas de assinatura do acordo com o Alto Comissariado, algumas  vozes contestaram, e não avançamos para assinatura do acordo de parceria”, afirmou Correia Baldé acrescentando que os responsáveis por essas informações serão responsabilizados em “forum próprio”.

 “Não estamos no Sindicato para enriquecer, estamos no Sindicato para trabalhar com vista a mudar o quadro de comunicação social guineense, apesar de ser  dificil, mas é possivel promover mudança na comunicação social”, afirmou Indira Baldé.

Indira Baldé recomenda aos jornalista a tomarem a vacina contra a Covid-19, “porque o país vive uma intensa terceira vaga da pandemia, evidenciada com o  aumento do exponencial de novas infecções.

Pediu ainda aos jornalistas a cumprirem com as medidas de prevenção, que passa pelo uso de máscaras de proteção individual, lavagem frenquente das mãos com água e sabão, proteção dos microfones e evitar trabalhos presencial para contribuir na redução da propagação do virus da Covid-19 no país.

A Presidente da organização que defende os direitos dos profissionais da comunicação social guineense recomenda ainda  os jornalistas a participarem na sensibilização dos cidadãos sobre a existência e os males da  doença no país.ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário