segunda-feira, 23 de agosto de 2021

 Saúde sexual e reprodutiva/ Técnicos de saúde convidados a empenhar-se mais para a melhoria de atendimento de jovens e adolescentes  

Bissau, 23 Ago 21(ANG) – O Representante do Fundo das Nações Unidas para População disse ser muito crucial o desempenho dos técnicos de saúde para a elevação da taxa de procura de serviços de saúde sexual e reprodutiva por parte de  jovens e adolescentes

Cheick Fall falava na cerimonia de enceramento do ateliê de reforço das capacidades de 30 profissionais de Saúde em matéria de Saúde Sexual e Reprodutiva, organizado pelo Fórum Nacional da Juventude e População FNJP.

Acrescentou que a elevação dessa taxa irá melhorar o nivel de informação e conhecimento dos jovens sobre a educação sexual e reprodutiva, o que lhes leva, segundo diz,  a tomar melhores decisões em relação ao pleneamento do seu futuro e tornarem-se adultos capazes de contribuir para o desenvolvimento do país.

Para realizar plenamente esse papel, de acordo com Cheick Fall, os médicos e enfermeiros necessitam de compreender melhor as necessidades especificas dos jovens e adolescentes, para poderem adaptá-las à qualidade de atendimento e criar um ambiente onde o estigma é reduzido e onde haja um espaço de dialogo entre jovens e profissionais de saúde.

O secretário-executivo do Fórum Nacional da Juventude e População(FNJP), Baite Badjana diz acreditar que os formados sairam com capacidades reforçadas no dominio da saúde sexual e reprodutiva.

“ Esta formação que hoje se encerra não  acaba dentro destes quatro paredes, porque temos a consciência  de que os nossos adolescentes e jovens não são bem atendidos  e bem recebidos nos diferentes centros de saúde”, disse Baite Badjana.

Por outro lado, exortou os formados a contribuirem para a redução dos problemas ligados a violência baseada no género,  a taxa de incidência do VIH/Sida, acentuada nessa faxa etaria, e a gravidez precoce e indesejada, e a mortalidade materna infantil no país.

Em nome dos formandos, Artelia Indequi prometeu a partilha dos conhecimentos adquiridos durante os três dias de formação com colegas de trabalho.

Artelia Indequi disse que as informações recebidas vão lhes permitir  contribuir na restruturação dos centros de saúde onde cada participante trabalha, para satisfazer a necessidade de melhorar a qualidade de atendimento dos pacientes.

Garantiu que vão reforçar o cumprimento da ética médica e da enfermagem.

Durantes os três dias de acção de reforço de capacidade, os participantes abordaram vários assuntos, nomeadamente a ética na atenção médica e de enfermagem, comunicação em saúde Sexual e Reprodutiva entre outros.ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário