segunda-feira, 23 de agosto de 2021

                           
  Comunicação social/ Órgãos públicos criam  sindicato

Bissau, 23 Ago 21 (ANG) – O xadrez da Comunicação social da Guiné-Bissau tem novo sindicato para profissionais afectos aos órgãos públicos, ou seja a Agência de Notícias, Jornal Nô Pintcha, Radiodifusão Nacional e Televisão da Guiné-Bissau.

Trata-se do Sindicato Nacional dos Profissionais dos Órgãos Públicos da Comunicação Social (SINPOPUCS), cujo o registo no Notariado nacional ocorreu no passado dia 23 de Julho, mas só esta segunda-feira tornado público através de um comunicado à imprensa.

Em entrevista exclusiva à ANG, o Secretário Interino do SINPOPUCS disse que a criação dessa organização visa encontrar soluções para todos os problemas dos trabalhadores afetos ao quatro órgãos estatais.

Alfredo Saminanco adianta que, ainda esta semana, os orgãos directivos do sindicato, eleitos em Abril de 2020, vão  tomar posse, e que o presidente do SINPOPUCS é Domingos José Gomes, camara-men na TGB.

Saminanco, jornalista do Jornal Nô Pintcha disse  que após a tomada de posse, o próximo passo será a apreciação  da proposta do  Estatuto Remuneratório, já  entregue  ao Ministério da Comunicação Social, e que deve passar pelo Conselho de Ministros e sua eventual aprovação  pela Assembleia Nacional Popular, “porque os jornalistas e técnicos dos quatro órgãos públicos ganham muito mal”.

O Estatuto remuneratório dos órgãos públicos da Comunicação Social divide os jornalistas e técnicos em três níveis: 1 , 2 e 3, e proprõe que o vencimento base do primeiro nível seja de 600 mil francos cfa, o segundo nível deve auferir um vencimento correspondente a 85 por cento do  1º nível e o 3º nível deve ganhar o correspondente a 75 por cento do salário do 1º nível.

Saminanco pede união aos profissionais dos referidos órgãos e diz que “so com a união é que podemos vencer essa batalha”.

Na defesa da classe jornalística, O SINPOPUCS vai se juntar ao Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social(Sinjotecs) a Ordem dos Jornalistas e  a Confederação das Organizações Sindicais de Imprensa(CONSAI). ANG/JD/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário