terça-feira, 24 de agosto de 2021

 Covid-19/ Alto Comissariado pede ao governo para decretar recolher obrigatório entre as 20h e 05h da manhã, a partir de quarta-feira

Bissau, 24 Ago 21 (ANG) – O Alto Comissariado para a Covid-19  recomenda ao governo a decretar o recolher obrigatório entre as 20h e as 05h da manhã, a partir de 25 de Agosto, e por um período de  15 dias.

A informação consta no comunicado à imprensa do Alto Comissariado à que a ANG teve aceso hoje.

O Alto Comissariado justificou a medida com o registo de 1500 novos casos de infecção apenas em um mês ou seja entre 18 de Julho e 22 de Agosto.

Sustenta que  este número correspondente a 27 por cento de todos os casos de Covid-19  já diagnosticados no país, desde o inicio da pandemia em Marco do ano passado.

 Durante esse mesmo período, conforme o Alto Comissariado, um total de trinta (30) cidadãos guineenses perderam a vida devido à Covid-19, representando um terço (33 %) de todas as mortes desde o inicio da pandemia.

 O Alto Comissariado informou ainda que a taxa de positividade triplicou num período de três semanas, passando de 5,3 por cento para 15,1 por cento.

Afirma que  esta “evolução dramática” apela  novas medidas de contenção rigorosas,  para além das medidas já em vigor, pelo que recomenda ao governo a instauração de recolher obrigatório a partir de quarta-feira(25) e  por um período de 15 dias e da cerca sanitária regional.

Durante  a semana de 16 a 22 de Agosto, foram registado 395 novos casos de infecções pelo vírus Sars-Cov2 e 13 óbitos, contra 335 e 11 respectivamente, durante a semana precedente.

O país contabiliza agora um total acumulado de 103 mortos,  5.518 casos de infecções, em 89.236 testes realizados, 4.592 pessoas foram declaradas como recuperadas.

A entidade que luta contra a doença na Guiné-Bissau reitera o apelo  à população para contribuir, de forma ativa e responsável, para que seja possível estancar  a progressão da pandemia, cumprindo as medidas estipuladas, e fazer-se vacinar.

Numa entrevista segunda-feira à TGB, estação pública de televisão, Magda Robalo lamentou que o principal problema de combate a pandemia se deve ao comportamento da população guineense.

Referiu-se ao uso incorreto de máscaras, desrespeito às  medidas de prevenção por pessoas adultas e figuras públicas, e desinformações sobre a existência da doença, entre outros comportamentos que considera “incompreensíveis”.

“Como é que pode acreditar que uma doença que está a matar pessoas em todo o mundo não esteja a ser reconhecida
como tal na Guiné-Bissau”, interroga a médica que disse estar satisfeita com a procura popular da vacina, que se verifica  actualmente em Bissau. ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário