quinta-feira, 19 de agosto de 2021

CAN-2022/Benelivio Cabral Insali acredita que a Guiné-Bissau pode chegar as meias finais dessa competição

Bissau, 19 Ago 21 (ANG) – O comentarista desportivo e  ex-candidato a Presidência de Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Benelivio Cabral Insali disse hoje acreditar que a Guiné-Bissau, apesar ter muitos aspectos a melhorar na sua selecção nacional de futebol, atingirá as meias finais do Campeonato Africano das Nações CAN-2022, a ter lugar nos Camarões.

Benelívio Cabral Insali reagia hoje à Agência de Notícias da Guiné (ANG), sobre o sorteio da CAN-2022 divulgado na terça-feira, em Yaoundé, capital camaronesa, pela Confederação Africana de Futebol (CAF), que colocou a Guiné-Bissau  no Grupo D, conjuntamente com as seleções da Nigéria, Egipto e Sudão.

Insali disse que a Guiné-Bissau cresceu bastante em termos de competições e  que agora resta combater alguns aspectos de base para que bons resultados possam aparecer.

“Não vou negar que na verdade o país já deu um passo importante no que tem a ver com a sua participação nos últimos tempos no CAN, mas, na verdade é preciso que seja feito um trabalho de base devidamente como por exemplo, trazer atletas à altura para representar a Selecção Nacional, e de igual modo, o governo assumir as suas responsabilidades em termos de criar condições  a selecção, para que continue a crescer”, defendeu Benelívio.

Para o comentarista, o governo tem todo o direito de exigir a Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB) a trabalhar nesta terceira representação do país no CAN, com o objectivo de atravessar a primeira fase, e tentar alcançar outras fases da prova, e diz que  para isso acontecer, é importante que o governo saiba que deve investir fortemente na própria selecção.

No que se refere a entrada da Selecção Nacional na fase do grupo para a eliminatória do próximo Mundial-2022 de Qatar, Benelívio Cabral Insali disse que o país está muito fraco em termos de relações exteriores desportivo, apontando a relação como chave de desenvolvimento do futebol a nível mundial.  

“Recordem bem que a Guiné-Bissau no mês de junho de corrente ano, não conseguiu cumprir com os quatro jogos de preparação agendado no calendário da FIFA, apesar dos atletas terem sido convocados para o estágio de 15 dias num dos hotéis do país, e realizaram alguns treinos, mas mesmo assim, a situação não passa de um fracasso demostrados pelos responsáveis do desporto nacional”, disse o analista.

Acrescentou que estando a  Guiné-Bissau num grupo integrado pelo Marrocos, Guiné-Conacri e Sudão, no apuramento para a Copa do Mundo, e jogando  fora de casa, isso representa uma grande desvantagem para os Djurtus.

Defende que o  governo deve melhor a situação de Estádio Nacional 24 de Setembro, antes que o segundo jogo da turma nacional seja realizado.

Segundo  Benelívio, é necessário reforçar a  selecção com  jogadores fortes e competitivo.

 “Não sou pessimista para negar que a caixinha de surpresa  existe no futebol, mas a grande verdade é que a organização, trabalho e boa estruturação  trazem bons resultados”, disse o comentador Benelívio Insali.ANG/LLA/ÂC//SG         

Sem comentários:

Enviar um comentário