quinta-feira, 19 de agosto de 2021


Saúde
/FNJP e FNUAP capacitam 30 profissionais de saúde em matéria de saúde sexual e reprodutiva

Bissau, 19 Ago 21 (ANG) – O Fórum Nacional da Juventude e População (FNJP)  em parceria com Fundo das Nações Unidas para População(FNUAP) capacitam 30 profissionais de Saúde, entre médicos e enfermeiros, em matéria de saúde sexual e reprodutiva, ao nível de sete regiões sanitárias do país nomeadamente, Bubaque, Bolama, Quinara, Tombali, Gabu, Bafatà e Sector Autónomo de Bissau.

Durante três dias, os profissionais vão discutir sobre a saúde sexual e reprodutiva/direitos sexuais e reprodutivas, comunicação em saúde, género em saúde, medicina como ciência e arte entre  outros temas.

No acto da abertura da cerimónia subordinado ao lema ʺ Jovem com Jovem se Entendemʺ, David Peda, em representação do secretário do Estado da Juventude e Desportos, considera o acto de grande valor, uma vez que a estratégia que aquela instituição tem vindo a desenvolver tem como centro a juventude.

Disse que a juventude da Guiné-Bissau constitui uma força motora para o desenvolvimento, pelo que essa força não pode ser deturpada de nenhuma maneira com doenças que mais tarde podem causar transtornos no processo do desenvolvimento.

ʺEstamos dispostos a lutar contra todos os males que prejudicam a saúde da nossa juventude São prioridade das prioridades determinadas pela Secretaria de Estado da Juventude, e peço à todos os formandos aqui presentes que aproveitem, no máximo, todos os capítulos e itens que vão ser ministrados durante estes dias de formação, e que tirem proveitos valiosos para serem aplicados na pratica”, disse.

Segundo o  Secretário Executivo do Fórum Nacional da Juventude e População(FNJP) Baite Badjana  esta sessão de capacitação tem por objectivo apoiar os jovens no acesso aos  serviços de saúde sexual e reprodutiva para melhor orientação visando uma vida sexual reprodutiva de qualidade.

Garantiu que a sua organização vai continuar a trabalhar neste molde com a esperança de ver um dia a Guiné-Bissau livre do VIH/SIDA.

Para Analione Lopes, representante do FNUAP, a firmação é extremamente importante para o futuro dos jovens e desenvolvimento do país em geral.

Melhor atendimento para jovens, segundo Analione Lopes, pode melhorar a taxa de solicitação de serviços de saúde  sexual e reprodutiva por parte da camada juvenil.

Lopes garantiu que vão continuar a trabalhar juntos para eliminar todos os obstáculos que impedem  os jovens de aceder aos serviços sexuais reprodutivo, para assim contribuir para um futuro onde toda a gravidez é desejada e todos os partos serão seguros. ANG/MI/ÂC//SG    

  

     

                 

Sem comentários:

Enviar um comentário