segunda-feira, 30 de agosto de 2021

 Covid-19/Alta Comissária considera de “grave” situação da pandemia no país

Bissau, 30 Ago 21 (ANG) - A Alta Comissária para  Luta Contra Covid-19 considerou no fim-de-semana  de “grave” a situação da pandemia no país uma vez que os casos estão a aumentar consideravelmente.

Magda Robalo fez esta consideração em declarações à imprensa, a saída de uma reunião mantida no Domingo com o Presidente da República, na companhia do ministro de Estado do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé.

O encontro com Umaro Sissoco Embaló serviu-se para o balanço e análise sobre aplicação das medidas constantes no último Decreto que institui Estado de Calamidade com  medidas mais restritivas de circulação, e aos direitos e ganrantias de cidadãos na prevenção de Covid-19.

 “Queremos dizer ao povo guineense em geral  que reconhecemos que essas medidas não são fáceis, sabemos também que as mesmas têm grandes impactos negativos na vida da população guineense,  mas é necessário ter a paciência e compreenção, uma vez que os casos de Covid-19 estão a aumentar consideravelmente no país”, disse Robalo.

Segundo Magda, actualmente está a circular o novo tipo de variante no país que é a  Delta  e  a Guiné-Bissau   se encontra na terceira vaga da pandemia da Covid-19, que na, realidade é “muito pior” que a primeira e segunda vaga.

Aquela responsável revelou que de momento estão internados 44 pessoas por  covid-19 e que o país não tem grande capacidade de tratar e internar os casos de Covid-19.

“A nossa capacidade de produção de oxigénio é muito baixa, por isso, importamos o oxigénio frequentemente  do Senegal e também o número dos mortos estão a aumentar cada vez mais devido a intensidade de contaminação do variante Delta”, disse a Alta Comissária.

Magda Robalo apelou o respeito e cumprimento às  medidas de prevenção de Covid-19, de modo a evitar com que “o pior” aconteça na Guiné-Bissau.

Por sua vez, o ministro de Estado do Interior Botche Candé garantiu que a instituição que derige fará  tudo para ajudar no cumprimento das medidas preventivas que constam no Decreto de Estado de Calamidade.

Botche Candé sublinhou que a missão do Ministério de Interior é de proteger o seu povo e que assim sendo, vão cumprir com as suas obrigações, tendo apelado a colaboração do povo no cumprimento das medidas de prevenção de Covid-19 de forma a evitar mais casos de contaminação. ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário