quinta-feira, 21 de julho de 2011

Politica



PM Exige MP abertura de Inquérito Sobre Violência Durante Marcha da Oposição

Bissau, ANG – O Primeiro-Ministro exigiu ao Procurador-Geral da República (PGR), a abertura de um inquérito para apuramento dos responsáveis pelo arremesso de pedras contra um familiar de Carlos Gomes Júnior, durante a marcha organizada terça-feira pelos partidos da oposição.

Em comunicado à imprensa, o chefe do governo disse condenar “o clima de ódio e violência” dos promotores da marcha que alegadamente teriam usado palavras de ordens insultuosas e anti-democráticas,

Carlos Gomes Jr.
Segundo informações recolhidas pela ANG, teria sido a altura da dispersão da marcha que um grupo de indivíduos participante arremessaram pedras contra a esposa do PM, acto que o gabinete da prematura qualificou de “atitude clara de provocar ofensas corporais graves” contra a mesma”.


O documento prossegue afirmando que tais atitudes são susceptíveis de provocar uma deriva grave na ordem política e social no país e põe em causa os esforços e sacrifícios que o povo da Guiné-Bissau vem consentindo para salvaguardar a estabilidade e a paz reinantes.

A nota condena o facto dos participantes na marcha, por supostamente “enveredaram pelo caminho de insulto fácil e cobarde, enlameando o nome de figuras de Estado e simples cidadãos, sem o menor dos fundamentos, apenas movidos pela ânsia do poder”.

O documento exige ainda ao PGR como representante do Ministério Público e titular de acção penal, que abra inquéritos que visem o apuramento das graves acusações dirigidas ao Primeiro-Ministro, que se reserva o direito de perseguir criminalmente os autores de tais acusações, que (…) mais não pretendem do que atingir o poder de forma inconstitucional e anti-democrática.

“O Gabinete do Primeiro-Ministro, através do seu comunicado de imprensa, assegura a todo o povo da Guiné-Bissau que não existe e nem existirá nenhuma acusação formal contra Carlos Gomes Júnior pela prática de crimes de sangue”.

ANG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário