quinta-feira, 28 de julho de 2011

Social


Primeira -Dama Considera Positiva Sua Visita Oficial à Portugal

Bissau, ANG – A Primeira-Dama da Guiné-Bissau, Mariama Mané Sanha, considerou de positiva a sua primeira visita oficial que efectuou de 11 à 14 do corrente mês à Portugal.

Em conferência de imprensa realizada no dia 27, sobre o balanço da referida visita, Mariama Sanha afirmou que durante a sua estadia em terras lusas, rubricou 7 protocolos de parcerias com as instituições congéneres em Lisboa e no Porto em proveito do povo guineense e da Fundação Ninho de Crianças.

Disse que graças aos acordos assinados, a Fundação Ninho de Crianças vai beneficiar brevemente de 30 incubadoras para os hospitais do país bem como 11 contentores contendo diversos materiais que serão oferecidas para as crianças mais carenciadas e ao povo da Guiné-Bissau em geral.

“Se tudo correr como previsto, os referidos materiais chegarão ao país o mais tardar até o mês de Setembro próximo”, garantiu.

O chefe de Gabinete da Primeira-Dama que integrou a sua comitiva, disse que logo a chegada à Portugal, efectuaram uma visita à Universidade Lusófona onde foram recebidas pelo seu Reitor, seguido de uma Sessão Solene onde a Primeira-Dama usou da palavra.

Queba Jaite revelou que o Reitor da Universidade Lusófona comprometeu-se a ajudar os jovens guineenses na formação naquela instituição do ensino superior.

Seguidamente a Delegação da Primeira-Dama deslocou-se para o Porto onde mantiveram um encontro de trabalho com os responsáveis da Câmara Municipal local.

Disse que assinaram um acordo com a Associação “Quelis” que coordena todas as acções de solidariedade no norte de Portugal para o apoio a Fundação Ninho de Crianças na angariação de fundos em prol dos mais carenciados.

Jaite sublinhou ainda que mantiveram encontros no Paço do Conselho Municipal da Viana de Castelo onde foi rubricado acordo de parceria e seguido de uma visita à escola Moncerrate.

A delegação da Primeira-Dama visitou a Universidade de Minho, onde o seu reitor comprometeu-se a entabular parcerias com a Fundação Ninho de Crianças e abrir as possibilidades para mais bolsas de estudos para os jovens guineenses.

ANG/ÂC

 

Sem comentários:

Enviar um comentário