quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Banco


Incêndio destrói dois grupos geradores do Ecobank

Bissau, ANG - Os dois grupos geradores que abastecem o edifício do filial do grupo bancário “Ecobank”, sito na rotunda da “Chapa de Bissau”, ficaram hoje completamente destruídos em decorrência de um violento incêndio que deflagrou na casa de maquinas.

Segundo Tino Té, uma testemunha que jura ter presenciado o deflagrar do sinistro, tudo teria começado a partir de um curto-circuito que fez atear em chamas um charco de gasóleo derramado no chão da casa das máquinas.

“O fogo ganhou proporções rapidamente e os extintores utilizados pelas pessoas presentes na altura revelaram-se inúteis”, prosseguiu ainda Tino Té que a, acrescentou que o fogo veio a ser extinto graças a intervenção de transeuntes que deitaram agua nas chamas. Os bombeiros chegaram ao local quando as chamas já estavam controladas.

A falta de agua foi a justificação dada pelos elementos dos Bombeiros Humanitários de Bissau (BHB), que acudiram ao local do sinistro, pois segundo Domingos Insali, Chefe de Departamento Táctico Operativo daquela corporação.

“É muito lamentável esta situação. Imagine que uma instituição como a nossa com carros sem agua. Diligencias que efectuamos ontem para abastecer as viaturas para prevenção revelaram-se infrutíferas devido a crise de água que se verifica actualmente no país”, deplorou Domingos Insali.

Por outro lado, o Chefe de Departamento Táctico Operativo dos BHB teceu duras críticas aos edificadores da referida casa de geradores, pois, apesar da existência de ventilação, ela possui apenas uma única porta de entrada o que dificultou a acção dos Bombeiros.

“Em caso de incêndio as pessoas devem utilizar o extintor correctamente, por isso é necessário que tenham conhecimento da maneira de lidar com o mesmo em caso de incêndio” explicou Domingos Insali para criticar a ineficácia da acção dos extintores utilizados pelo funcionários do banco logo no inicio da tragédia.

Em termos de prejuízos verificados, o Director substituto do filial do Ecobank em causa afirmou não estar em condições imediatas de os calcular, contudo, explicou que será aberto um inquérito para apurar as causas do sinistro, como forma de prevenir para o futuro.

Nadeem Cabral D´Almada, agradeceu os transeuntes que ajudaram no combate ao incêndio e estendeu a sua gratidão a corporação dos BHB e dos bombeiros de Agencia para a Segurança de Navegação Aérea em África e Madagáscar (ASECNA) que operam no aeroporto “Osvaldo Vieira, que também juntaram-se aos colegas.

Exortou aos utentes do banco “Chapa de Bissau” para que tenham calma perante a possibilidade de encerramento nestes dias deste filial, pois serão atendidos nos balcões de outras agências daquela companhia bancária.

ANG/LPG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário