terça-feira, 15 de novembro de 2011

Telecomunicações




 
Bissau acolhe 5ª reunião da COFTEL

Bissau, ANG – A quinta Conferencia dos Operadores e Fornecedores de serviços de Telecomunicações (COFTEL) dos países membros da União Económica e Monetária Oeste Africana, (UEMOA), teve inicio hoje em Bissau com o objectivo de validar os documentos da rede única de telecomunicações do espaço da União.

Mesa que presidiu a cerimónia de abertura
A cerimonia de abertura foi presidida pelo Ministro das Infra-estruturas, que na altura recordou que a COFTEL foi instituída em 2007 em Cotonou, Benin, pelo no período decorrido até aqui, os operadores e fornecedores de serviços das telecomunicações dos países membros da UEMOA vincaram respectivos interesses por esta instituição.

“A assinatura do protocolo de entendimento por este último em todos os países membros da UEMOA, pagamento das suas contribuições e participação activa nas reuniões precedentes, provam isso”, salientou José António da Cruz Almeida.

O Ministro falou das profundas mutações verificadas no sector das telecomunicações a nível internacional e lembrou que com a franca evolução tecnológica, a privatização das estruturas de telecomunicações, a entrada de novos actores e a exigência cada vez mais dos consumidores, o domínio de actividade deverá fazer face aos novos desafios.

“Isso requer uma organização mais intensa e uma maior responsabilidade dos operadores e fornecedores de serviços das telecomunicações” lembrou este responsável que exortou a todos para trabalhar para que a COFTEL seja o elo que permitira reforçar a coordenação e a cooperação entre os Estados membros.

Assistência atenta durante os discursos de abertura
A concluir manifestou sua convicção de que sairão deste encontro resoluções que vão promover o mercado comum e favorecer o acesso das populações aos serviços das telecomunicações, tais como os de derivados do “3G e 4G”, justamente tema da presente conferência.

Por sua vez, o Comissário da UEMOA encarregue do departamento do Desenvolvimento de empresas, de telecomunicações e de energia agradeceu as autoridades guineenses pela organização deste encontro e salientou que tal significa a adesão e aproximação do país no desenvolvimento comunitário das telecomunicações.

Alain Faustin Bocco disse que a comissão exorta os países membros a transformarem o COFTEL em veículo tecnológico que antecipa todas as evoluções rápidas que conhecem o sector das telecomunicações para que se possa fazer uso dele na zona da UEMOA.

Por outro lado, para além de anunciar várias iniciativas da comissão da UEMOA no sentido de dinamizar o sector das telecomunicações dos países membros, lamentou que a sub-região conhece a taxa de utilização de Internet das mais fracas do mundo pelo que o COFTEl vem preencher lacunas conducentes a inverter esta realidade.

Por fim o Director-geral da Guiné-tel lembrou que perante um mundo em constante mutação, é tempo dos países membros da união instituírem um espaço do género para em conjunto reflectirem e darem resposta adequada as respectivas preocupações para beneficio dos respectivos povos.

Foto familia dos participantes de todos os paises da UEMOA
“O desenvolvimento das telecomunicações é a base de todos os outros sectores dos nossos países membros”, notou Malam Fati que defendeu que a coordenação e cooperação de operadores e prestadores de serviços de telecomunicações exige de todos o estabelecimento de um quadro regular propício a livre concorrência.

Informou que a presente reunião servirá para estabelecer as bases para um dialogo permanente entre os sectores de telecomunicações dos países da União, a fim de promover o acesso dos serviços as pessoas e constitui uma alavanca para melhorar as relações entre os operadores e serviços do sector em epigrafe.

A COFTEL nasceu em 2007 em Benin, país este que voltou a acolher a segunda reunião desta instituição no ano seguinte, ou seja, 2008. Já em 2009 Burkina Faso foi o palco do encontro de género e em 2010 a vez coube a Costa do Marfim.

ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário