quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Iluminação Pública

UNIOGBIS oferece materiais de iluminação pública solar a CMB

Bissau, ANG – A Câmara Municipal de Bissau (CMB) recebeu, no passado dia 25, a segunda parte de materiais e equipamentos de iluminação pública, constituído por quarenta candeeiros doados pelo UNIOGBIS.

Um dos postes de iluminaçao pública
A cerimónia da entrega decorreu no largo da Câmara Municipal de Bissau, e contou com presença de membros do governo, da sociedade civil, das ONG, s e dos parceiros do desenvolvimento da Guiné-Bissau.

O acto viria a terminar com a inauguração de dois postes de iluminação pública solar no âmbito do Programa de Segurança Pública (PSP), do governo guineense em colaboração com o Gabinete Integrado da ONU para o Apoio à Consolidação da Paz na Guiné-Bissau.

Na altura, a ministra da Economia, do Plano e da Integração Regional, classificou o projecto de muito importante para o executivo, na sua estratégia de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e do reforço da segurança na cidade de Bissau.

 O Presidente da CMB alertou os citadinos da capital para a necessidade de conservação dos candeeiros da iluminação pública ora beneficiado, assim como os sinais de trânsito e semáforos colocados nas ruas da cidade.

“São equipamentos que ajudam na orientação da circulação dos transeuntes e viaturas, proporcionando a ambos uma maior segurança rodoviária”, lembrou Armando Napoco defendendo que não podem ser danificados ou roubados.

Aquele responsável exortou a todos a serem vigilantes e, por outro lado, pediu aos responsáveis das Agências de Segurança e de outros serviços de vigilância para darem orientações claras aos seus agentes de serviço nos diferentes estabelecimentos para alertarem de imediato a Esquadra da Polícia mais próximo, caso constatarem movimentos suspeitos nos postes de iluminação.

“A construção do país é um processo longo, que é da responsabilidade de gerações, por isso temos a obrigação de proteger o bem público, principalmente para um projecto inovador como esta, que deve ser bem sucedida para poder incentivar mais financiamentos”, aconselhou o Presidente da Câmara Municipal de Bissau.
Vista parcial da Av. Domingos Ramos
Para o representante do UNIOGBIS o projecto foi possível graças ao esforço das autoridades nacionais e dos seus parceiros e fruto de paciência e de perseverança e ainda de um bom trabalho de equipa.

“Não tenho dúvida de que, com estes candeeiros, os cidadãos da cidade de Bissau terão maior segurança e vai permite aos parceiros definir mais apoios técnicos e financeiros para ajudar a Guiné-Bissau” prometeu Joseph Motaboba.

Em nome dos moradores da avenida Domingos Ramos Albano Barai exortou os habitantes da capital para estarem atentos contra possíveis roubos ou actos de vandalismo contra as lâmpadas.

Lançando há um ano, com o apoio do UNIOGBIS, o projecto vai na próxima fase contar com ajuda da Embaixada da China e para tal são aguardados cerca de cento trinta novos candeeiros públicos.

ANG/LPG, LLA

Sem comentários:

Enviar um comentário