quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Saúde pública/Presidente da República recomenda bom uso do Serviço da Telemedicina lançado no Hospital Militar Principal

Bissau, 04 Dez 24 (ANG) - O Presidente da República recomendou esta quarta-feira o bom uso do Serviço da Telemedicina lançado hoje no Hospital Militar Principal  através do Projeto Novo Horizonte para Especialidades e Telemedicina na Guiné-Bissau.

Umaro Sissoco Embaló fez a  recomendação ao presidir a cerimónia de inauguração do Serviço de Telemedicina , lançado através do Projeto Novo Horizonte, graças as relações de cooperação e amizade entre Guiné-Bissau e Portugal.

O Presidente da República considera o Projeto Novo Horizonte de um “grande passo” para melhorar o Sistema de Saúde da Guiné-Bissau, uma vez que, segundo ele, o mesmo serviço vai cuidar de muitas tarefas, dentre as quais a realização de tac, raio X, mamografia, cardiologia, oftalmologia, dermotologia, ecografia, tomografia, entre tantas.

“Este serviço não irá beneficiar apenas os ministros, mas sim o povo guineense no seu todo. Por isso, devemos dar mais atenção às coisas que podem progredir a nossa sociedade com o objetivo de alcançar o desenvolvimento interno”, referiu o Presidente da República.

Por sua vez, o ministro da Defesa Nacional, Dionísio Cabi revelou que, até ao  momento, teriam  sido  investidos um milhão e cento e treze mil euros para a aquisição dos materiais e equipamentos que vão melhorar, significativamente, a capacidade do Hospital Militar  Principal da Guiné-Bissau.

Cabi disse que o  projeto foi concretizado graças a colaboração do Instituto Marquês de Vale Flôr,  Instituto Camões e os militares portugueses e que, por isso, aproveita a ocasião para endereçar um agradecimento especial aos mesmos pelo apoio prestado.

Dionísio Cabi agradeceu ainda o  apoio prestado pela Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau, pela União Europeia, pelo Chefe do Estado da Guiné-Bissau, Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas.

O  Projeto Novo Horizonte terá uma duração de dois anos, com a possibilidade de renovação no futuro, de modo a promover o bem-estar para povo guineense em geral.

“A Telemedicina nos oferece um grande avanço na construção de um futuro mais saudável e próspero para o nosso país, pois vai fazer a diferença na progressão da saúde e bem-estar da população”, disse Cabi. ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário