sexta-feira, 1 de agosto de 2025

 Angola/ Promotor da greve dos taxistas detido pelo Serviço de Investigação Criminal

Bissau, 01 Ago 25 (ANG) - O vice-presidente da Associação da Nova Aliança dos Taxistas (ANATA) de Angola, Rodrigues Catimba, foi detido, ao cair da tarde de quinta-feira, em Benguela, região oeste do país, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).

A denúncia é da irmã mais velha do activista, Mariaque Catimba, que alega desconhecer, actualmente, o paradeiro do promotor da greve dos taxistas. A ANATA foi a organização promotora da paralisação dos serviços de táxi.

Centenas de pessoas suspeitas de actos de vandalismo foram detidas , quinta-feira,  em Benguela, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), na sequência da paralisação dos taxistas contra o aumento do preço dos combustíveis.

Entre os detidos, consta o vice-presidente da Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola, Rodrigues Catimba, que foi retirado da residência da sua mãe, por homens armados afectos ao Serviço de Investigação Criminal, segundo a irmã mais velha do responsável, Mariaque Catimba.

“Eles vieram armados. Quando chegaram deram um pontapé na porta, porque a porta estava um pouco encostada. Disseram 'vamos ir armados, pode ser que ele vá refilar'. Pegaram no meu irmão e meteram-no no carro. Uma carrinha assim castanha. Pegaram no meu irmão e meteram-no lá. Trouxeram o carro e puseram o meu irmão aí”, disse a jovem.

Mariaque Catimba revela que o Serviço de Investigação Criminal nega dar explicações à família sobre o paradeiro do líder associativo.

“Quando vou ao SIC, eu vi o carro e vi muitos agentes dentro do carro. Eu quero saber em que cela o meu irmão está ou em que gabinete, para eu saber. Eu fui atrás do moço que estava em casa. 'Oh moço, você que estava em casa aonde está o meu irmão? Vai lá atrás daquele moço e vai lá perguntar-lhe”, desabafou a jovem desolada.

De acordo informações de várias organizações cívicas, as detenções a jovens e activistas, no rescaldo da greve dos taxistas, prosseguem um pouco por todo o país, sobretudo em Luanda. ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário