quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Reconhecimento/ Ministro do Interior  recomenda cumprimento  do acordo assinado com motoristas

Bissau,18 nov 20 (ANG) - O ministro do Interior Botche Candé advertiu quarta-feira aos agentes reguladores de trânsito para cumprirem “escrupulosamente” o acordo firmado com a Federação das Associações dos Motoristas da Guiné-Bissau que permitiu o levantamento da greve de cinco dias.

De acordo com a Rádio Capital, a advertência de Botche Candé foi feita na cerimónia de reconhecimento pelo colectivo de jovens visionários para as acções concretas do trabalho levado ao cabo pelo ministro do Interior naquela instituição. O grupo também agraciou o  ministro da Educação Nacional pelas mesmas razões.

Na ocasião, Candé promete punir qualquer Policia de Trânsito que praticar actos ilícitos nas vias públicas.

“Hoje em dia, após a greve, não se vê nenhum policial nas estradas do país, controlando as viaturas ou aplicando multas na base da lei e de forma irregular, porque estão a cumprir exatamente o acordo assinado entre o governo e a Confederação de Motoristas”, disse.

Por outro lado,  o ministro da Educação Nacional, Arceni Djibril Baldé acusa os sucessivos governos de cometerem falhas ao institucionalizar a carga horária nas escolas públicas.

Informou que o Conselho de Ministros decidiu revogar o decreto que institucionalizou a carga horária no ensino público guineense.

“Nas nossas reuniões de concertação permanente com os sindicatos, chegamos a um acordo em que o governo assumiu que houve uma falha de governação e que existe o Decreto 22 de 2006 que institucionaliza a carga horária ou seja cria diferença na grelha salarial dos professores do ensino básico e secundária ", disse o ministro da Educação.

Arceni Baldé disse que teve aval no Conselho de Ministro para assumir a dívida  de Novembro de 2019 à Novembro 2020.

“Hoje o reconhecimento que estou a assistir se deve também ao apoio do governo em relação a carga horária, e ficou  assente que o executivo assume essa dívida e vai revogar o decreto de 22 de 2006 que institucionalizou a carga horária”, esclareceu.

O ministro da educação afirmou  que o executivo conta dispor de  um financiamento para o Plano de Contingência para o sector educativo.

Disse  que a instituição se depara com algumas dificuldades, “porque o Plano assusta à algumas pessoas, ao verem o valor 280 milhões de dólares  ou seja são mais de 170 mil milhões de francos cfa”.

“Estamos a falar da educação e ela é custosa em qualquer parte do Mundo”, disse.

O governante disse que tem tido dificuldades em conseguir apoios mas que os parceiros tradicionais do Ministério, nomeadamente o Banco Mundial, Fundo das Nações Unidas para a Infância, Plan Internacional, PAM, Parceria Mundial para Educação e agora a União Europeia e demais parceiros já  manifestaram a disponibilidade de  apoiar o Plano.

O porta voz do Colectivo dos Jovens Visionários, Iaia Djamanca explicou os critérios observados na selecção dos Ministérios  mais destacados na governação do país.

As bancadas de jovens espalhadas um pouco por todo o país tem sido recorrido para se obter perguntas tais como, “Que tipo de personalidade politica  querem? Qual eé o  papel da Comunicação Social? O papel da justiça no país? E os seus sonhos para um futuro próximo?, entre outras questões.

Segundo Djamanca, com base nos pontos apurados , o Botche Candé figura entre os melhores em termos de governação.

Disse que o ministro do Interior e o da Educação têm agora muita responsabilidade, porque o Colectivo vai continuar a acompanhar os seus trabalhos.ANG/LPG/ÂC//SG  

 

 

Covid-19/ CPLP potencia Estados-membros para uma melhor investigação e eficácia no combate à cibercriminalidade


Bissau, 19 Nov 20 (ANG)  – A CPLP está a potenciar os Estados-membros para um melhor nível de investigação e eficácia no combate à cibercriminalidade no contexto da pandemia da covid-19, em seminário internacional de três dias que arrancou hoje na ilha do Sal.

“No fundo, estamos a potenciar os países para um melhor nível de investigação e eficácia naquilo que é o combate à cibercriminalidade”, referiu a ministra da Justiça, Janine Lélis, ao presidir o acto de abertura do seminário internacional sobre “cibercrime nos países da CPLP no contexto da pandemia da covid-19”, a partir de Santa Maria

“Como foi dito pelo Conselho de Europa na sua intervenção inicial, durante a pandemia conseguiu-se perspectivar um aumento de crime cibernético tendo, por exemplo, em perspectiva, infra-estruturas de saúde, bem como o recrudescimento da exploração da pornografia infantil”, concretizou, defendendo a necessidade “cada vez maior e mais urgente” de capacitação, para ter níveis de resposta e eficácia eminentes.

Segundo a governante, o contributo de Cabo Verde nesta presidência da Conferência dos Ministros de Justiça da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), prende-se com a parceria que conseguiu estabelecer com peritos e especialistas nesta matéria, para formar, não só magistrados cabo-verdianos, sejam eles juízes ou procuradores, também os agentes da polícia.

“Quem diz essas pessoas a nível de Cabo Verde, também, são essas mesmas pessoas a nível de toda a comunidade que estarão a ser capacitadas e formadas (…), capacitação em Angola, Brasil, Cabo Verde, Portugal, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé, Moçambique e Timor Leste”, enunciou.

“Somando comunidade mais comunidade, região mais região, estaremos a fazer uma frente unida para fazer este combate”, sublinhou a titular da pasta da Justiça.

Realizado no âmbito do projecto Galxy + do Conselho da Europa em cooperação com a Conferência dos Ministros da Justiça da CPLP e o Ministério de Justiça e Trabalho, participam neste seminário, através de videoconferência, juízes, procuradores, policiais e investigadores dos Estados-membros da comunidade.

O seminário vai ao encontro do programa da presidência cabo-verdiana da Conferência dos Ministros de Justiça da CPLP, cujo tema é “combater o cibercrime: um novo desafio para a justiça”.

A ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, para quem este tema tornou-se cada vez mais “premente e evidente”, explicou que nesta base, está-se a desenvolver uma das acções planificadas a nível da conferência, que é a capacitação e formação dos países que fazem parte deste fórum de ministros da Justiça de língua oficial portuguesa, nesta matéria.

Assim, durante esses três dias, os participantes debruçar-se-ão sobre várias temáticas, nomeadamente as novas tendências da criminalidade, investigação – tendo em atenção a necessidade, também, da protecção dos dados pessoais das pessoas -, e a questão da cooperação e produção da prova. ANG/Inforpres

 

 


Covid-19/Presidente da República  institui uma taxa de   30 mil francos para testes de viagens aérea

Bissau, 19 Nov 20(ANG) – O Presidente da República instituiu na quarta-feira  uma taxa de 30 mil francos cfa para realização de testes obrigatórios  de Covid-19 para as pessoas em situações de viagens aérea decidindo também a reabertura das fronteiras  comunitárias e internacionais em conjução com a CEDEAO.

A medida vem expressa num decreto presidencial na qual se justifica que representa uma forma de controlar a transmissão da doença, e que consiste na obrigatoriedade de realização de testes de despistagem à Covid-19, negando entrada à todos aqueles que não apresentam o referido teste  nos pontos fronteiriços.

  “O país vê-se obrigado a cumprir com os ditames colocados internacionalmente, sob comando da Organização Mundial de Saúde(OMS), que alargou os centros de testes de forma a permitir a realização de viagem para o estrangeiro dos guineenses e outros residentes na Guiné-Bissau,” lê-se no documento.

Segundo o decreto, os custos inerentes a todo o processo são elevados e não existem recursos financeiros e materiais suficientes para se fazer face aos mesmos, exclusivamente com recursos provenientes do Estado.

O decreto refere ainda que a realização de testes dá direito à emissão de um certificado com o respetivo resultado e determina que  serão emitidos  certificados diferentes consoante a finalidade do teste realizado.

O decreto presidencial refere que apenas o certificado negativo emitido em razão do teste para viagem  habilita o titular a viajar para o estrangeiro.

O pagamento de teste deve ser realizado através do depósito na conta do Alto Comissariado de luta contra o Covid-19 ou por transferência
por Orange Money e Mobile Money.ANG/JD/ÂC//SG

 

Covid-19/Vacina de Oxford mostra segurança e eficácia em pessoas mais velhas, segundo um estudo

Bissau, 19 Nov 20 (ANG) – A vacina que está a ser desenvolvida pela universidade
de Oxford mostra ser segura e provoca uma resposta imunitária em pessoas mais idosas, segundo um estudo divulgado hoje pela revista científica Lancet.

De acordo com os resultados preliminares da segunda fase de testes clínicos  publicados, “a vacina britânica contra o SARS-CoV-2 mostra resultados de segurança e imunidade em adultos saudáveis com 56 anos ou mais semelhantes aos demonstrados em pessoas com idades entre os 18 e os 55 anos”.

O estudo incluiu 560 pessoas saudáveis, 240 das quais com mais de 70 anos e os resultados indicam que a vacina de Oxford “é mais bem tolerada em pessoas mais velhas comparada com adultos jovens” e produz uma resposta imunitária semelhante em todas as classes etárias.

A vacina provocou “poucos efeitos secundários e induziu respostas imunitárias quer ao nível das células T do sistema imunitário quer na criação de anticorpos”.

Os investigadores consideram que os resultados “podem ser encorajadores se as reacções deste estudo” forem acompanhadas de protecção contra a infecção pelo SARS-CoV-2, o coronavírus que provoca a doença covid-19, o que só poderá ser confirmado pelos ensaios clínicos da terceira fase de desenvolvimento da vacina, que já decorrem e incluem pessoas ainda mais velhas e com outras doenças.

“As respostas imunitárias das vacinas são por vezes diminuídas em pessoas mais velhas porque o sistema imunitário vai-se deteriorando com a idade, o que as deixa mais susceptíveis a infecções, por isso é crucial que as vacinas para a covid-19 sejam testadas neste grupo, que também é um dos prioritários para vacinação”; afirmou o principal autor do estudo, Andrew Pollard, da universidade de Oxford.

Este estudo é a quinta avaliação de estudos clínicos de uma vacina contra o novo coronavírus testada em faixas mais idosas da população.

As reacções adversas verificadas foram consideradas ligeiras, as mais comuns foram dor no local da inoculação, fadiga, dores de cabeça, febre e dores musculares. Houve reacções adversas graves em treze dos voluntários nos seis meses subsequentes à vacinação, nenhuma das quais foi relacionada com a vacina.

A investigadora Sarah Gilbert afirmou que o estudo dá algumas respostas sobre a protecção de pessoas mais velhas, mas que ainda há dúvidas “sobre a eficácia e a duração da protecção”, que terão que ser confirmadas “em pessoas mais velhas com doenças pré-existentes”.

Os autores apontam algumas limitações na amostra do estudo, cujos participantes mais velhos tinham uma idade média de 73-74 anos e eram relativamente saudáveis, por isso podem não ser representativos da generalidade da população mais idosa. ANG/Inforpress/Lusa

 

 

     Mídia/Governo aprova  decreto de Carteira profissional para jornalistas

Bissau, 19 nov 20 (ANG) – O Governo aprovou por unanimidade, o projeto de decreto da Carteira Profissional para os jornalistas da Guiné-Bissau, durante a reunião extraordinária de Conselho dos Ministros realizada quarta-feira e presidida pelo Presidente da República.

A Presidente do Sinjotecs
De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros à que a ANG teve acesso, o referido projeto de autoria da Secretaria de Estado de Comunicação Social, foi aprovado com algumas alterações.

O Colectivo ministerial ainda aprovou na mesma reunião alterações à Lei de imprensa número 5/2013.

Em reação  após a aprovação da Carteira Profissional, a Presidente do Sindicato de Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social(SINJOTECS), Indira Correia Baldé, para além de manifestar a sua satisfação considera de uma “vitória e salto” para a classe a aprovação do documento que vai regulamentar a profissão.

“É uma vitória e salto para a comunicação social guineense porque é uma forma de organizar, regulamentar e disciplinar a classe jornalística guineense” disse Indira Correia Balde.

Afirmou que a classe saiu mais reforçada, acrescentando “agora cabe -nos a responsabilidade de saber respeitar a lei e fazer o nosso trabalho em prol da Guiné-Bissau e dos guineenses”.

Na presença do Bastonário da Ordem dos Jornalistas António Nhaga, Indira Correia Baldé promete que, se tudo correr como previsto, até Dezembro do ano em curso vai se iniciar a emissão das primeiras Carteiras aos jornalistas.ANG/CP/ÂC//SG

 

 

Austrália/ General Campbel pede desculpa ao povo do Afeganistão por mortes ilegais de civis

Bissau, 19 Nov 20 (ANG) – O mais alto responsável militar australiano admitiu hoje que havia provas credíveis de que as forças especiais “mataram ilegalmente” pelo menos 39 civis e não combatentes afegãos e pediu desculpa ao povo do Afeganistão.

“Ao povo do Afeganistão, em nome das forças de defesa australiana, peço sinceras e sem reservas desculpas por qualquer acto ilícito dos soldados australianos”, disse o General Angus Campbell, numa declaração que surge após ter sido conhecida uma investigação sobre este assunto, que se arrastava há anos.

“Algumas patrulhas desrespeitaram a lei, as regras foram infringidas, as histórias inventadas, as mentiras contadas e os prisioneiros mortos”, acrescentou o chefe do exército australiano.

Os 25 membros das Forças Especiais acusados de má conduta em 23 incidentes deixaram uma “mancha” no seu regimento, nas forças armadas e na Austrália, acrescentou, recomendando a acusação por crimes de guerra.

“Este registo vergonhoso inclui alegados casos em que novos membros da patrulha foram forçados a disparar sobre um prisioneiro a fim de levar a cabo o seu primeiro homicídio, numa prática horrível”, observou também o General Campbell.

O militar também a revogação de algumas medalhas atribuídas a forças de operações especiais que serviram no Afeganistão entre 2007 e 2013.

Após os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, mais de 26.000 soldados australianos foram enviados para o Afeganistão para lutar ao lado das forças norte-americanas e aliadas contra os Talibã, a Al-Qaeda e outros grupos extremistas islâmicos.

As tropas de combate australianas deixaram o país em 2013, mas desde então uma série de histórias frequentemente brutais têm surgido sobre a conduta de unidades das Forças Especiais de elite.

E desde então, os meios de comunicação australianos noticiaram uma série de acusações muito graves contra as forças australianas, tais como o caso de um homem alegadamente abatido para arranjar espaço num helicóptero, ou o caso de uma criança de seis anos morta durante uma rusga a uma casa.ANG/Inforpress/Lusa

 

Desporto/Presidente da FAGB promete fazer do andebol uma modalidade de referência nacional

Bissau, 19 nov 20 (ANG) – O Presidente da Federação de Andebol da Guiné-Bissau (FAGB), Quecuta Indjai promete fazer da modalidade uma referência nacional massificando a sua prática.

A promessa foi feita  na cerimónia da tomada de posse da nova direção da Federação de Andebol da Guiné-Bissau (FAGB) eleita no passado dia 24 de outubro ,na sua 6ª Assembleia-geral Eletiva, para um mandato de 4 anos, de 2020 à 2024.

Quecuta Indjai ainda revelou que deseja  implementar  o andebol piloto, reforçar novas parcerias no plano interno e externo, a afirmação da federação na zona 2 (Confederação Africana de Andebol e Federação Internacional de Andebol) e implementação do andebol nas escolas e praias.

Segundo Indjai, o país tem-se deparado, nos últimos anos, com grandes problemas sobretudo na definição de uma política estratégica com vista a edificar a modalidade.

Acrescentou que os referidos problemas foram razões pela qual o país não dispõe de uma prática desportiva de qualidade, capaz de enfrentar a competitividade que o mundo lhe coloca.

Afirmou  que a Secretaria de Estado da Juventude e dos Desportos como sendo uma entidade catalisadora de qualquer processo desportivo no país, tem por obrigação  traçar através dos seus técnicos no quadro da política desportiva, um programa com filosofia direcionada à estancar os grandes males que constituem estrangulamentos no setor.

“Se na verdade somos substituto desta geração num futuro próximo na condução do destino da nossa querida Pátria, não é menos verdade que temos toda a legitimidade de exigir uma condição favorável para a prática de andebol. Isto porque, o projeto do desenvolvimento não se faz com promessas, mas sim com ações concretas e com grande visão para um futuro melhor”, disse Indjai.

Quecuta sustentou que na qualidade de agente do desenvolvimento que é, tem que ser criadas as condições financeiras e de infraestruturas para se poder enfrentar os grandes desafios.

Acrescentou que para que não venham a ser culpados pelas gerações vindouras é imperativo trabalharem afincadamente no sentido de melhorar e massificar a prática da andebol, em todo o território nacional.

Chamou a atenção aos andebolistas, dirigentes, treinadores e árbitros de que o país espera deles um contributo para a conquista de valores almejados partindo do princípio de que cada geração é responsável pelo seu próprio tempo.

Aquele responsável salientou que perante a situação deficitária em que se encontra o desporto no país, em particular o andebol, o funcionamento da Federação de Andebol depende de um conjunto de fatores, nomeadamente falta de subvenção da parte do governo , falta de infraestruturas suficiente e moderno para acolher os interessados na prática da modalidade.

Indjai disse que num país de pequena dimensão demográfica e financeira como a Guiné-Bissau é urgente tomar medidas para evitar o desperdício de vocações não só dos atletas, como também dos treinadores, dirigentes e árbitros, sublinhando que a promoção dos talentos impõe investimento financeiro e  o investimento humano.

As principais ações a desenvolver durante 4 anos, segundo Quecuta Indjai são, manter  o nível do rendimento dos atletas, realizar a formação dos treinadores, árbitros, dirigentes, jornalistas e médico desportivo, organizar o torneio e campeonato em todo o território nacional, criação de parcerias com diferentes federações congénere, entre outras. ANG/DMG//SG

 

   
Dia das FARP
/CEMGFA promete manutenção da paz e estabilidade no país

Bissau, 19 Nov 20 (ANG) – O Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas prometeu, para o seu segundo mandato, garantir a manutenção da paz, estabilidade, reabilitação das infraestruturas militares e criação de escolas.

Biaguê Na Tam que falava nas celebrações do dia das forças armadas,  disse que a Guiné-Bissau precisa de ter jovens com espirito patriótico.

Considerou 1998 à 2012 de período negro para as forças armadas, “porque as forças armadas perderam o prestígio que tinham nesse período.

“Por isso os militares e paramilitares disseram  que os golpes de Estado se reformaram na Guiné-Bissau”, reiterou.

Para ilustrar a reforma do golpe de estado no país, Na Ntan destacou os anos 2014 à 2020 “em que os militares se concentraram no cumprimento das suas missões em respeito ao Poder Político e à Constituição”.

Acrescentou que durante este período, para além da estabilidade obtida pela ausência de sobressaltos foi restabelecida as relações de cooperação com outros países , o que possibilitou a receção de muitos apoios.

Nesse âmbito, o CEMGFA revelou ter recebido  552 bolsas da parte do Reino de Marrocos, 40 da Rússia, 28 da República Popular da China, 10 do Senegal, cinco do Brasil, quatro de  Angola, quatro de  Portugal e três   dos Estados Unidos de América.

O ministro da defesa nacional e dos antigos combatentes Sandji Fati enalteceu a iniciativa do Presidente da Republica da Guiné-Bissau em transladar os restos mortais do falecido presidente Nino Vieira do Cemitério Municipal de Bissau para o Mausoléu dos heróis nacionais, na Amura.

Para Sandji Fati  o Presidente da República quer com isso endereçar uma mensagem ao povo e as forças armadas de que chegou  o momento dos guineenses se reconciliarem, “porque nenhum povo no muindo  conseguiu desenvolver-se em  conflito permanente e contradição.

No âmbito das  celebrações dos 56 anos da existência das forças armadas, seis  tenentes coronéis foram promovidos a Coronéis e 18 Majores para Tenente Coronéis. ANG/LPG//SG

      


quarta-feira, 18 de novembro de 2020

 Prevenção contra coronavirus

No plano individual deve-se  manter o distanciamento físico, usar  uma máscara,  lavar as mãos  regularmente e tossir fora do alcance  dos outros. Façam  tudo isso!

A nossa mensagem às populações e aos governos é clara.Façam tudo isso!"

                                        ( Tedros Adhanom Ghebreyesus - DG da OMS)

Cooperação/Ministro da Justiça e o embaixador da China analisam  formas de combate ao crime organizado no país

Bissau,18 Nov 20(ANG) – O ministro da Justiça recebeu hoje em audiência o embaixador da República Popular da China no país com quem debateu  entre outros, a situação do combate ao crime organizado na Guiné-Bissau.

Adicionar legenda
Em declarações à imprensa no final do encontro, Fernando Mendonça disse que discutiram com Guo Ce a problemática de combate a corrupção, droga e o crime organizado no geral.

“Mas isso faz-se com meios e recursos humanos e instituições fortes. Portanto temos que ter homens capazes para cumprir essa missão de combate ao crime organizado, droga e a corrupção”, salientou o governante.

Mendonça sublinhou que os polícias como  pessoas que vão a frente nesta missão, bem como as prisões, constituem  um dilema neste momento.

“Actualmente, a Guiné-Bissau só dispõe de uma prisão de cumprimento de penas que é a de Bafatá, com capacidade para 56 reclusos. Em Bissau existe um Centro de detenção ligada à Polícia Judiciaria, outro em Mansoa que é para presos preventivos que ainda não foram julgados”, explicou.

O ministro da Justiça frisou que se esses 56 lugares de que dispõe a prisão de Bafatá significasse que há poucos  crimes, seria muito bom. “Acontece acontece que  não é o caso”, diz o Mendonça.

“Ou seja,  significa que nós ainda não adequamos às exigências actuais ,à  dimensão que é necessário dar aos centros prisionais”, salientou.

Revelou que manifestou as referidas preocupações ao embaixador da China no país, tendo recordado que na era colonial, as prisões que existiam no país, se situavam  na Ilha das Galinhas , e depois da independência em Caraxe, mas que actualmente não existem.

“Neste momento não existe nenhuma prisão condigna,  há essa preocupação  tendo em conta que, se pretendemos combater a corrupção onde é que vamos meter os infractores”, lamentou.

Fernando Mendoça disse que, por isso, o Governo entende que é fundamental  que o país tenha uma prisão de alta segurança, acrescentando que essa preocupação  foi abordado com o diplomata chinês  que manifestou a disponibilidade do seu país em receber um projecto nesse sentido.

Por sua vez, o embaixador da República Popular da China no país afirmou  reconhecer o papel do Ministério da Justiça no combate ao tráfico de drogas, corrupção e crime organizado.

Guo Cé garantiu que a embaixada irá accionar os mecanismos junto das autoridades governamentais chinesas para compartilhar as experiências neste domínio com a Guiné-Bissau.

Perguntado sobre o que de imediato   o Ministério da Justiça da Guiné-Bissau pode receber como apoio, no âmbito das parcerias existentes
, o diplomata chinês disse que por enquanto nada foi definido, frisando contudo que existem intercâmbios na área de formação de quadros.

O  referido intercâmbio, segundo Chu Cé ficou adiado por causa da Covid-19 e só será retomado assim que for possível o controlo total da pandemia.ANG/ÂC//SG

 

 

Ensino/Director-geral do Ensino Superior reitera empenho do governo para  melhoria da qualidade do ensino

Bissau, 18 Nov 20 (ANG) – O Diretor-geral do Ensino Superior e Investigação Cientifica reiterou o empenho do governo para a melhoria da qualidade do ensino na Guiné-Bissau.

Segundo a Radio “Jovem”, Valentino Infanda que falava  terça-feira nas celebrações do dia internacional dos estudante, 17 de novembro, organizado pela Plataforma das Associações Académica do Ensino Medio e Superior da Guiné-Bissau, disse que o governo, através do Ministério da Educação Nacional, está empenhado para que haja mais oportunidades aos jovens no domínio da formação.

A proposito, acrescentou que o Executivo prevê novas regulamentações para o sector visando a melhoria da qualidade do ensino-

O Coordenador da Comissão organizadora das celebrações do dia Internacional do estudante, Abulai Djaura exaltou  que o estudante é um bem que deve ser aproveitado para o desenvolvimento da sociedade.

Djaura  propõe a criação de uma Universidade Pública de qualidade e pede o  aumento do bolo orçamental para o sector da educação, a partir do próximo ano e a separação da Secretaria de Estado do Ensino Superior  do  Ensino Básico.

“ A educação nunca foi prioridade do governo e isso contribui para falta de qualidade das infraestruturas que resulta na má qualidade, tanto dos alunos assim  como dos professores”, afirmou.

Abulai Djaura  exorta ao executivo no sentido de prestar mais atenção ao sector, por ser indispensável para desenvolvimento do país.

Por usa vez, o Presidente da Plataforma das Associações Académicas do Ensino Medio e Superior da Guiné-Bissau Erickson Ocante Ié diz ser urgente realização de concurso publico para o exercício das  funções de reitor e de directores dos estabelecimentos do ensino público, como “condição para se assegurar a qualidade do ensino”. ANG/LPG//SG

 

Integração regional/Lomé acolhe Reunião Deslocada da Comissão Mista do parlamento da CEDEAO

Bissau,18 Nov 20(ANG) – A cidade de Lomé, República de Togo acolhe desde terça-feira a  reunião deslocalizada da Comissão Mista do parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO), à semelhança de Cotonu(Benin) e Bissau(Guiné-Bissau.


De acordo com uma nota da CEDEAO à que a ANG teve acesso, a Reunião Deslocalizada da CEDEAO que termina no  próximo dia 21, sob o lema” Promoção a Distância na era da COVID-19, tem agendado  debates sobre  assuntos ligados a Educação, Ciência e Cultura, Telecomunicação e Tecnologia, assuntos Políticos, Paz, Segurança e Nepad/ Assuntos Jurídicos e Direitos Humanos/Infraestruturas.

Na cerimônia de abertura do evento, Moamed Tunis, Presidente do Parlamento dqa CEDEAO fez uma resenha histórica do processo que levou a criação da CEDEAO,  e do seu Parlamento  para assegurar que a sua instituição está engajada em acompanhar os Estados membros.

" O Parlamento está engajado a trabalhar com os Estados membros nos domínios ligados a tecnologia de informação e da comunicação e inovação a fim de interconectar mecanicamente as nossas sociedades.

Informou que, por isso os próximos dias serão consagradas a pesquisa das soluções a fim de  promover  estratégias tecnológicas e  inovações inclusivas para o desenvolvimento durável.

 A presidente do Parlamento do Togo, Teagan Tawa Djigbodi agradeceu a escolha de Lomé como cidade anfitriã
do encontro e disse estar seguro que os governos compreenderam a importância da utilização de novas tecnologias de informação e comunicação como solução ecológica e econômica para uma educação de qualidade.

“Espero que no decurso dos trabalhos sairão propostas e recomendações realistas para a digitalização dos currículos no reforço de capacidades em matéria  tecno-pedagógicas dos professores.ANG/ÂC//SG

Administração pública/Presidente da República vai propor redução de feriados no país

Bissau,18 Nov 20(ANG) - O Presidente, Umaro Sissoco Embaló, disse terça-feira que vai propor a redução de feriados no país, justificando que é preciso trabalhar.

"Enquanto Presidente da República já falei com o Governo para propor a redução de muitos feriados, porque precisamos de trabalhar", afirmou Umaro Sissoco Embaló.

O Presidente falava aos jornalistas depois de um encontro com familiares do ex-Presidente guineense "Nino" Vieira e quando questionado sobre o fim de alguns feriados no país.

Umaro Sissoco Embaló explicou que muitos dos feriados que antes se celebravam deixaram de ser assinalados depois da abertura do país ao multipartidarismo.

O Presidente explicou também que pretende acabar com o dia de descanso à segunda-feira, quando o feriado se assinala ao domingo.


"Por exemplo, na Guiné-Bissau, quando o feriado é ao domingo as pessoas não vão trabalhar na segunda-feira, isso vai acabar", disse.
ANG/Lusa

 

   RD Congo/Organização Mundial da Saúde decreta fim de epidemia de Ébola

Bissau, 18 Nov 20 (ANG) – A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou terça-feira o fim da epidemia de Ébola declarada em 01 de Junho no noroeste da República Democrática do Congo (RDCongo), que provocou 55 mortes no país.

Esta epidemia, que afectou a província de Équateur e é a décima primeira na RDcongo, causou 130 casos (119 confirmados e 11 suspeitos). Cinquenta e cinco pessoas morreram e 75 conseguiram curar-se, de acordo com um comunicado divulgado hoje pelo escritório regional da OMS para a África.

Em Kinshasa, o ministro da Saúde congolês, Eteni Longondo, também confirmou o fim da epidemia.

A epidemia foi dada como terminada após 42 dias desde que o último paciente testou negativo pela primeira vez e nenhum novo caso positivo apareceu desde então, cumprindo o critério para declarar a conclusão deste tipo de surto.

“Superar um dos patógenos mais perigosos do mundo em comunidades remotas e difíceis de alcançar mostra o que é possível quando a ciência e a solidariedade se unem”, disse a directora regional da OMS para a África, Matshidiso Moeti.

Mais de 40.000 pessoas de alto risco foram vacinadas.

Os especialistas armazenaram as vacinas através de um método inovador em cadeia de frio para mantê-las em temperaturas baixas, próximo a -80 graus Celsius.

Os congeladores ARKTEK, que podem manter as vacinas em temperaturas muito baixas por até uma semana, permitiram que especialistas vacinassem pessoas em comunidades sem electricidade na província de Équateur, segundo a OMS.

“A tecnologia usada para manter a vacina contra o Ébola em temperaturas extremamente baixas será útil quando uma vacina contra a covid-19 for trazida para a África”, enfatizou Moeti.

“Lidar com o Ébola em paralelo com a covid-19 não foi fácil, mas muito da experiência que ganhamos com uma doença pode ser transferida para outra, sublinhando a importância de investir na preparação para emergências e treino local”, acrescentou a médica do Botswana.

A província de Équateur sofreu a nona pandemia do vírus Ébola entre Maio e Julho de 2018, quando foram registados 54 casos, incluindo 33 mortes e 21 pessoas curadas.

As autoridades congolesas declararam em 25 de Junho o fim da décima, que devastou três províncias do Nordeste do país (Kivu do Norte, Kivu do Sul e Ituri) desde 01 de Agosto de 2018, com saldo de 3.463 casos, 2.280 mortes e 1.171 sobreviventes, de acordo com os últimos dados divulgados pela OMS.

Esta epidemia foi a pior da história da RDCongo e a segunda mais grave do mundo, depois da que devastou a África Ocidental de 2014 a 2016, na qual morreram 11.300 pessoas e ocorreram mais de 28.500 casos, embora esses números – segundo o OMS – possam ser mais altos.

A décima primeira epidemia “foi muito diferente de seu anterior: progrediu em baixa intensidade, gerou pequenos surtos em áreas isoladas e caracterizou-se, acima de tudo, por ter uma taxa de mortalidade mais baixa”, disse a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) num comunicado.

Guyguy Manangama, responsável da MSF pela resposta à epidemia de Ébola na província de Équateur, explicou que essa letalidade mais baixa pode ser devido à existência de “algum tipo de imunidade natural entre as pessoas na província, já que esta região já experimentou anteriormente surtos de Ébola”.

A doença do Ébola, descoberta na República Democrática do Congo em 1976 – então chamada de Zaire – é transmitida pelo contacto directo com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados.

A febre causa sangramento intenso e pode atingir uma taxa de mortalidade de 90%. Os seus primeiros sintomas são febre alta repentina, fraqueza intensa e dores musculares, de cabeça e garganta, além de vómitos.ANG/Inforpress/Lusa

     Justiça/”Há crimes que não prescrevem”, diz Presidente Sissoco Embaló

 Bissau,18 Nov 20(ANG) - O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, afirmou terça-feira que "há crimes que não prescrevem", referindo-se ao processo sobre o assassínio  do antigo chefe de Estado "Nino" Vieira, e quando questionado pelos jornalistas sobre o seu arquivamento.

 “Há crimes que não prescrevem”, afirmou Umaro Sissoco Embaló, quando questionado pelos jornalistas sobre o arquivamento do processo e depois de um encontro com familiares de “Nino” Vieira.

“Eu sou o Presidente da República, Presidente da concórdia nacional, da reconciliação. Eu não sei se o processo está arquivado. Se dizem que o processo está arquivado, não sou delegado do Ministério Público ou Procurador-Geral da República e não sei se está arquivado ou não”, acrescentou o chefe de Estado guineense.

Umaro Sissoco Embaló voltou a afirmar que “Nino” Vieira, assassinado em março de 2009, é uma figura lendária e património do Estado da Guiné-Bissau.

“Este homem libertou a Guiné-Bissau e permitiu-nos hoje ser livres”, disse.

Os restos mortais de “Nino” Vieira, que estavam no cemitério de Bissau, foram segunda-feira trasladados para a fortaleza da Amura, onde já estão sepultados os antigos presidentes eleitos Malam Bacai Sanha e Kumba Ialá e Amílcar Cabral, pai da nação guineense.

Alguns filhos de “Nino” Vieira criticaram a forma como o processo foi feito, apesar de aceitarem que os restos mortais do antigo presidente sejam postos na Amura.

João Bernardo “Nino” Vieira declarou unilateralmente a independência da Guiné-Bissau a 24 de setembro de 1973 e foi o primeiro presidente eleito democraticamente no país.

“Nino” Vieira foi assassinado na sua residência em Bissau, por um grupo de militares,
em março de 2009, horas depois de o antigo chefe das forças armadas ter sido morto numa explosão no Estado-Maior.

O Ministério Público guineense realizou uma investigação, mas o processo acabou por ser arquivado..ANG/Lusa

 

OMS/Lançada estratégia global para acelerar eliminação do câncer do colo do útero

Bissau, 18 Nov 20 (ANG) - A Organização Mundial da Saúde apresentou terça-feira a  Estratégia Global para Eliminar o Câncer Cervical também conhecido como câncer do colo do útero,para promover a vacinação, o rastreamento e o tratamento.

Em nota divulgada em Genebra, a agência defende que a implementação bem-sucedida de três etapas poderia reduzir mais de 40% dos novos casos e 5 milhões de mortes relacionadas à doença até 2050.

Para a OMS, a Estratégia Global para Acelerar a Eliminação do Câncer Cervical é um marco histórico. Pela primeira vez, 194 países se comprometem acabar com a doença após adotarem uma resolução na Assembleia Mundial da Saúde deste ano. 

A agência defende que todas as nações estarão em vias de eliminar a doença se cumprirem as metas definidas até 2030, que priorizam que 90% das meninas sejam totalmente imunizadas com a vacina contra o HPV aos 15 anos de idade.

Com base nessas metas, 70% das mulheres devem ser avaliadas por meio de um teste de alto desempenho primeiro aos 35 e depois aos 45 anos. Prevê-se ainda que 90% das mulheres diagnosticadas com doença cervical recebam tratamento.

A agência da ONU sublinha que a estratégia realça como “investir nas intervenções para cumprir essas metas pode gerar retornos econômicos e sociais substanciais”. 

Pelas estimativas da agência, cerca de US$ 3,20 devem retornar à economia para cada dólar investido até 2050 e além devido à maior participação feminina na força de trabalho. Esse valor pode subir para US$ 26 considerando os benefícios da melhoria da saúde das mulheres em famílias, comunidades e sociedades.

Para o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, eliminar qualquer câncer “seria como um sonho impossível”, mas agora existem ferramentas econômicas e comprovadas para realizar esse sonho.

O chefe da agência observa que o mundo só pode acabar com o câncer cervical como um problema de saúde pública se combinar o poder das ferramentas já existentes “com determinação implacável para expandir o uso em nível global.”

O câncer cervical é a quarta doença cancerígena mais comum entre as mulheres em todo o mundo, apesar de ser evitável e curável quando detectado cedo e tratado de forma adequada.  Sem novas medidas, o número de novos casos deve aumentar de 570 mil para 700 mil entre 2018 e 2030. Já as mortes deverão subir de 311 mil para 400 mil a cada ano. 

A agência realça que em países de renda média, a incidência da doença é quase duas vezes mais alta e as taxas de mortalidade são três vezes maiores do que em economias de alto rendimento.

Para a diretora-geral assistente da OMS, Princess Nono Simelela, a enorme mortalidade associada ao câncer cervical reflete “décadas de negligência por parte da comunidade global de saúde”. Ela defende, no entanto, que isso pode ser mudado. 

A representante aponta atividades essenciais como “a disponibilidade de vacinas profiláticas, abordagens de baixo custo para rastrear e tratar os precursores do câncer cervical e novas abordagens para o treinamento cirúrgico”. 

Simelela aponta ainda que por meio de um compromisso global compartilhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e sem deixar ninguém para trás, o mundo traça “um novo rumo para acabar com o câncer cervical.”

A realidade da Covid-19 é um “momento desafiador” no lançamento da estratégia. A OMS aponta desafios para a prevenção de mortes por câncer, incluindo a interrupção dos serviços de vacinação, triagem e tratamento.

A agência frisa dificuldades com o fechamento de fronteiras, que reduziu a disponibilidade de suprimentos e impediu o trânsito de técnicos qualificados para manter o equipamento. 

As novas restrições também impedem que mulheres de áreas rurais viajem para centros de referência para tratamento e os fechamentos de escolas interrompem os programas de vacinação nas escolas.

O apelo feito aos países é que na medida do possível, “possam garantir que a vacinação, a triagem e o tratamento possam continuar com segurança, com todas as precauções necessárias.”

Princess Nono Simelela disse que o combate ao câncer do colo do útero também é uma luta pelos direitos das mulheres, sendo que “o sofrimento desnecessário causado por esta doença evitável reflete as injustiças que afetam de forma particular a saúde das mulheres em todo o mundo”.

A representante ressalta que com união “pode se fazer história para garantir um futuro sem câncer cervical.”

Para acompanhar o lançamento, a OMS apoia o dia de ação com atividades de ministérios da saúde, parceiros e ativistas contra o câncer para um melhor acesso à prevenção e ao tratamento de meninas e mulheres.

Vários monumentos icônicos são iluminados na cor verde-azulado desde as Cataratas do Niágara na América do Norte até o Dubai Frame e o horizonte de cidades em toda a Austrália.  ANG/ONU NEWS

  Diplomacia/Chefe de Estado nomea  novos embaixadores para Brasil e Qatar

Bissau, 18 (ANG) -  O Chefe de Estado guineense  nomeou terça-feira  dois novos Embaixadores Extraordinários e Plenipotenciários  para a República Federativa do Brasil, na pessoa de M´bala Alfredo Fernandes e  para o Estado de  Qatar, Malam Jaura.

Mbala Fernandes 
A informação consta numa nota informativa do gabinete da Comunicação e Relações Públicas da Presidência da República e cita o decreto presidencial  número 58/2020 e 59/2020 respetivamente.

Em consequência dessa nomeação, M´bala Alfredo Fernandes nomeado embaixador da República Federativa do Brasil   é exonerado das funções de Embaixador que exercia em Cabo Verde desde 2017.

Malam Jaura, nomeado Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Estado de Qatar, quadro do Ministério
do Comércio  foi Ministro do Turismo, e Presidente da ANCA – Agência Nacional do Caju.ANG/JD/ÂC//SG