sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Diplomacia/Espanha e Marrocos acordam acabar com ofensas mútuas sobre territórios

Bissau, 03 Fev 23 (ANG) - Espanha e Marrocos assumiram quinta-feira o compromisso de acabarem com discursos e "práticas políticas" que possam "ofender" a outra parte, especialmente em temas relacionados com a soberania sobre alguns territórios, como o Saara Ocidental, Ceuta e Melilla.

"Assumimos um compromisso de respeito mútuo pelo qual no nosso discurso e na nossa prática política vamos evitar tudo aquilo que sabemos que ofende a outra parte, especialmente o que afecta as nossas respectivas esferas de soberania", afirmou o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, em Rabat, onde na quinta-feira terminou a primeira cimeira entre os dois países desde 2015.

Madrid e Rabat têm tido conflitos diplomáticos recorrentes ao longo dos anos, alguns deles, envolvendo o Saara Ocidental, antiga colónia espanhola ocupada por Marrocos há quase 48 anos, e os enclaves espanhóis de Ceuta e Melilla, que estão no meio de território marroquino e que o país do norte de África reclama, considerando-as "cidades ocupadas".

A cimeira que hoje terminou na capital marroquina selou, segundo os dois países, uma "nova etapa" nas relações bilaterais, iniciada em Abril do ano passado, quando Espanha e Marrocos assinaram uma declaração conjunta para pôr termo a mais uma crise diplomática que se arrastava há um ano.

Nessa declaração, Espanha mudou a sua posição histórica em relação ao Saara Ocidental e reconheceu que a proposta apresentada por Rabat em 2007, para que aquele território seja uma região autónoma controlada por Marrocos, é "a base mais séria, credível e realista para a resolução deste litígio".

Espanha defendia até então que o controlo de Marrocos sobre o Saara Ocidental era uma ocupação e que a realização de um referendo patrocinado pela ONU deveria ser a forma de decidir a descolonização do território.

Em troca, na mesma declaração de Abril passado, Marrocos reconheceu implicitamente ter fronteiras terrestres com Espanha, ao acordar a instalação de alfândegas em Ceuta e Melilla.

Hoje, no final da cimeira de Rabat, os primeiros-ministros dos dois países disseram que Marrocos e Espanha decidiram criar mecanismos para manter um diálogo permanente sobre todos os temas, "por mais complexos que sejam", e acabar com "actuações unilaterais", segundo as palavras de Pedro Sánchez.

A cimeira acabou com a assinatura de 19 acordos, que vão deste as "políticas migratórias", para abrir "vias de migração regular", até à "normalização" da passagem de pessoas e mercadorias pelas fronteiras partilhadas, o que inclui a abertura "ordenada e progressiva" das alfândegas de Ceuta e Melilla, ainda segundo o primeiro-ministro espanhol.

Madrid e Rabat acordaram também uma "nova parceria económica avançada", para abrir caminho a investimentos espanhóis em Marrocos em "sectores estratégicos" para "a modernização e desenvolvimento" do país, como a gestão da água, a ferrovia, o sector agro-alimentar ou o turismo, explicou Sánchez.

"Espanha quer ser um investidor de referência para Marrocos", disse o primeiro-ministro espanhol, numa declaração ao lado do homólogo marroquino, Aziz Akhannouch, sem direito a perguntas dos jornalistas.

Sánchez considerou que esta cimeira (designada oficialmente como uma Reunião de Alto Nível) é "um marco para Espanha e Marrocos", que assim consolidaram "a nova etapa" da relação bilateral, num "clima de confiança mútua e garantia de cooperação como nunca antes tinha existido entre os dois países".

Também Aziz Akhannouch falou num "novo impulso" das relações com Espanha e na consolidação de um "diálogo transparente e contínuo", baseado no "respeito" e nos "interesses mútuos".

O líder do Governo de Marrocos saudou a nova posição de Espanha em relação ao Saara Ocidental e o apoio à proposta marroquina para resolução de um "conflito artificial" naquele território.

Para Aziz Akhannouch, "o número e a natureza" dos 19 acordos hoje assinados pelos dois Governos "consolidam a parceria estratégica" entre Madrid e Rabat e mostram como "as relações económicas superam o que é conjuntural".

"As relações bilaterais nunca tinham alcançado este nível de cooperação", acrescentou, segundo a tradução simultânea oficial para espanhol da declaração em árabe do primeiro-ministro de Marrocos.

Em 2022, e com a recuperação das relações diplomáticas, as trocas comerciais entre os dois países aumentaram 33% em relação a 2021 e os fluxos migratórios ilegais que chegaram a Espanha desde Marrocos diminuíram 25%.

Para a cimeira de Rabat, o socialista Pedro Sánchez levou 12 ministros, nenhum do parceiro de coligação no Governo espanhol, a Unidas Podemos, que discorda da mudança de posição em relação ao Saara Ocidental.

A cimeira realizou-se também num momento de tensão de Marrocos com a União Europeia (UE), por causa do alegado envolvimento de Rabat no escândalo de corrupção "Qatargate", relacionado com alegados subornos de elementos do Parlamento Europeu.

O Parlamento Europeu aprovou recentemente uma resolução em que pede a Marrocos para respeitar a liberdade de expressão, contra a qual votaram os eurodeputados do Partido Socialista espanhol, liderado por Sánchez.

Espanha assume a presidência do Conselho da UE no segundo semestre deste ano e Sánchez disse hoje que será uma oportunidade para um "salto qualitativo" da relação de Marrocos com a Europa. ANG/Angop


Desporto-futebol
/União Desportiva Internacional de Bissau vence por 3-1 ao FC de Cuntum e  isola-se no comando da Guiness-Liga

Bissau, 03 Fev 23 (ANG) – A União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), visitou e derrotou por 3-1 , a sua congénere de FC de Cuntum, e com esse triunfo, comanda isolada a Guiness-Liga.

As restantes partidas referentes a 6ª jornada produziram os seguintes resultados: Académica de Bissorã-0/Sport Bissau e Benfica-0, Sporting Clube de Bafatá-1/Portos de Bissau-4, FC de Canchungo-2/Massaf de Cacine-1, São Domingos-0/FC de Sonaco-1, BinarFC-0/Flam Pefine-1, CDR.Gabú-2/Os Balantas de Massoa-1, Sporting Clube de Bissau-0/FC de Pelundo-1.

Eis a tabela classificativa da 6ª jornada :

1º- UDIB-16 pts

2º- Portos de Bissau-13 pts

3º- SB Benfica-12 pts

4º- FC Pelundo-11 pts

5º- Flam Pefine-10 pts

6º-Sporting Clube da Guiné-Bissau-09 pts

7º- FC deCanchungo-09 pts

8º- FC de Cuntum-07 pts

9º- Binar FC-07 pts

10º- CDR Gabú-07 pts

11º-AC Bissorã-07 pts

12º-FC de Sonaco-06 pts

13º-Bal Mansoa-05 pts

14º-TF São Domingos-04 pts

15º-Mas.Cacine-04 pts

16º-SC de Bafatá-03 pts

Para a 7ª jornada estão previstos os seguintes encontros: UDIB/FC.Canchungo, SB Benfica/FC.Cuntum, FC Sonaco/BinarFC, OS Balantas de Mansoa/São Domingos, FC Pelundo/Massaf de Cacine, CDR Gabú/Atletico de Bissorã, Flamengo de Pefine/Sporting Clube de Bafatá, Portos de Bissau/Sporting Clube da Guiné-Bissau. ANG/LLA/ÂC//SG

 

 

        

Angola/ Observadores criticam Presidente por “promover” principal suspeito de envolvimento em tráfico de drogas

Bissau, 03 Fev 23 (ANG) - Analistas angolanos criticam o chefe de Estado por nomear o principal suspeito no envolvimento do tráfico de drogas ao cargo de director-geral adjunto do Serviço de Investigação Criminal (SIC).

Trata-se do comissário Fernando Receado, antigo delegado do órgão de Luanda, que tem contra ele um processo instaurado pela justiça angolana.

O Presidente angolano nomeou, há dias, vários responsáveis do Serviço de Investigação Criminal (SIC), entre os quais o comissário, este estando a ser investigado por liderar uma suposta “rede de tráfico de droga”.

A indicação de Fernando Receado para director-geral adjunto do Serviço de Investigação Criminal está a causar indignação entre analistas, uma vez que se desconhece a conclusão da investigação que recai sobre o ex-dirigente do SIC-Luanda.

O advogado Agostinho Canando não ficou surpreendido com a promoção de Fernando Receado, ao alegar que a nomeação do comissário apenas comprova, mais uma vez, a interferência directa do chefe do Estado na justiça angolana.

É uma nomeação com propósito, se calhar de atrapalhar aquilo que são as investigações que estão a decorrer contra este mesmo indivíduo. A partir deste momento vai impedir que as investigações decorram nos seus trâmites normais. Quer dizer que é a justiça angolana a sair lesada, por conta daquilo que é a interferência directa ou indirecta do titular do poder executivo”, sintetizou o também professor.

Já o politólogo José Adalberto sublinha que o presidente ao nomear o comissário não teve boa postura, por estar a decorrer uma investigação sobre o alegado envolvimento do oficial de investigação criminal no tráfico de droga.

Havendo suspensão já não se nomeia a figura. Penso que o presidente andou mal, porque existe um inquérito aberto pela Procuradoria-Geral da República contra a figura nomeada, embora goze do princípio da presunção de inocência, mas é inquirido por ser suspeito de cometer crimes de tráfico de drogas”, comentou o analista.

Em Janeiro deste ano a Procuradoria-Geral da República anunciou a abertura de uma investigação para apurar o envolvimento de altos responsáveis do Serviço de Investigação Criminal no tráfico de droga, incluindo o antigo delegado provincial de Luanda.

Neste momento, ninguém quer se pronunciar e nem mesmo a procuradoria.ANG/Angop

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023


Infraestruturas rodoviárias
/Citadinos satisfeitos com obras de requalificação  das ruas  de Bissau Velho 

Bissau, 02 Fev  23 (ANG) – Alguns citadinos  manifestaram hoje as suas satisfações em relação a requalificação  das estradas do centro da cidade denominado “Bissau Velho”.

Em auscultações  feitas hoje pela repórter da ANG, o assistente despachante Mamadjan Djana considera de viável a reabilitação das ruas do centro de cidade(Bissau Velho).

“Além de ficarem mais bonitas, facilitam as movimentações dos veículos e transportes de contentores e evitam acidentes ou melhor a queda dos porta-contentores encima de pessoas, provocando acidentes mortais, devido aos buracos nas estradas”, disse.

Djana pediu que as obras não ficassem  apenas no centro da cidade mas que sejam extendidas aos  subúrbios da capital. Almeja que haja paz e estabilidade duradoura na Guiné-Bissau para que possa haver mais obras de género.

O jornalista Felipe Cardoso disse que as ruas e avenidas de praça estão bem reabilitadas e diz que até dá prazer  passear e morar ali. Contudo, salientou que é necessário conservá-las, e manter a ordem e desciplina para mantê-las limpas.

“Não é precisso dar paulada à ninguém, mas sim consciencilizar os cidadãos para manterem a higiene e saneamento da cidade através de programas radiofónicos”, disse.

Cardoso pediu ao Estado e a edilidade camarária de Bissau a vigiarem e fazerem os desobidientes cumprirem os seus deveres.

A Rosinha Biaguê, encontrada a vender água também elogiou os trabalhos que estão a ser feitos, mas disse lamentar  o fato de a Polícia Municipal ter acabado com vendas nos passeios da cidade, por causa de uma senhora que cozinhava com a lenha num dos passeios já reabilitado.

Entretanto, Rosinha aconselha  as vendedeiras de água para arranjarem sacos para colocar lixos para não sujar as ruas, frisando que  muitos não colaboram porque mesmo vendo tudo limpo deitam lixos nas ruas.

Ela pede à Câmara Municipal de Bissau para deixá-las vender e tomar medidas contra as infratoras.

Juvenal Correia, Praticante de Despachante disse estar satisfeito com  as obras de reabilitação porque vão facilitar os seus trabalhos, mas chama a a atenção ao governo para determinar as horas em que os porta-contentores podem se movimentar para evitar constrangimentos.

Correia pede aos citadinos para abandonarem o velho hábito de deitar lixos nas ruas porque “quando a cidade fica bonita todos devem  manter o saneamento e limpeza”.

Djucu Sani, estudante de Medicina considera louvável  a iniciativa de reabilitação do centro urbano, uma vez que facilita  a circulação dos meios de transportes. “Outrora o centro da cidade era a zona onde as estradas são  de péssimas condicões”, refere acrescentando que  almeja que obras semelhantes cheguem as regiões.

O Plano governamental de requalificação das ruas prevê intervenções noutras  áreas  de Bissau assim que as obras de Bissau Velho fossem concluidas. ANG/JD/ÂC//SG


Saúde
/Oito técnicos do sector que irão se especializar em Venezuela despedem-se do Vice Primeiro-ministro

Bissau 02 Fev 23 (ANG) – Os oito médicos que vão especializar-se em diferentes áreas da medicina na República Boliveriana da Venezuela despediram-se hoje do Vice Primeiro-ministro, com a promessa de regressarem ao país depois da formação para ajudar a melhorar o Sistema Nacional de Saúde(SNS).

Falando no acto de despedida, Soares Sambú disse que depois da visita do chefe de Estado à Venezuela, virou-se a nova página na relação entre os dois Estados, e segundo ele, se tudo correr como previsto, o Presidente Nicolas Maduro vai visitar a Guiné-Bissau,  numa data a indicar..

O governante aconselhou aos bolseiros a darem o seu melhor uma vez que já estudaram naquele país e agora vão fazer a especialização.

Exortou-os a pautarem pelo rigor e  disciplina  que devem caracterizar a conduta de cada um, frisando que já o fizeram como estudantes e que agora devem o fazer como profissionais de saúde que vão para especialização.

“A Guiné-Bissau necessita e muito, de médicos especializados, para poder fazer face as diferentes patologias que as vezes nos obriga a evacuar doentes nacionais para outros países”, salientou.

Sambú disse que a situação da saúde pública guineense é cada vez mais preocupante, acrescentando que, mesmo as questões que podiam ser resolvidas internamente, acabam por ser resolvidas no estrangeiro, devido   a falta de condições técnicas e humanas  .

O Embaixador da  Venezuela na Guiné-Bissau Eldan Rafael Dominguez Fortty, disse que está feliz, por estar ser  materializado “o sonho” do comandante Hugo Chaves, através do Presidente Nicolas Maduro, ou seja a diplomacia de paz , da irmandade e solidariedade entre os povos da África nesse caso da Guiné-Bissau .

“Depois da visita do Chefe de Estado  Umaro Sissoco Embaló à Venezuela os dois Chefes de Estados chegaram à um acordo para se  continuar com os laços de amizade iniciados em 2006  com o comandante Hugo Chaves, e hoje irão para Caracas oito médicos guineenses que formaram no nosso país, em 2015”, salientou.

Disse que, hoje irão de novo para fazer as especializações em diferentes áreas da medicina tais como pediatria, cirurgia geral, genecologia entre outras.

Dionísio Cumba, ministro da Saúde Pública frisou que o primeiro passo, dado hoje, demostra que nada é impossível e acrescenta que, por terem formado naquele país vão a frente para preparar o caminho para mais  97 outros que irão no próximo mês de Setembro .

O governante pediu aos bolseiros que representem a Guiné-Bissau de uma forma condigna e que voltem para ajudar o SNS a melhorar a sua qualidade, para que o Governo tenha  a capacidade de retensão de quadros dando-lhes uma compensação  condigna.

Dionísio Cumba declarou  que o Ministério vai continuar a lutar para qualificar em termos remuneratórios os seus técnicos sobretudo os especializados.

Em nome dos bolseiros, Hélder Pereira Gomes agradeceu a oportunidade que o Estado lhes deu através da cooperação com a Venezuela, e garantiu que irão dar o seu melhor para no futuro voltarem para contribuir para a melhoria das condições sanitárias.

Hélder Gomes pediu melhores condições de trabalho aos técnicos de saúde em geral,

Entre os oito médicos que vão hoje para a Venezuela, por um período de três à quatro anos, dependendo do tempo da especialização, figura uma única mulher. ANG/MSC//SG

 

 

Rep Popular China/Beijing exorta Washington a encontrar caminho para a recuperação global

Bissau, 02 Fev 23 (ANG) - A China e os Estados Unidos devem "encontrar um terreno comum para a recuperação económica global", defendeu quarta-feira o jornal oficial do Partido Comunista Chinês, a poucos dias de uma anunciada visita a Pequim do chefe da diplomacia norte-americana.

"Os Estados Unidos não abandonaram a sua obsessão em tratar a China como um suposto rival estratégico. Mas, o que o lado americano deve entender é que a competição serve para aprender uns com os outros, recuperar e progredir em conjunto", apontou o Diário do Povo, num editorial.

Apesar de Pequim não ter confirmado a visita, vários órgãos de comunicação social norte-americanos têm apontado, nas últimas semanas, que o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, poderá chegar a Pequim no próximo domingo e permanecer na capital chinesa até segunda-feira.

Trata-se da primeira viagem à China por um secretário de Estado norte-americano desde a deslocação realizada pelo então titular daquela pasta, Mike Pompeo, em 2018.

O Diário do Povo sublinhou que os dois países devem "encontrar forma de se darem bem", visando "desempenhar um papel mais decisivo na promoção da recuperação económica global, após a pandemia de covid-19".

O jornal apelou a que as duas partes se concentrem em tornar visíveis "políticas práticas e acções concretas", após o consenso alcançado em Bali, por ocasião da última reunião entre o líder chinês, Xi Jinping, e o homólogo norte-americano, Joe Biden, à margem da cimeira do G20 (o grupo das 20 maiores economias do mundo).

Os dois líderes concordaram então em definir 'linhas vermelhas' para evitar que as tensões conduzam a um confronto militar.

O jornal sublinhou que Washington vê a China como um "inimigo imaginário" e que, para "evitar conflitos e confrontos", os Estados Unidos devem "compreender a importância da questão de Taiwan" para Pequim.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Mao Ning, disse, esta semana, que Pequim está "pronta" para dialogar, mas que a "comunicação ou cooperação não pode ser exigida à China, enquanto o outro lado continua a interferir nos assuntos internos da China ou a prejudicar os interesses da China", referindo-se a Taiwan.

Nos últimos anos, as relações entre Pequim e Washington deterioraram-se rapidamente, devido a uma guerra comercial e tecnológica e a diferendos em questões de direitos humanos, mas também por causa do estatuto de Hong Kong e de Taiwan ou da soberania do mar do Sul da China.

Os Estados Unidos são o principal fornecedor de armas de Taiwan e seriam o principal aliado do território insular, em caso de guerra contra a China.

Em Agosto passado, a visita a Taipé da ex-presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos Nancy Pelosi gerou fortes protestos por parte do Governo chinês, que considerou a viagem uma provocação e lançou exercícios militares em torno da ilha, numa escala sem precedentes. ANG/Angop

 


Obituário
/Restos mortais do ex-Presidente do PRS chegam ao país na sexta-feira

Bissau, 02 Fev 23 (ANG) – Os restos mortais do ex-Presidente do Partido da Renovação Social (PRS), Alberto Nbunhe Nambeia, que no passado dia 25 de janeiro faleceu em Portugal, vitima de doença prolongada, chegam ao país na sexta-feira, para  cerimónias fúnebres.

Em conferência de imprensa promovida hoje pelo PRS, o Presidente da Comissão Organizadora de cerimónia fúnebre do malogrado, Mário Siano Fambé confirmou que os restos mortais do ex-Presidente do PRS, chegarão as  12h30, TMG.

Segundo Fambé, os restos mortais de Alberto Nambeia sairão do aeroporto Osvaldo Vieira para a residência do falecido, no Bairro de Cuntum, em Bissau, onde permanecerá pelo menos uma noite.

“E já no sábado, os restos mostais serão levados para a sede do partido que presidiu até o momento da sua doença prolongada, para a última despedida  dos seus irmãos dos renovadores”, explicou o Presidente de Comissão Organizadora.

De acordo com as explicações daquele responsável, os restos mortais do malogrado serão ainda conduzidos ao Palácio de Justiça, para a cerimónias de honras do Estado.

Alberto Nbunhe Nambeia, ex-deputado da nação, político de carreira, casado e pai de seis filhos,  morreu aos 59 anos, e os seus restos mortais serão sepultados no Cemitério Municipal de Bissau.ANG/LLA/ÂC//SG     

Portugal/Associação de Hotelaria pede aplicação efectiva do acordo de mobilidade da CPLP

Bissau, 02 Fev 23(ANG) – A presidente da Associação de Hotelaria de Portugal pediu que o efectivo funcionamento do Acordo sobre a Mobilidade entre os Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para facilitação da atribuição dos vistos aos trabalhadores.

Cristina Cisa Vieira falava  terça-feira no programa “Tudo é Economia” na RTP3, tendo afirmado que a taxa de ocupação dos hotéis e alojamentos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece de 01 a 06 de Agosto, em Lisboa, com a presença do Papa Francisco, ronda já os 100 por cento (%).

Segundo essa presidente, o sector tem capacidade de resposta, mas terá que contratar os cerca de 45 mil trabalhadores que foram despedidos durante a pandemia, frisando que essa ocupação “traz também uma pressão grande sobre a operação hoteleira”.

“Temos capacidade de resposta, mas isso vai exigir, ainda assim, umas questões logísticas importantes, o reforço dos recursos humanos e daí, também, a Associação da Hotelaria de Portugal ter vindo a reforçar a extrema necessidade de que o acordo da CPLP para a facilitação de vistos de trabalho, etc, esteja efectivamente a funcionar”.

O Acordo sobre a Mobilidade entre os Estados-Membros da CPLP foi assinado em 17 de Julho de 2021, em Luanda, durante a 13.ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP e visou criar e facilitar a mobilidade entre os países da comunidade, através da adopção de um regime mais simples de emissão de vistos.

O acordo estabelece um “quadro de cooperação” entre todos os Estados-membros de uma forma “flexível e variável” e, na prática, abrange qualquer cidadão e em Portugal, entrou em o novo regime de entrada de imigrantes em Portugal, que prevê uma facilitação de emissão de vistos para os cidadãos da CPLP, no âmbito do Acordo sobre a Mobilidade entre Estados-membros nomeadamente para procura de trabalho.

Para além desse novo regime, assinou com Cabo Verde o acordo laboral, com consequência imediata na vinda de trabalhadores de vários sectores de actividade, nomeadamente construção civil, transporte, hotelaria e turismo.

A CPLP integra Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A JMJ 2023, promovida pela Igreja Católica, deve contar com a participação de mais de um milhão de jovens de todo o mundo, entre Loures e Lisboa, para além de 20.000 e 30.000 voluntários para acompanharem os participantes que se vão distribuir, em termos logísticos, pelas dioceses de Lisboa, Setúbal e Santarém.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo depois passado pelas cidades de Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019). ANG/Inforpress

 

Parlamento da CEDEAO/Presidente das mulheres parlamentares diz que   integração da mulher na política passa pela promoção da estabilidade

Bissau, 03 Fev 23 (ANG) - A Presidente da Rede das Mulheres Parlamentares, da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) disse  que a integração da mulher na política e no empreendedorismo passa essencialmente pela promoção da estabilidade, da igualdade e equidade de género na sociedade em que ela se encontra inserida.

Isabel Gássimo Gomes falava,quarta-feira, na cerimónia de abertura do Simpósio de Mulheres e da Liderança Juvenil no espaço CEDEAO, sob o lema”Libertar o Potencial das Mulheres e dos Jovens na Política e no Empreendedorismo”, realizado a margem da primeira Sessão Extraordinária do Parlamento da CEDEAO que decorreu entre os dias 30 de Janeiro e 01 de Fevereiro, em Bissau.

“As  mulheres ainda enfrentam muitos obstáculos para se afirmarem na sociedade como empreendedoras e políticas. E isso, passa pelo investimento no setor de educação e qualificação das mulheres, sem esquecer da criação de condições para a emancipação financeira das mesmas”, disse aquela responsável.

A Presidente das Mulheres Parlamentares da CEDEAO referiu que, nas últimas décadas, registou-se um crescimento considerável da participação da mulher na esfera política e nas tomadas de decisão e diz que isso se deve  ao fato de a sociedade ter ganho a consciência sobre a importância das mulheres e  ao esforço e “elevado grau de compromisso” com as suas causas públicas.

 “Devo dizer a esse respeito que, a nós mulheres, não nos falta capacidade técnica, profissionalismo, nem dinamismo e sentido de responsabilidade para desempenhar com zelo todas as atividades de relevo, visando assim o desenvolvimento dos países membros da CEDEAO. Mas, infelizmente, o que falta são as oportunidades para demonstrar as qualidades e capacidades”, disse.

Isabel Gássimo Gomes explicou que, na Guiné-Bissau,  as eleições de 2014  demonstraram, tanto no âmbito político como no administrativo, a consolidação da luta pela igualdade de género, uma vez que, segundo ela, pela primeira vez na história democrática do  país, as mulheres obtiveram a percentagem mais elevada em eleições para Assembleia Nacional Popular (ANP).

 “Toda essa evolução veio a culminar com a aprovação em 2018 da Lei de paridade que veio a fixar uma quota de 36 por cento das mulheres na composição das listas às eleições para ANP”, referiu a Presidente das Mulheres Parlamentares da CEDEAO.

 Isabel Gássimo Gomes disse que as conquistas femininas ainda são apresentadas como consequência do amadurecimento da sociedade e que na verdade, as mulheres são frutas da sua própria luta, tendo acrescentado que, indubitavelmente, as mulheres guineenses são agentes de mudança da sua história e da política do país.

“A cada dia, o poder está mais próximo a mulher, por isso, as democracias modernas não se concretizam nem tão bem se constroem sem a participação das mulheres, em todas as esferas sociais, políticas, económicas e culturais”, considerou a Presidente. ANG/AALS/ÀC//SG

Ucrânia/Lavrov diz que armas ocidentais vão fortalecer presença russa

Bissau, 02 Fev 23(ANG) – O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, afirmou hoje que o envio de armas ocidentais para Kiev vai fazer com que as forças russas mantenham a presença no país para afastarem as tropas ucranianas da zona de fronteira.

“Se neste momento tratamos de afastar a artilharia das Forças Armadas da Ucrânia para uma distância que não constitua uma ameaça para os nossos territórios, quanto maior for o alcance do armamento que (vão) enviar para o regime de Kiev, mais empenhamento haverá para afastar os soldados ucranianos das nossas fronteiras”, disse hoje Lavrov à agência RIA Novosti e à cadeia de televisão Rossia-24. O chefe da diplomacia da Rússia acrescentou que o Ocidente está a afundar-se num pântano “com cada passo que dá, na Ucrânia”.

“Vai ser uma bola de neve”, disse Lavrov referindo-se às consequências – do ponto de vista de Moscovo – da presença do armamento estrangeiro que vai ser enviado para Kiev.

Lavrov disse ainda que a Rússia se encontra no centro de uma “batalha geo política” e que os militares russos que se encontram na primeira linha da frente “são heróis” empenhados no futuro da humanidade contra a “hegemonia total dos Estados Unidos”.

Por outro lado, o chefe da diplomacia da Rússia acusou hoje o Ocidente de estar a apoiar a Ucrânia para pôr fim ao que chamou “questão russa”, criticando directamente a visita da presidente da Comissão Europeia a Kiev.

Ursula von der Leyen “declarou que o resultado da guerra deve ser a derrota russa, e uma derrota de tal forma que não volte a levantar-se durante décadas”, disse Lavrov numa entrevista transmitida pelas televisões da Rússia.

Um total de 15 comissários europeus, incluindo os vice-presidentes Margrethe Vestager e Valdis Dombrovskis, chegaram hoje a Kiev.

A delegação é chefiada pela presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, que vai manter uma série de reuniões com o Governo ucraniano.

Por motivos de segurança, só hoje de manhã é que foi tornada pública a informação sobre a deslocação da delegação da União Europeia à Ucrânia.

ANG/Inforpress/Lusa

 

 

Cooperaão/Guiné-Bissau e Espanha reiteram intenção de estreitar relações

Bissau,02 Fev 23(ANG) – A Guiné-Bissau e Espanha reiteraram, quarta-feira, a intenção de "continuar a estreitar" as relações bilaterais, depois de há duas semanas Madrid ter anunciado que iria retomar o programa de cooperação com Bissau.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, recebeu quarta-feira o Presidente, Umaro Sissoco Umbaló, em Madrid, e durante o encontro, os dois "sublinharam a importância de continuar a estreitar as relações políticas, económicas e de cooperação", segundo um comunicado do Governo de Espanha.

Sánchez abordou também com Sissoco Umbaló, segundo o mesmo comunicado, a presidência espanhola da União Europeia, que Espanha assume no segundo semestre deste ano e já disse que terá África entre as suas prioridades.

O Governo espanhol, na nota quarta-feira divulgado, referiu que a Guiné-Bissau tem neste momento a presidência rotativa da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) e acrescentou que Sánchez "transmitiu o apoio de Espanha a este organismo chave na manutenção da estabilidade na região, assim como na defesa da democracia e da boa governança na África Ocidental".

Nesta passagem por Madrid, Umaro Sissoco Umbaló teve ainda na agenda de quarta-feira um encontro e um almoço com o Rei de Espanha, Felipe VI.

Em 12 de janeiro, o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, José Manuel Albares, durante uma visita a Bissau, anunciou que Espanha iria retomar o programa de cooperação com a Guiné-Bissau.

"O primeiro objetivo desta visita é retomar esta relação entre Espanha e Guiné-Bissau num momento em que a África Ocidental se encontra numa situação complexa, difícil como não estava há muitos anos, e onde a Guiné-Bissau tem demonstrado como se pode estabilizar e caminhar para a democracia", afirmou José Manuel Albares, o primeiro chefe da diplomacia espanhola a visitar a Guiné-Bissau em 14 anos.

"Espanha quer reforçar, atualizar e revitalizar os seus laços com toda a África Ocidental e também com a Guiné-Bissau", disse, salientando a importância da Guiné-Bissau para Espanha, país que está disponível para trabalhar com a região no setor da segurança e na luta contra o tráfico humano e outros tráficos ilícitos.

A ministra dos Negócios Estrangeiros Suzi Barbosa destacou, no mesmo dia, a "retoma da cooperação" e a "boa vontade" para a reforçar e intensificar em diferentes setores.

"Antes de mais, isto é uma visita de diplomacia económica para ver os novos mercados que a Guiné-Bissau pode oferecer a Espanha, mas também é uma visita para fortificar os nossos laços de cooperação, os nossos laços políticos, sobretudo, porque temos muitas coisas em comum", afirmou Suzi Barbosa.

Nas declarações à imprensa, Suzi Barbosa sublinhou que a "Guiné-Bissau e Espanha podem desenvolver o setor pesqueiro, criar uma indústria transformadora de pescas e criar postos de trabalho".

Albares terminou em Bissau uma visita a três países africanos que o levou também ao Níger e à Nigéria, para realçar que o continente será uma prioridade da presidência espanhola da União Europeia.

No ano passado, foi o próprio Pedro Sánchez que visitou o Quénia e a África do Sul, depois de em 2021 ter estado no Senegal e em Angola.

Este mês, será a vez de os Reis de Espanha visitarem Angola.

O Governo espanhol apresentou em 2021 o plano "Foco África 2023", com o qual tenta marcar um ponto de viragem nas relações com o continente africano e diversificar a sua influência diplomática fora da Europa, tradicionalmente centrada na América Latina e no norte de África.

O "Foco África 2023" considera como "países âncora" Nigéria, Etiópia e África do Sul e, como "países prioritários", os lusófonos Angola e Moçambique, além de Senegal, Costa do Marfim, Gana, Quénia e Tanzânia. ANG/Lusa

 

                    Moçambique/ Mau tempo faz 9 mortos em Nampula

Bissau, 02 Fev 23 (ANG) - Chuvas acompanhadas de ventos fortes fizeram nove mortos e 13 feridos, em Nampula, no norte de Moçambique.

 De acordo com o Instituto Nacional de Gestão de Risco e Desastre, o mau tempo deixou ainda um rasto de destruição em residências, escolas e unidades sanitárias.

O delegado do Instituto Nacional de Gestão de Risco de Desastres da província de Nampula INGD - Alberto Armando, afirma que o mau tempo deixou um rasto de destruição.

“Temos a lamentar 9 óbitos confirmados e 13 feridos. Também tivemos algumas situações de infra-estruturas de saúde destruídas, sobretudo os telhados. Cerca de 127 salas de aulas ficaram destruídas pelas intempéries”, descreveu.

O novo secretário de estado da província de Nampula, Jaime Neto, assegurou que não vai faltar assistência às cerca de 10 mil pessoas atingidas pelas intempéries.

“O que temos agora é assistir imediatamente. Quando há um evento enquanto estamos a mobilizar recursos a partir dos nossos parceiros. Então nós acreditamos que não há-de haver problema em termos de assistência”, explicou.

O Instituto Nacional de Gestão de Risco de Desastres tem 18 toneladas de produtos alimentares para prestar assistência à população afectada pelas intempéries, sobretudo nos distritos de Nacala à Velha, Angoche, Malema, Rapale e no distrito de Nampula.   

Em 2022, a passagem do ciclone Gombe, em Namula, provocou pelo menos 15 mortes, 50 feridos e 11 mil deslocados. ANG/RFI

 

 

 

Caso 01 de fevereiro/Governo lembra vítimas de tentativa de golpe de Estado de 01 de fevereiro

Bissau,02 Fev 23(ANG) - O Governo lembrou quarta-feira as vítimas mortais registadas na tentativa de golpe de Estado ocorrida a 01 de fevereiro de 2022 e assegurou estar "empenhado na construção de um país novo".

"Hoje, o Governo da Guiné-Bissau relembra a memória das vítimas deste bárbaro atentado e manifesta a sua solidariedade para com as famílias dos jovens heróis tombados na defesa da pátria e da democracia", refere o Governo guineense, em comunicado.

Em 01 de fevereiro de 2022, um grupo de homens armados atacou o Palácio do Governo enquanto decorria uma reunião do Conselho de Ministros, em que participava o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, bem como vários membros do Governo da Guiné-Bissau.

As autoridades guineenses qualificaram o ataque como uma tentativa de golpe de Estado, acusação defendida também pelo Ministério Público.

O ataque provocou a morte a 11 pessoas, segundo as autoridades.

"Tratou-se de um ato hediondo a mando de terceiros que atentaram contra a democracia e a mudança, pretendendo subverter a vontade popular expressa nas urnas", salienta-se no comunicado.

No comunicado, divulgado na rede social Facebook, o Governo da guineense assegura a "todos os cidadãos que continuará firmemente empenhado na senda da construção de um país novo, de um novo futuro de paz, prosperidade e contínuo progresso".

O julgamento de 25 acusados no caso de 01 de fevereiro deveria ter começado a 06 de dezembro, mas o tribunal decidiu adiar o início do julgamento por não existirem condições logísticas devido às obras que decorrem em Bissau Velho, na capital guineense.

Entre os acusados que vão a julgamento, encontram-se o ex-Chefe do Estado-maior da Armada guineense o vice-almirante José Américo Bubo Na Tchuto, Tchami Yala, Domingos Yogna e Papis Djemé.

Estes três últimos serão julgados à revelia por se encontrarem em fuga, disse fonte judicial.

O tribunal acusa os suspeitos de tentativa de golpe de Estado e do assassínio de 11 pessoas, na sua maioria elementos da equipa de segurança do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.ANG/Lusa

 

                   Moscovo/Rússia perde 555.332 habitantes em 2022

 Bissau, 02 Fev 23 (ANG) – Mais de 146,4 milhões de pessoas residiam
permanentemente na Rússia no início deste ano, uma queda de 555.332 em relação ao ano anterior, segundo dados publicados quarta-feira pelo Serviço Federal de Estatística do país.

Mais de 40 milhões de pessoas viviam no Distrito Federal Central, incluindo mais de 13 milhões em Moscou, a capital e maior cidade da Rússia, acrescenta a mesma fonte, citada pela Xinhua.

No Distrito Federal do Noroeste viviam mais de 13,6 milhões de pessoas, incluindo quase 5,6 milhões em São Petersburgo, a segunda maior cidade do país.

Cerca de 109,6 milhões de pessoas residiam em áreas urbanas, e 16 cidades tinham mais de um milhão de habitantes.

ANG/Inforpress/Xinhua

 

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

 Justiça/LGDH exige  libertação dos presos de 1 de Fevereiro de 2022

Bissau, 01 Fev 23 (ANG) – O Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), exigiu hoje ao Estado da Guiné-Bissau, o cumprimento escrupoloso das decisões judiciais, sobre  a libertação de mais de 17 presos acusados de terem participado numa tentativa de golpe de estado ocorrida no passado dia 1 de Fevereiro de 2022.


Em conferência de imprensa, Augusto Mário defendeu que em nenhuma circunstância a violência  é solução para qualquer problema, e advertiu  que a violência, pelo contrário, conduz um país ao abismo.

“Condenamos esse ato, e exigimos as autoridades judiciais  um esclarecimento cabal das circuntâcias em que o caso 1 de Fevereiro ocorreu. Os cidadãos guineenses precisam saber o que, efectivamente, se passou, quem são os responsáveis, e que essas pessoas  sejam responsabilizadas”, disse Augusto Mário.

Segundo o Presidente da LGDH, alguns dos concidadãos guineenses se encontram detidos e acusados de terem envolvidos na tentativa de golpe de Estado, no dia 1 de Fevereiro do ano passado, durante uma reunião do Conselho de Ministros, no Palácio do Governo, em Bissau.

Acrescentou que, segundo  decisões judiciais, foi ordenado as suas solturas, mas que até o momento, o referido mandato de soltura não foi cumprido, e que essas pessoas continuam  na “situação de sequestro”.

“Exigimos que a justiça seja feita, os que não têm a responsabilidade e que a justiça já apurou que, efectivamente, não existem factos, não existem elementos comprovatórios que possam conduzir a sua responsabilização, que sejam  postos em liberdade”, defendeu o Presidente da LGDH.

Segundo Augusto Mário, mais de 17 dos concidadãos guineenses se encontram ilegalmente presos nas celas, não obstante o Tribunal da Relação ter já imitido um madato de soltura a favor das referidas pessoas, e o próprio Ministério Público,  titular da acção penal e promotor do processo, também já ordenou a soltura dessas pessoas.

“Perante esta situação, a LGDH insta mais uma vez o Ministério Público (MP), a continuar  diligências no sentido de assegurar a libertação efectiva dessas pessoas em relação as quais não existem indicios suficientes que justifiquem as suas detenções”, disse o responsável máximo da LGDH.

Instou por outro lado ao Estado da Guiné-Bissau, a respeitar as decisões judiciais, e utilizar todos os mecanismos legais para efetivamente cumprir com as decisões judiciais emitidas em relações as pessoas cuja a liberdade foi ordenada. ANG/LLA//SG

 

    

 Saúde/ Ministro Cumba diz ser “muito deficiente” o  Sistema Nacional de Saúde

Bissau 01 Fev 23 (ANG) - O Ministro da Saúde Pública disse hoje que  o Sistema de Saúde Nacional é muito deficiente e  com grandes dificuldades  para dar  cuidados de saúde cabal à toda a população.

Dionisio Kumba falava num encontro com jornalistas, no quadro da realização do Fórum Nacional sobre os Cuidados Primários de Saúde, previsto para  decorrer entre  6 e 8 de Fevereiro, em Bissau.

Pretende-se com a iniciativa, gerar compromissos de todos os atores sobre a necessidade de acelerar o progresso para melhorar o acesso ,a cobertura e a qualidade dos cuidados sanitários, a nível comunitária e distrital, em todas as regiões do país .

Com o  Fórum pretende-se ainda apoiar a definição de ações concretas, de curto e médio prazo, para acelerar o fortalecimento dos sistemas dos cuidados de saúde e  aproximar os serviços sanitários às comunidades para reduzir a mortalidade no país.

Para o titular da saúde, não é segredo para ninguém as deficiências do Sistema Nacional de Saúde do país ao longo dos anos .

Dionísio Cumba salientou  que continua-se a verificar alta taxa de mortalidade materno infantil, falta de acesso à esses cuidados e as infra-estruturas estão num estado avançado de degradação quase em todo o  país.

“Por isso, é importante organizar este encontro com os parceiros para se definir  e hamonizar as estratégias, para dar mais capacidade ao nosso sistema de saúde, no sentido de poder dar respostas mais satisfatórias à população ,mas, sobretudo, ao nivel da saúde materna-infantil, que é onde tudo começa, dando mais dignidade a maternidade”,disse.

Cumba salientou que, enquanto governo, vai dar força a esta iniciativa, frisando que o Executivo deve tomar um compromisso dando prioridade, primeiro, à saúde depois a educação, realçando que não se pode continuar com este sistema de saúde, que aposta na evacuação de doentes para o exterior e com as tecnológias disponivéis. “A saúde deve ser soberana”, defende o ministro.

Anunciou que,  ao abrigo do próximo Orçamento Geral do Estado,o seu Ministério terá a possibilidade de reintegrar mais de 1000 técnicos de saúde, que foram retirados dos seus serviços e que cerca de 100 técnicos de saúde terão a oportunidade de se especializarem numa formação  em Venezuela.

Segundo o ministro, o primeiro grupo, de  mais de 10 técnicos irão fazê-lo em breve, e diz que tudo isso está a ser feito  na perspectiva de fazer chegar os cuidados de saúde à toda população.

Cumba disse não ser digno estar fora do país e a receber como funcionário público .

O Forum Nacional sobre os Cuidados Primários da Saúde na Guiné-Bissau cujo o lema é “Unidos pela Saúde e pelo Bem-Estarda População na Guiné-Bissau”,  concentrará no fortalecimento dos sistemas e na identificação de investimentos estrátégicos para derecionar os recursos com o objetivo de ampliar o acesso ,a cobertura e a qualidade dos cuidados essênciais exegidos.

No ecnontro será dada uma atenção especial a imunização ,controle de doenças ,saúde reprodutiva ,materna ,neonatal ,infantil ,de adolescentes e a nutrição ,bem como o fortalecimento do ambiente favorável para os cuidados de saúde.

No final do encontro de três dias deverá ser assinado um documento denominado de “Apelo Nacional à Acção para Saúde e o Bem-Estar da População na Guiné-Bissau” e é organizado pelo Governo e organizações internacionais, entre os quais o Uicef e a Fundação Bill e Milena Gates, e contará com as participações de elementos da sociedade civil ,lideres tradicionais ,agentes de saúde ,jornalistas, corpo diplomaticos e agentes da saúde comunitária. ANG/MSC//SG