Ensino/ “Governo não é obrigado a empregar todos os professores formados”, diz Ministro da Educação
Bissau, 30 Jul 25 (ANG) - O ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica, Herry Mané disse que o Governo não tem obrigação de empregar todos os professores formados, nos centros de formação, na administração pública.
A afirmação,
segundo A Rádio Popular, foi feita na cerimónia de encerramento do seminário técnico sobre a
implementação do projeto da União Africana para a Integração da Educação (CADEC)
nos currículos escolares, realizado , terça-feira em Bissau.
Falando à imprensa, o ministro reconheceu a
importância da formação dos docentes, mas destacou que o Estado não consegue
absorver todos os formados na função pública.
Mané
encoraja aos professores que ainda não
foram colocados a procurarem
oportunidades de emprego no setor privado ou que criassem seus
próprios empreendimentos de ensino.
“As escolas
de formação formam professores, mas não é obrigação do governo colocá-los todos
no aparelho do Estado. O Estado absorve uma parte e os restantes devem seguir
para escolas privadas ou abrir as suas próprias instituições” disse o governante.
Herry Mané
afirmou que o Ministério da Educação está disponível para atribuir licenças, desde
que os requisitos sejam cumpridos.
O governante
garantiu que o Ministério mantém um banco de dados com todos os professores
formados e não colocados, e que esses profissionais poderão ser contactados à
medida que surgirem vagas nos diferentes setores da educação.
Durante o
evento, o ministro também defendeu a revisão dos currículos escolares nos
países membros da União Africana. O objetivo, segundo ele, é contribuir para a
mudança de mentalidade entre os jovens africanos, promovendo uma nova geração
mais comprometida com a boa governação, o conhecimento e o desenvolvimento.
“Queremos
uma juventude que se afaste da ideia de golpes de Estado, que respeite os bens
públicos e que esteja disposta a aprender e contribuir para o progresso do
continente”, declarou.
O seminário
técnico reuniu especialistas de educação de vários países africanos e discutiu
a implementação de conteúdos educativos alinhados com os objetivos da União
Africana, respeitando as realidades e particularidades de cada país.
A
Guiné-Bissau e a Costa do Marfim participaram como países-piloto da iniciativa.
ANG/LPG//SG

Sem comentários:
Enviar um comentário