quarta-feira, 30 de julho de 2025

Ensino/ “Governo não é obrigado a empregar todos os professores formados”, diz  Ministro da Educação

Bissau, 30 Jul 25 (ANG) - O ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica, Herry Mané disse que  o Governo  não tem obrigação de empregar  todos os professores formados, nos centros de formação, na administração pública.


A afirmação, segundo A Rádio Popular, foi feita na cerimónia de  encerramento do seminário técnico sobre a implementação do projeto da União Africana para a Integração da Educação (CADEC) nos currículos escolares, realizado , terça-feira em Bissau.

Falando  à imprensa, o ministro reconheceu a importância da formação dos docentes, mas destacou que o Estado não consegue absorver todos os formados na função pública.

Mané encoraja aos  professores que ainda não foram colocados a  procurarem oportunidades de emprego no setor privado ou que criassem   seus próprios empreendimentos de ensino.

“As escolas de formação formam professores, mas não é obrigação do governo colocá-los todos no aparelho do Estado. O Estado absorve uma parte e os restantes devem seguir para escolas privadas ou abrir as suas próprias instituições” disse o governante.

Herry Mané afirmou que o Ministério da Educação  está disponível para atribuir licenças, desde que os requisitos sejam cumpridos.

O governante garantiu que o Ministério mantém um banco de dados com todos os professores formados e não colocados, e que esses profissionais poderão ser contactados à medida que surgirem vagas nos diferentes setores da educação.

Durante o evento, o ministro também defendeu a revisão dos currículos escolares nos países membros da União Africana. O objetivo, segundo ele, é contribuir para a mudança de mentalidade entre os jovens africanos, promovendo uma nova geração mais comprometida com a boa governação, o conhecimento e o desenvolvimento.

“Queremos uma juventude que se afaste da ideia de golpes de Estado, que respeite os bens públicos e que esteja disposta a aprender e contribuir para o progresso do continente”, declarou.

O seminário técnico reuniu especialistas de educação de vários países africanos e discutiu a implementação de conteúdos educativos alinhados com os objetivos da União Africana, respeitando as realidades e particularidades de cada país.

A Guiné-Bissau e a Costa do Marfim participaram como países-piloto da iniciativa. ANG/LPG//SG

 

 

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