segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Comunicação Social



                          Mamadú Candé Reeleito Presidente do SINJOTECS

Bissau, ANG – O até aqui Presidente do Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS) foi reeleito este fim-de-semana com 62 votos a favor, 0 contra e 15 abstenções num universo de 77 votantes, para mais um mandato de quatro anos.

Mamadú Candé, a quem os jornalistas confiaram os destinos do SINJOTECS
 A eleição de Mamadú Candé ocorreu no final do Iº Congresso Ordinário do SINJOTECS que decorreu entre os dias 18 à 20 do mês em curso em Bissau e sob o lema “Congresso da Unidade, Reestruturação e Justiça Laboral”.

Para a liderança do SINJOTECS, concorreu uma única lista, ou seja, a da direcção cessante liderada por Mamadú Candé, por a intenção da candidatura manifestada pelo jornalista Ássimo Baldé não passar disso mesmo, uma vez que não reuniu todos os requisitos exigidos pela Lei, nomeadamente não conseguiu perante a comissão organizadora de provar ter 19 anos de experiencia profissional.

Seus apoiantes fizeram de tudo para que a comissão abdicasse de evocar o artigo em causa, de forma a facilitar a candidatura de Assimo Baldé, facto que não veio a acontecer, tendo este ultimo acabado por desistir depois de negociações entre as duas partes e mediadas pelo Secretário-geral da Confederação dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau (CGSI-GB), Filomeno Cabral.

Assim, antes do acto da votação e após o discurso anunciando sua desistência, o candidato, acompanhado de duas dezenas de apoiantes abandonaram a sala do Congresso.   

Após a sua reeleição, Mamadú Candé sublinhou que o grande desafio da sua Direcção é a confecção da Carteira Profissional e criação de uma Comissão Independente para a sua emissão e controlo.

A negociação com o governo, para a legação e fiscalização dos Contratos Laborais entre os profissionais de comunicação social e os proprietários das empresas privadas do sector, a definição de um salário base e a progressão na Carreira Jornalística em conformidade com a Convenção-quadro da CEDEAO, são entre outros objectivos que a Direcção agora eleita assumiu como compromisso a cumprir nos próximos tempos.

Mesa oficial de encerramento do Iº Congresso do SINJOTECS
A nova direcção do SINJOTECS de acordo com Mamadú Candé, prevê ainda participar activamente em actividades do movimento mundial jornalístico bem como assegurar a existência da sede da organização para garantir a classe uma estrutura física de funcionamento.

Durante o congregou 100 delegados vindos de todos os órgãos de comunicação social públicos, privados e comunitários oriundos de todo o território nacional, foram aprovados por unanimidade depois de discutidos pelos congressistas os relatórios de actividades e de contas da direcção cessante.

O Congresso discutiu a alterou alguns pontos constantes no Estatuto do SINJOTECS, tendo o mais polémico artigo 28º relativo a necessidade de se possuir 19 anos de experiência profissional para se poder candidatar ao cargo de <presidente da organização
Assim ficou fixado em 10 anos de experiencias e 35 anos de idade.

ANG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário