terça-feira, 23 de agosto de 2011

Primeira-dama


Empossada Comissão Organizadora da Conferência das Primeira-damas da África

Bissau, ANG – A Comissão encarregue de organizar o encontro, pela primeira vez no país, das Primeira-damas da África, prevista a decorrer entre os dias 14 à 16 de Dezembro do ano em curso, foi hoje conferido posse.

A primeira-dama ladeando a direita a presidente da comissão organizadora
A cerimónia foi presidida pela primeira-dama nacional, Mariama Mané Sanhá que na ocasião lembrou que o encontro vai agrupar as esposas dos Presidentes do continente africano aqui em Bissau para entre outros assuntos debater o problema de emprego jovem.

A Comissão Organizadora presidida por Adja Fátima Faty, ex-ministra da solidariedade social e luta contra a pobreza, Maria Rosa Robalo Rosa, ex-primeira dama e o cidadão Abubacar Dabó que respectivamente figuram como 1º e 2º vice-presidentes. A comissão conta ainda com um secretariado executivo dirigido pelo cidadão Santos Fernandes.

Mariama Sanhá afirmou na ocasião que o que se pretende com esta iniciativa é encontrar respostas para ajudar o Governo na resolução do problema da camada juvenil.

“Os Projecto que apresentamos perante concorrência de outros apresentados pelas outras Primeira-damas acabou por reunir consenso”, explicou avançando que o mesmo se relaciona ainda com a possibilidade da criação de pequenas e médias empresas e criação de condições para uma maior intervenção dos parceiros na vida económica do país.

A Presidente da comissão ora empossada exortou a todos; políticos, governantes, sociedade civil, mulheres, jovens, poder tradicional, religiosos e outros para que assumam o encontro com maior empenho, dedicação e responsabilidade para que o mesmo possa ter êxito.

“Depois de concluírem o 11º ano da escolaridade, muitos jovens ficam sem poder prosseguir estudos superiores devido a falta de meios financeiros. Por isso entendemos que reunindo este fórum poderá haver uma alternativa para contornar a situação”, explicou Adja Faty.

 A Presidente empossada aconselhou que o que o país necessita é de prosseguir na senda da preservação da estabilidade como condição para atrair investimentos e por em marcha vários projectos de desenvolvimento.

ANG/Intombé

Sem comentários:

Enviar um comentário