terça-feira, 9 de agosto de 2011

Pescas


Porto de Pesca de Alto Bandim vai estar pronto no final deste mês

 Bissau, 5 de Agosto de 2011 (ANG) – As obras de construção do Porto de Pesca do Alto Bandim em Bissau, financiadas pelo Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD) em mais de nove milhões de dólares, estarão concluídas até o final do mês em curso.

A garantia foi dada este fim-de-semana pelo Secretário de Estado das Pescas, Mário Dias Samy, durante uma visita que efectuou a referida infra-estruturas em construção para se inteirar in loco da execução das obras. 

SEP recebe explicações do Coordenador do PASP
O Secretário de Estado das Pescas afirmou que a missão do governo é de criar condições básicas em diferentes áreas para o desenvolvimento do país e do bem-estar da sociedade guineense em geral.

O Secretário de Estado das Pescas Mário Dias Samy manifestou-se satisfeito com o andamento dos trabalhos e revelou estar em preparação a realização da Conferência Nacional de Pesca com o objectivo de procurar mais financiamentos para o sector, pois grande parte das suas infra-estruturas foram atingidas e ficaram destruídas durante o conflito político militar de 7 de Junho de 1998. 

Samy realçou a importância do porto do Alto Bandim na melhoria de condição sócio/económica do país e informou que o mesmo vai “beneficiar ainda do apoio da Sra. Isabel Buscardine para a pavimentação de todo o seu recinto, de forma a facilitar a circulação de pessoas e viaturas.

“É preciso pensarmos o país, darmos a nossa contribuição” exortou Samy, referindo-se aos trabalhos de pavimentação “oferecidos” pela senhora Isabel Buscardine e que serão coordenados pelo filho desta, Honório Buscardine. 

 Asseverou que o Porto vai ser administrado por uma empresa privada, através de um concurso público a ser lançado, tendo acrescentado que neste momento está-se a elaborar o documento que definirá os critérios para o concurso.

O Coordenador do Projecto de Apoio ao Sector da Pesca (PASP), informou ao Secretário de Estado que o Porto vai ocupar uma área de 380 metros de cumprimento e terá a capacidade de receber dois navios de pescas em simultâneo, bem como 300 canoas de pesca artesanal diariamente.  


Henrique silva explicou que existem dois componentes no projecto, nomeadamente os edifícios em terra e infra-estruturas das pescas. Disse que a parte em terra é composta por um edifício administrativo, casa de pescadores para reparação das redes e outros materiais, um mercado com 50 balcões onde as mulheres poderão comercializar seus pescados.

“No edifício em causa será ainda instalado uma fábrica com a capacidade de produzir uma tonelada de gelo diária, para além duma câmara de conservação de pescado” acrescentou.

Informou que 20 mil metros quadrados de terreno são destinados a instalação de privados interessados em investir no sector, os quais terão espaços para construção seus edifícios, entre eles o coordenador evocou a construção de posto de saúde, de um laboratório que permite o país a exportação do pescado para o mercado internacional e abastecimento interno assim como uma zona verde ou de lazer.

Trabalhos em curso no Porto de Alto Bandim, Bissau
Apesar de atrasos na construção do porto, de acordo com Henrique Silva, os trabalhos estão na sua fase final porque os armadores de protecção dos navios já foram construídos bem como as postes de iluminação.

“A obra devia durar quinze meses, que terminou no mês de Fevereiro último, mas devido aos atrasos verificados a sua conclusão só agora é que poderá acontecer, ou seja, no fim deste mês de Agosto” salientou.

O ministro de infra-estruturas, José António Cruz de Almeida, que integrou a delegação, disse estar contente com o decurso dos trabalhos e a previsão do seu término, pelo que agradeceu o Banco Africano de Desenvolvimento, que conseguiu apoio suplementar da União Europeia para a conclusão da obra. 

“Esta infra-estrutura vai ter um grande impacto no crescimento económico do produto interno da Guiné-Bissau”salientou.  

O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Barros Bacar Banjai, os Secretários de Estado da Energia, Wasna Papai Danfa e do Ambiente, Tomás Gomes Barbosa, integraram a comitiva.   

ANG/LPG

Sem comentários:

Enviar um comentário