terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pescas



Mário Dias Samy considera positivo trabalhos realizados na SE das Pescas

Bissau, ANG – O demitido Secretário de Estado das Pescas qualificou de positivo os trabalhos por si realizados naquela instituição ao longo da sua vigência, tendo realçado que conseguiu angariar 22 bilhões FCA.

Mário Dias Samy
Mário Dias Samy, que procedia ao balanço da sua vigência a frente da SEP, informou ter reconquistado a credibilidade do sector através da política de arrecadação directo dos fundos no tesouro público, evitando assim eventuais desvios dos mesmos. Com esta politica, acrescentou, foram cridas as condições necessárias para o desenvolvimento do sector.

O agora Secretário de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Durável explicou que teve alguns problemas em desbloquear fundos para fiscalização marítima, apesar do apoios dadas pela União Europeia para o sector.

Mário Dias Samy, revelou que ao assumir o cargo fê-lo com o objectivo de corrigir os erros do passado, e empenhou-se em estabelecer acordo de Pesca com os parceiros nacionais e internacionais, bem como procedeu a redução da taxa de licença para os pescadores artesanais.

“Durante meu mandato consegui renovar o protocolo de cooperação marítima com países como a china e o Senegal, assim como rubricamos um acordo com o governo de Brasil” indicou este responsável que foi substituído precisamente pelo antigo Secretario de Estado do Ambiente e Desenvolvimento durável, Tomas Gomes Barbosa.

Entre os êxitos conseguidos, Mário Dias Samy apontou o restabelecimento da cooperação no domínio da pesca com Federação Russa que havia sido suspenso há 18 anos, facto que vai permitir ao país realizar uma investigação no sector no próximo ano. Contudo tal ainda não foi promulgado pelo Presidente da República, lamentou o ex-SEP.

No entanto, Mário samy evocou alguns projectos que ficaram por implementar nomeadamente, a criação duma aldeia de pesca em Cacíne, que deve ser equipado com um centro de saúde e uma escola, com vista controlar os pescadores artesanais tal como acontece na localidade de Varela, sector de São de Domingos, região de Cacheu

Aconselhou ainda ao Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior para que diligencie no sentido de indemnizar os trabalhadores da antiga empresa pesqueira “Simapesca”num montante que totaliza os 135 milhões, enquanto que aos funcionários da “Estrela do Mar”, igualmente uma outra empresa que passou pelo mesmo processo, no valor de 600 milhões de Francos Cfa.

Exortou também na necessidade do desbloqueio de 208 milhões depositado no Tesouro Publico para o pagamento de salários dos Observadores Marítimos.

Mário Samy ofereceu-se em apoiar o seu sucessor, em caso de necessidade, e prometeu facilitar os trabalhos do novo titular das Pescas, o qual advertiu para que esteja preparado para “pressões” dos momentos de rubricar acordo de pesca.
Interrogado sobre as dificuldades que prevê encontrar no cargo que agora passa a ocupar, Mário Samy resumiu isso na necessidade de estabelecer o equilíbrio entre o desenvolvimento e conservação, tendo juramentado lutar para preservar e conservar os recursos naturais do país, particularmente os haliêuticos.      

Licenciado em economia política, Mário Dias Samy foi funcionário das Pescas durante 19 anos.
       
ANG/LPG                   

Sem comentários:

Enviar um comentário