segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Remodelação governamental

Remodelação Governamental: Sai Luís Oliveira Sanca e Lurdes Vaz

Bissau, ANG – As saídas dos Ministros da Administração Territorial e da Mulher, Família, Coesão Social e Luta contra a Pobreza, Luís Oliveira Sanca e Maria de Lurdes Vaz são as grandes novidades da recente remodelação governamental decretada pelo Presidente da República, sob proposto do chefe do executivo, Carlos Gomes Júnior.

O Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior
Igualmente, foram extintos os Ministérios da Energia e dos Recursos Naturais e o do Comércio, da Industria, do Turismo e Artesanato, para nos seus lugares serem criados os Ministérios da Energia, Industria e dos Recursos Naturais e do Comercio, Turismo e Artesanato, respectivamente.

De resto, procedeu-se apenas a trocas dos titulares em diferentes instituições estatais, nomeadamente a designação de Mamadú Saliu Djaló Pires, ex-ministro da Justiça, para ocupar o cargo de Ministro dos negócios Estrangeiros, da Cooperação internacional e das Comunidades, sendo substituído na antiga função precisamente por Adelino Mano Queta, que até aqui vinha desempenhando esta função.

O até aqui ministro da Função Pública, do trabalho e da Modernização do Estado, Fernando Gomes foi substituir Dinis Cabulol Nafantchamna na pasta do Ministro do Interior, sendo substituído no cargo por Aristides Ocante da Silva, que vinha desempenhando a função de Ministro da Defesa.

Cabulol Nafantchamna é o novo Ministro da Administração territorial.

Para a pasta do Ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria foi chamado o jovem Baciro Dja e registou-se a estreia de um novo governante na pessoa de Valentina Luísa Mendes, que substitui Maria de Lurdes Vaz no cargo de Ministra da Mulher, Família, Coesão Social e luta contra a Pobreza.

O então Secretario de Estado das Pescas, Mário Dias Samy trocou de lugar com o Secretario de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Durável, Tomas Gomes Barbosa. Eis a lista dos ministerios e secretarias de Estado que sofreram mudanças dentro do elenco governativo dirigido por Carlos Gomes Júnior:

1. Ministro dos Negócios Estrangeiro, da Cooperação Internacional e das Comunidades – Mamadú Saliu Djalo Pires
2.    Ministro do Interior – Fernando Gomes
3.    Ministro da Administração Territorial – Dinis Cabulol Nafantchamna
4.    Ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da liberdade da Pátria – Baciro Djá
5.    Ministro da Justiça – Adelino Mano Queta
6.    Ministro da Função Pública, do Trabalho e da Modernização do Estado – Aristides Ocante da Silva
7.    Ministro do Comercio, Turismo e Artesanato – Botche Candé
8.    Ministra da mulher, Família, Coesão Social e luta contra a Pobreza – Valentina Luísa Mendes
9.    Ministro da Energia, Industria e dos Recursos Naturais – Higino Cardoso
10. Secretário de Estado das Pescas -Tomás Gomes Barbosa
11. Secretário de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Durável - Mário Dias Samy
ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário